Nome do Projeto
Café com Turismo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 10/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino Café com Turismo compõe-se de encontros mensais, que tem o objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a formação e atuação profissional em Turismo. O público-alvo principal são os acadêmicos do curso e de outros cursos da UFPel, além de integrar docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e comunidade em geral, interessada no tema. Com isso, busca-se incentivar a troca de ideias e experiências entre os públicos envolvidos, refletir sobre as possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, oferecer aos discentes uma oportunidade de aproximação ao mundo do trabalho na sua área de formação, promover uma (re)aproximação com os egressos do Curso de Turismo da UFPel, promover a relação entre a teoria e a prática relacionada a diversos componentes curriculares, ampliando as possibilidades de novos aprendizados para além da sala de aula. O projeto dá continuidade as ações iniciadas em abril de 2019.
Objetivo Geral
Criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a formação e atuação profissional em Turismo através da realização de encontros mensais.
Objetivos específicos:
- Aproximar discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e demais interessados no tema;
- Incentivar a troca de ideias e experiências entre os públicos envolvidos;
- Refletir sobre as possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área;
- Oferecer aos discentes uma oportunidade de aproximação ao mundo do trabalho na sua área de formação;
- Promover uma (re)aproximação com os egressos do Curso de Turismo da UFPel, incentivando sua participação e colaboração em ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;
- Promover a relação entre a teoria e a prática relacionada a diversos componentes curriculares, oportunizando a participação dos acadêmicos na equipe organizadora;
- Promover uma complementação à formação acadêmica do Bacharel em Turismo da UFPel, gerando novos aprendizados para além do ambiente da sala de aula.
Objetivos específicos:
- Aproximar discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e demais interessados no tema;
- Incentivar a troca de ideias e experiências entre os públicos envolvidos;
- Refletir sobre as possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área;
- Oferecer aos discentes uma oportunidade de aproximação ao mundo do trabalho na sua área de formação;
- Promover uma (re)aproximação com os egressos do Curso de Turismo da UFPel, incentivando sua participação e colaboração em ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;
- Promover a relação entre a teoria e a prática relacionada a diversos componentes curriculares, oportunizando a participação dos acadêmicos na equipe organizadora;
- Promover uma complementação à formação acadêmica do Bacharel em Turismo da UFPel, gerando novos aprendizados para além do ambiente da sala de aula.
Justificativa
Este projeto tem sua concepção a partir da realização do Projeto de Ensino “Estratégias de enfrentamento à evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL” (PRE 29822018), realizado no período de outubro/2018 – janeiro/2019. Nesse, os alunos do Curso de Bacharelado apontaram uma demanda de maior diálogo sobre a formação e a atuação profissional na área, bem como a necessidade de aproximar discentes, docentes e o mundo do trabalho. Portanto, é concebida como uma estratégia afirmativa na questão da permanência dos discentes no Curso, que se configura como uma ação preventiva no enfrentamento aos índices de evasão e retenção. Isso deu origem a este projeto de ensino em 2019, quando foram realizados os primeiros sete encontros, e devido as repercussões positivas junto ao público-alvo, propõe-se a continuidade das ações.
O projeto é também uma oportunidade de complementação da formação acadêmica, ao aliar teoria e prática relacionada à diversos componentes curriculares, como por exemplo a disciplina de Gestão de Eventos, podendo atuar como colaboradores nas fases de pré, trans e pós evento, utilizando essa carga horária em Atividades Complementares.
