Nome do Projeto
Inquérito Soroepidemiológico da presença de Leishmania infantum em cães e potencial anti-leishmania de extratos vegetais.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 13/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A leishmaniose é uma doença negligenciada e tem sido reconhecida como um problema de saúde pública e encontra-se em franca expansão geográfica. Dados de 2017 do Centro Estadual de Vigilância da Saúde do RS, demonstram um aumento da ocorrência da doença no estado, registrando os primeiros casos autóctones em cães, em humanos e o primeiro registro do vetor, passando o Rio Grande do Sul a ser considerado como área de transmissão. Os caninos são importantes na transmissão da doença, devido a atuar como reservatório. Assim, a realização de inquéritos sorológicos caninos, além de sua função de controle do reservatório canino em extensas áreas, tem papel fundamental na detecção de focos silenciosos da doença e na delimitação de regiões ou setores de maior prevalência da enfermidade. Considerando-se a situação da Leischmaniose no estado, objetiva-se então investigar a presença de cães soropositivos para Leishmania infantum em Pelotas, bem como avaliar o conhecimento da população atendida, Veterinários e estudandes de veterinária sobre a doença, assim como verificar a susceptibilidade de Leishmania spp. a extratos vegetais e associações. Á partir do projeto espera-se verificar a presença de Leishmaniose em cães de Pelotas e região assim como, acredita-se que os extratos vegetais possuem atividade anti -leishmania com baixa toxicidade. O conhecimento de Médicos Veterinários, estudantes e população da região do estudo acerca da doença, deverá aumentar á partir das atividades do projeto.
Objetivo Geral
Investigar a presença de cães soropositivos e estabelecer a presença de infecção autóctone por Leishmania infantum no município de Pelotas, bem como avaliar o conhecimento da população atendida, Veterinários e estudandes de veterinária sobre a doença e verificar a susceptibilidade de Leishmania spp. a extratos vegetais e associações.