Nome do Projeto
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ARROIO DO PADRE-RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 02/04/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto visa à elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre-RS, município cuja rede municipal de ensino conta com cinco escolas, sendo uma de educação infantil, uma de ensino fundamental completo e três de ensino fundamental incompleto (1º ao 4º ano). A proposta, que integra professores e alunos da universidade, gestores e professores municipais, se fundamenta pelo método participante, pois prioriza a dimensão pedagógica juntamente com a construção do conhecimento científico. Como técnicas de coleta dos dados para o atlas, optou-se pela pesquisa bibliográfica, análise documental, e observação participante junto a turmas de 3º, 4º e 5º anos. Os mapas serão organizados a partir dos dados vetoriais oriundos da base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul, em escala 1:50.000 e gerados por meio do software ArcGIS 10.0. Espera-se reunir de maneira clara e objetiva, informações fundamentais sobre a Geografia do município ao longo de sua breve história, proporcionando à rede municipal de ensino um suporte didático qualificado, capaz de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia local.
Objetivo Geral
Constituir um grupo de trabalho formado por professores e alunos da Universidade Federal de Pelotas, gestores e professores municipais de Arroio do Padre-RS, com o objetivo de elaborar um atlas geográfico escolar do município.
Justificativa
O projeto se justifica pela relevância do atlas geográfico para o ensino e a aprendizagem da Geografia, podendo ser utilizado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, passando pelos anos finais e também no Ensino Médio. Constitui uma fonte confiável e de fácil acesso e manuseio sobre as informações do município. Porém, devido ao foco local das informações contidas no atlas, o mesmo não é facilmente encontrado nas escolas. Enquanto os livros didáticos reúnem um amplo acervo de dados de caráter global e/ou nacional, o atlas trata, especificamente, do espaço municipal (local). Por isso, sua produção depende de um esforço colaborativo por buscar e reunir dados e informações contextuais, capazes de retratar, com profundidade científica e intencionalidade pedagógica, o município tematizado. A elaboração do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre permitirá que sejam reunidas, de maneira clara e objetiva, informações fundamentais sobre a Geografia do município ao longo de sua breve história. Ao mesmo tempo, proporcionará à rede municipal de ensino um suporte didático qualificado, capaz de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia local.
Metodologia
Esta proposta se fundamenta pelo método participante, pois prioriza a dimensão pedagógica juntamente com a construção do conhecimento de maneira a estimular a autonomia dos participantes. Contempla o trabalho docente, suas especificidades sempre tão complexas no cotidiano das salas de aula. Voltando-se para uma demanda histórica da prática profissional no Ensino Fundamental, principalmente nos anos inicias, o projeto busca promover, por meio da extensão universitária, formação de professores e produção de material didático. Em conformidade com o método participante, estipulou-se uma agenda de reuniões com o conjunto de sujeitos potencialmente envolvidos com o assunto. Firmou-se que os encontros terão frequência mensal e serão realizados no município de Arroio do Padre, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação ou em escolas, a critério do grupo. As reuniões iniciam no mês de abril de dois mil e dezessete, primeiramente buscando constituir a equipe de trabalho e a dinâmica de ações. Em seguida, pretende-se estruturar um calendário capaz de sistematizar as atividades do projeto, cuja duração prevista é de 24 meses – dois anos (abril/2017 a março/2019). A coleta dos dados para o atlas se desenvolverá por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental, e reuniões de trabalho. Os mapas serão organizados a partir dos dados vetoriais oriundos da base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul, em escala 1:50.000 e gerados por meio do software ArcGIS 10.0. Experiências de observação participante junto a turmas de ensino fundamental das escolas integrantes, sobretudo 3º, 4º e 5º anos, também estão sendo projetadas. Identificada com os pressupostos participativos que permeiam o projeto, esse tipo de observação remete diretamente ao contexto das pessoas e situações que se pretende abordar. Com o propósito de fundamentar a proposta didática do atlas a partir da concretude das salas de aula, as observações serão desenvolvidas nas turmas sob responsabilidade dos professores e professoras vinculados ao projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta principal é obter, ao final do projeto de extensão, o atlas geográfico escolar do município de Arroio do Padre-RS. Espera-se promover, nesse sentido, um processo formativo pautado pela construção da autonomia dos sujeitos em meio a experiências de participação. Não apenas na construção, mas na gestão do conhecimento coletivamente construído, valorizando a dimensão educativa da participação em meio à igualdade como desafio epistemológico. O atlas proporcionará à rede municipal de ensino um suporte didático qualificado, capaz de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia local. Sistematizando e ampliando o conhecimento geográfico do município por meio do necessário afastamento epistemológico, intencionado e mediado pedagogicamente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA AMARAL DOS SANTOS | |||
DANIEL MAXIMILA ROCHA | |||
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | |||
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | |||
LUIZA DOS ANJOS LOPES | |||
NATANA DENZER KRAUSE | |||
NATHÁLIA BONOW | |||
ROSA ELENA NOAL | 6 | ||
SANDRO DE CASTRO PITANO | 6 |