Para Beni (2002), o turismo é uma atividade com estruturas atípicas, que envolve um sistema dinâmico e inovador, e por isso requer continuadamente novas especializações para atender aos serviços que surgem a cada momento. Isso justifica a importância das reflexões sobre o cenário atual da formação e atuação profissional no Turismo diante das transformações do mundo, reconhecendo-o como: "Mutante, complexo, imprevisível, mostra-se o cenário das atividades turísticas. Conhecimento, flexibilidade, adaptabilidade, competência, intervenção, eficácia, entre outras qualificações, espera-se do profissional de turismo."(SANTOS, 2007, p. 101). O profissional do turismo no século XXI precisa aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar de maneira interativa, proativa, sistêmica e holística na realidade concreta e virtual (BENI, 2002). Nesse contexto, Trigo (1998) defende uma perspectiva humanista na formação profissional em turismo e, entre diversos outros fatores, destaca a importância da colaboração entre as instituições educacionais e o mercado para uma melhoria recíproca. Essa questão da aproximação/distanciamento entre a academia e o mundo de trabalho, quanto às competências requeridas do profissional, apresenta-se como uma reflexão constante nos trabalhos científicos sobre o ensino superior em turismo, conforme Lima e Rejowski (2011). Também é tema frequente as discrepâncias entre a realidade da formação do turismólogo - abarcando um amplo mercado x dificuldades de inserção dos egressos na atuação profissional. Essas são algumas das questões que serão trazidas para o debate nos eventos propostos pelo Café com Turismo, oportunizando um ambiente de diálogo, reflexão e construção colaborativa e continuada sobre a formação e atuação profissional nessa área do conhecimento, congregando diferentes atores: discentes, docentes, egressos e outros profissionais envolvidos com a área e interessados nos temas a serem abordados. Serão colocados em pauta o enfrentamento dos riscos, as possibilidades atuais e as perspectivas do turismo em um cenário local-regional-global.
O projeto é também uma oportunidade de complementação da formação acadêmica, ao aliar teoria e prática relacionada à diversos componentes curriculares, como por exemplo a disciplina de Gestão de Eventos, podendo atuar como colaboradores nas fases de pré, trans e pós evento, utilizando essa carga horária em Atividades Complementares.
Para Beni (2002), o turismo é uma atividade com estruturas atípicas, que envolve um sistema dinâmico e inovador, e por isso requer continuadamente novas especializações para atender aos serviços que surgem a cada momento. Isso justifica a importância das reflexões sobre o cenário atual da formação e atuação profissional no Turismo diante das transformações do mundo, reconhecendo-o como: "Mutante, complexo, imprevisível, mostra-se o cenário das atividades turísticas. Conhecimento, flexibilidade, adaptabilidade, competência, intervenção, eficácia, entre outras qualificações, espera-se do profissional de turismo."(SANTOS, 2007, p. 101). O profissional do turismo no século XXI precisa aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar de maneira interativa, proativa, sistêmica e holística na realidade concreta e virtual (BENI, 2002). Nesse contexto, Trigo (1998) defende uma perspectiva humanista na formação profissional em turismo e, entre diversos outros fatores, destaca a importância da colaboração entre as instituições educacionais e o mercado para uma melhoria recíproca. Essa questão da aproximação/distanciamento entre a academia e o mundo de trabalho, quanto às competências requeridas do profissional, apresenta-se como uma reflexão constante nos trabalhos científicos sobre o ensino superior em turismo, conforme Lima e Rejowski (2011). Também é tema frequente as discrepâncias entre a realidade da formação do turismólogo - abarcando um amplo mercado x dificuldades de inserção dos egressos na atuação profissional. Essas são algumas das questões que serão trazidas para o debate nos eventos propostos pelo Café com Turismo, oportunizando um ambiente de diálogo, reflexão e construção colaborativa e continuada sobre a formação e atuação profissional nessa área do conhecimento, congregando diferentes atores: discentes, docentes, egressos e outros profissionais envolvidos com a área e interessados nos temas a serem abordados. Serão colocados em pauta o enfrentamento dos riscos, as possibilidades atuais e as perspectivas do turismo em um cenário local-regional-global.
Metodologia
O Café com Turismo será composto de encontros mensais que tem como público-alvo principal os discentes do Curso de Bacharelado em Turismo, porém aberto à toda a comunidade acadêmica da UFPel interessada, com o intuito de trazer convidados para apresentar e discutir ideias e vivências sobre a formação e atuação do profissional do Turismo. Pretende-se com isso, consolidar este como um ambiente de diálogo entre discentes, docentes, egressos, outros profissionais atuantes na área do Turismo e demais interessados nos temas a serem abordados. O público externo à UFPel, composto prioritariamente de egressos, serão convidados a expor suas experiências e perspectivas sobre a formação e atuação profissional no Turismo. Outros profissionais com vivências profissionais relacionadas à área também serão convidados a participarem como palestrantes no evento. Demais interessados (estudantes do Ensino Médio e de outras IES, assim como profissionais de distintas áreas) poderão participar como ouvintes nos eventos propostos.
São previstos um encontro/mês, conforme calendário acadêmico de aulas, com uma carga horária de 2h/evento, que poderão ser aproveitadas pelos discentes como Atividades Complementares, seja como participantes ouvintes ou como colaboradores da equipe.
O evento é composto de um primeiro momento de palestra, proferida pelo convidado/os em cada edição, seguido de um café comunitário, com o objetivo de promover a interação entre os participantes.
A avaliação será realizada através de formulário impresso, durante cada edição do evento, e um formulário online ao final de cada ano letivo, este destinado aos diferentes tipos de público envolvidos (participantes, palestrantes, equipe organizadora)
São previstos um encontro/mês, conforme calendário acadêmico de aulas, com uma carga horária de 2h/evento, que poderão ser aproveitadas pelos discentes como Atividades Complementares, seja como participantes ouvintes ou como colaboradores da equipe.
O evento é composto de um primeiro momento de palestra, proferida pelo convidado/os em cada edição, seguido de um café comunitário, com o objetivo de promover a interação entre os participantes.
A avaliação será realizada através de formulário impresso, durante cada edição do evento, e um formulário online ao final de cada ano letivo, este destinado aos diferentes tipos de público envolvidos (participantes, palestrantes, equipe organizadora)
Indicadores, Metas e Resultados
- Realizar no mínimo 7 encontros/anuais;
- Promover um ambiente de diálogo e integração entre discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo, e demais interessados nos temas;
- Estabelecer uma rede de cooperações e trocas de experiências entre discentes, docentes e egressos do Curso de Bacharelado em Turismo, e outros profissionais, principalmente pelo fortalecimento da região turística Costa Doce Gaúcha;
- (Re)aproximar os egressos do Curso, (re)estabelecendo vínculos de cooperação com a Universidade;
- Oferecer oportunidades de reflexão sobre a área profissional do Turismo, auxiliando os discentes no processo de inserção no mundo do trabalho e qualificação da prestação de serviços turísticos;
- Diagnosticar novas possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, contribuindo ao
aperfeiçoamento da formação acadêmica-científica promovida pelo Curso, vinculando-se também ao processo de reestruturação do PPC do Curso que estará em andamento nos anos 2019-2020;
- Estimular a valorização da atuação profissional do turismólogo, incentivando a ampliação dos olhares sobre as dinâmicas do setor no século XXI, vislumbrando possibilidades de práticas e problemas da atuação no contexto local e regional;
- Estimular a aprendizagem sobre o setor de eventos no Turismo, através da inserção dos discentes em atividades práticas vinculadas a organização e execução deste Projeto de Ensino;
- Estabelecer um espaço de ensino-aprendizagem que vai além da sala de aula, estimulando a participação em dinâmicas coletivas e o incentivo à autonomia do indivíduo, repercutindo assim no processo de formação individual, social e profissional do discente.
- Promover um ambiente de diálogo e integração entre discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo, e demais interessados nos temas;
- Estabelecer uma rede de cooperações e trocas de experiências entre discentes, docentes e egressos do Curso de Bacharelado em Turismo, e outros profissionais, principalmente pelo fortalecimento da região turística Costa Doce Gaúcha;
- (Re)aproximar os egressos do Curso, (re)estabelecendo vínculos de cooperação com a Universidade;
- Oferecer oportunidades de reflexão sobre a área profissional do Turismo, auxiliando os discentes no processo de inserção no mundo do trabalho e qualificação da prestação de serviços turísticos;
- Diagnosticar novas possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, contribuindo ao
aperfeiçoamento da formação acadêmica-científica promovida pelo Curso, vinculando-se também ao processo de reestruturação do PPC do Curso que estará em andamento nos anos 2019-2020;
- Estimular a valorização da atuação profissional do turismólogo, incentivando a ampliação dos olhares sobre as dinâmicas do setor no século XXI, vislumbrando possibilidades de práticas e problemas da atuação no contexto local e regional;
- Estimular a aprendizagem sobre o setor de eventos no Turismo, através da inserção dos discentes em atividades práticas vinculadas a organização e execução deste Projeto de Ensino;
- Estabelecer um espaço de ensino-aprendizagem que vai além da sala de aula, estimulando a participação em dinâmicas coletivas e o incentivo à autonomia do indivíduo, repercutindo assim no processo de formação individual, social e profissional do discente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR | |||
ADRIAN PASTORE DA CUNHA | |||
ADRIANA SOARES SCHAUN | |||
ADRIANO ROCKEMBACH GONÇALVES | |||
AGATHA SCHIAVON FERRARI | |||
AIRTON LUIZ TOLFO KARSBURG | |||
ALANA RODRIGUES FRAGA | |||
ALEF FRANCO CALDEIRA | |||
ALESSANDRA PEGORARO SCHIAVON | |||
ALICE DA CRUZ VERGAS | |||
ALICE ISLABAO LOPES | |||
ALICE LEOTI SILVA | |||
ALICIA FARIAS DA COSTA | |||
ALINE REGIANE DE JESUS MOTA | |||
AMANDA ALVES LEITZKE | |||
AMANDA CAMILY CANDIDO DE GODOI | |||
AMANDA TEIXEIRA BRANDI | |||
ANA CAROLINA PICANÇO DOMINGUES | |||
ANA CAROLINA TAVARES LEITE SILVEIRA | |||
ANA FRANCIELEN DOMINGUES DIAS | |||
ANA PAULA MEDINA MACHADO | |||
ANA PAULA TAVARES SANTURIO DA SILVA | |||
ANDRIELE FELIX PIRES | |||
ANDRIELE GONCALVES LOPES | |||
ANDRÉIA SKUPIEN BIANCHINI | |||
ANDYARA LIMA BARBOSA | |||
ANELISE DE OLIVEIRA LOPES | |||
ANELIZE MILANO CARDOSO | |||
ANGIE KARINA GAITAN SANCHEZ | |||
ANTHEA NORA HILARICE ABEME EDOU NZE | |||
ANTHONY MANOEL FERREIRA PINTO | |||
ARIANE BEATRISE SCHNEIDER WEGNER EHLERT | |||
ARIANE MOTTA DE OLIVEIRA | |||
Agatha Peres Marques | |||
Alessandra Santos dos Santos | |||
Aline Barbosa Tinoco Luz | |||
Ana Carolina Pedra Rosa | |||
Ana Júlia Scortegagna Socal | |||
Ana Laura Silveira Garcia | |||
Ana Paula Sacramento dos Santos | |||
Andressa Medeiros Mota | |||
Andressa Victória Brayer de Aguiar | |||
Angelice Raquel Motter Manzino | |||
Antonio Freitas da Silva | |||
BERNARDO DUARTE LANGE | |||
BIANCA CAROLINA BELUCA | |||
BILMAR BORGES DOS PASSOS JUNIOR | |||
BRENDA PIEPER MANKE | |||
BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO | |||
Beatriz Santos de Souza | |||
Brenda Bassini Nunes | |||
CAMILA CAMARGO | |||
CAMILA GAUGER LOPES | |||
CAMILA LAPISCHIES MOREIRA | |||
CAMILA SCHWANSON MADRUGA | |||
CAMILE VITORIA GONCALVES MACHADO | |||
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO | |||
CARLA ESCOUTO DE VARGAS | |||
CARLA GOMES DA SILVA | |||
CARLOS DAVID UEZ | |||
CAROLINA GOMES NOGUEIRA | |||
CAROLINA MINOZZO | |||
CAROLINA RIBEIRO DA COSTA | |||
CAROLINE BARRETO PECANHA | |||
CAROLINE CILIANE CERETTA | |||
CAROLINE DALMORO DA SILVA | |||
CAROLINE LOURENÇO DUQUE PORTO | |||
CAROLINE MORALES TOMASCHEWSKI | |||
CAROLINE OLIVEIRA GOUVEIA | |||
CAROLINE SIGALLES FERREIRA | |||
CATHARINA CUNHA SENA | |||
CAUE LIMA CANABARRO | |||
CHARLENE BRUM DEL PUERTO | |||
CHESLEY NUNES FERREIRA | |||
CINTIA LIMA SOARES | |||
CLAUDIA DA ROSA | |||
CLÁUDIO GIOVANI DA CRUZ DE SOUZA | |||
CYNTIA BARBOSA OLIVEIRA | |||
Camila Santos Porto | |||
Camilo Cechinel Fontana | |||
Carolina Santos | |||
Caroline Heckler Limana | |||
Carollina Marinho de Araujo | |||
Crislaine Custódia Rosa | |||
Cristiane de Moura Silva | |||
CÍNTIA CURVELLO ALVES | |||
DAIANE GOMES CRIZEL DA SILVEIRA | |||
DAIANE LAGES FERREIRA | |||
DALILA MULLER | |||
DALILA ROSA HALLAL | |||
DANIELA DE SOUZA BANDEIRA | |||
DANIELE DA SILVEIRA SOARES | |||
DANIELE GUERREIRO DA ROSA | |||
DANIELE PILATI ZUGE | |||
DANIELLE TAVARES DE VASCONCELOS | |||
DANIELY LIMA AMICO | |||
DARLAN DE ALENCAR RODRIGUES | |||
DARLENE VILANOVA SABANY | |||
DAVID WILLIAM LÜBKE JESKE | |||
DAYENE RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA | |||
DEBORA WICHBOLDT DA SILVA | |||
DEISE MARI PEREIRA SILVEIRA | |||
DEISE PÉRES DE MELLO | |||
DENILTO MACIEL DIAS | |||
DIANINE CENSON LOPES | |||
DIULI OLIVEIRA DOMINGUES | |||
DIULIANA DA SILVEIRA SCHIAVON | |||
DORIS BEATRIZ DOS SANTOS MORAIS | |||
Daniele Reginato Da Silva | |||
Dyenis da silva madruga | |||
DÉBORA PUCINELLI DA SILVA | |||
EDUARDA ZAFALON BORGES | |||
EDUARDO CARDOSO TEIXEIRA | |||
EDUARDO GIL DA SILVA CARREIRA | |||
EDUARDO KRUGER HARTWIG | |||
EDUARDO SILVA CURTINAZ | |||
ELAINE GARCIA DOS SANTOS | |||
ELISA URCHNJAK HEPP | |||
EMANUELE BIERHALS VARINI | |||
EMILI CAMPOS DOS SANTOS | |||
ERICA POLYANA SANTOS BACKES | |||
ERICA VIANA PINTANEL | |||
ERICK DIAS DA SILVA | |||
ERIKA COLLISCHONN | |||
ESTER TEIXEIRA GONCALVES | |||
EULER DE SOUZA RODRIGUES | |||
EWERTON RODRIGUES SILVEIRA | |||
Eduarda Baneiro Liberatti | |||
Evenly Maria dos Santos | |||
FABIANA DE LIMA SALES | |||
FABIANE ARAÚJO BOTELHO | |||
FABIELLE LIMA RIBEIRO | |||
FABIO ORLANDO EICHENBERG | 2 | ||
FABIOLA ANDRESSA JESKE | |||
FABRICIO DE OLIVEIRA ISNARDI | |||
FABRICIO DE OLIVEIRA ISNARDI | |||
FABÍULA COLATTO ROSSO | |||
FELIPE ARTHUR BARREIRA DE CARVALHO | |||
FELIPE MADRUGA BARBOSA | |||
FERNANDA COSTA DA SILVA | |||
FERNANDO MOREIRA ROMERO | |||
FRANCIELE GONÇALVES SOARES | |||
FRANCIELI ALVES CORRÊA | |||
FRANCIELLE DE LIMA | |||
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO | |||
FREDERICO MACHADO DUARTE | |||
FREDERICO PASSOS BOEMEKE | |||
Felipe Zaltron de Sá | |||
GABRIEL DAUZACKER DE QUEIROZ | |||
GABRIEL DE AVILA FARIAS | |||
GABRIEL DOS SANTOS FERNANDES TORRES | |||
GABRIELA DE OLIVEIRA | |||
GABRIELA EISENBRAUN | |||
GABRIELE DA ROSA SOUZA | |||
GABRIELE DA SILVA MEIRELES | |||
GABRIELE ROLDAN BORDAGORRY | |||
GABRIELI FERREIRA ALVES | |||
GIOVANA OYARZABAL TISSOT | |||
GISELE FERREIRA DA ROSA | |||
GISELE SILVA PEREIRA | 80 | ||
GLAUCIA DA SILVA | |||
GRAZIELLE ALVES TAVARES | |||
GUILHERME DE SOUZA DOMINGUES | |||
GUILHERME GARCIA VELASQUEZ | 23 | ||
Giulia Costa de Queiroz D’Antonio | |||
HECTOR RODRIGUES SCHIMULFENING | |||
HELENA DE JESUS ALMEIDA | |||
HELLEN DA SILVA BITENCOURT | |||
HELOISA DA SILVA CRUZ | |||
Hernesto Ramão Muñoz | |||
Hiorrana Bersch Buchweitz | |||
IANKA GUERREIRO DA ROSA | |||
IGOR BARBOSA FERNANDES | |||
IGOR HALFEN POREPP | |||
IGOR MORAES RODRIGUES | |||
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA | |||
ISADORA COELHO LIMA | |||
ISMAEL BARROS CORRÊA | |||
IVANELI SCHREINERT DOS SANTOS | |||
JADY CUNHA DOS SANTOS | |||
JAMIL CORREA PEREIRA | |||
JARDEL BUCK | |||
JEAN FERNANDO SILVEIRA PIRES | |||
JOAO HEITOR COSTA DA SILVA | |||
JOAO LUCAS ALVES AVILA BRAGA | |||
JOAO MARCELO LUCHE ATHAIDE DA SILVA | |||
JOAO VICTOR DA SILVEIRA RODRIGUES | |||
JOAO VICTOR DOS SANTOS ROSSALES | |||
JOAO VITOR LIMA PEREIRA | |||
JOAO VITOR NALERIO ROSA | |||
JORGE RENATO LIMA JUNIOR | |||
JOSE ÂNDREA MORAES TEIXEIRA | |||
JOSIBEL FERREIRA OLIVEIRA | |||
JOÃO PEDRO LAUDE DOS SANTOS | |||
JUAN JANHKE DE FARIAS | |||
JULIA MUNHOZ | |||
JULIA TAJES CUNHA | |||
Jaciel Gustavo Kunz | |||
Jasmine Pereira Vieira | |||
João Pedro Zanella Bortolotto | |||
JÉSSICA DA ROSA PORTO | |||
JÉSSICA DA SILVA BONNEAU | |||
JÚLIA FERREIRA SANTOS | |||
Júlia Cabral Tamiosso | |||
KAMILE MULLER | |||
KAREN MARLOWA LIMA LONGARAY | |||
KARINA SANTANA FONSECA RODRIGUES | |||
KAROLINA ALVES DE AZEVEDO | |||
KESSILEY BEATRIZ WEBER HARTWIG | |||
KETRIN CRISTINA GABRIEL | |||
KEVIN SOUZA DOS SANTOS | |||
KLERMAN FARIAS DE FARIAS | |||
LAIS FERNANDA BASSO | |||
LARA MESSIAS OLIVEIRA | |||
LARISSA DE VARGAS ANGELI | |||
LARISSA PEREIRA LEAL | |||
LARISSA PEREIRA LEAL | |||
LARISSA PLAMER TEIXEIRA | |||
LARISSA RODRIGUES BLESSMANN | |||
LAURA FURINI | |||
LAURA RUDZEWICZ | 102 | ||
LAVÍNIA PEREIRA EUZÉBIO | |||
LEANDRO ALBERTO VIEIRA PEREIRA | |||
LEIA RAFFI ARNOLD | |||
LEONARDO FERREIRA RESENDE | |||
LEONARDO REICHERT | |||
LEONARDO THOMAZ DE MATOS | |||
LETICIA BEIERSDORFF KLUG | |||
LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL | |||
LILIAN BONOW | |||
LIRIEL COSTA RODRIGUES | |||
LISANDRA SILVA DA SILVA | |||
LIZANDRA DE AVILA CORDEIRO | |||
LOUISE PRADO ALFONSO | |||
LUCAS FERREIRA MOURA | |||
LUCAS KLEINICKE ROSSALES | |||
LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA | |||
LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA | 2 | ||
LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN | |||
LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN | |||
LUIZ GUILHERME PROSPERO NUNES | |||
LUIZA DE SOUZA SOARES | |||
LUIZA NACHTIGALL DA CRUZ | |||
LUIZA SOUSA DA SILVEIRA | |||
LUNA BIANCO GONÇALVES | |||
LURIAN MORO ZACHER | |||
Leandro de Paula Neto | |||
Lucinda Helena Fiebell | |||
Léia de Assis Gerling Kabke | |||
MACLEIDI DA LUZ | |||
MARA ROSANE BIERHALS | |||
MARCIELE ANTUNES CAETANO | |||
MARCO AURELIO DE CANTOS PINHEIRO | |||
MARCOS PEREIRA DA SILVA | |||
MARIA CAROLINA MOREIRA FAUSTINO | |||
MARIA EDUARDA OLIVEIRA GRILL | |||
MARIA LUIZA KLEINICKE MORAES HERNANDES | |||
MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS | |||
MARIANA ECHEBÉSTE VIEIRA LEMOS | |||
MARIANA LOPES VEIGA | |||
MARIANA OLIVEIRA DOS SANTOS | |||
MARINA ARRIADA PETRUZZI | |||
MARINA DA CRUZ LEAL | |||
MARINA FERREIRA | |||
MARIZANE DA FONSECA DUARTE | |||
MARLISE BUCHWEITZ KLUG | |||
MARTA MOURA RAMOS | |||
MARTINA CUNHA DEMIQUEI | |||
MATEUS ALMEIDA DOS SANTOS | |||
MATHEUS AUGUSTO DE SOUZA SILVA | |||
MAURICIO RAGAGNIN PIMENTEL | 44 | ||
MAYARA AUGUSTA LIMA DIAS | |||
MICHELE SAMPAIO AMARAL | |||
MIDIA D AVILA SILVEIRA | |||
MIGUEL CONCEICAO FONTES | |||
MILENA BEHLING OLIVEIRA | |||
MILENA BRUNETTA | |||
Marcelo Lopes Lima | |||
Maria Cleonice Lima Farias de Sousa | |||
Milena Vaz Agendes | |||
NANDYALA SA DE SOUZA | |||
NATALIA ARAUJO DE OLIVEIRA | |||
NATALIA ARAUJO DE OLIVEIRA | |||
NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE | |||
NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE | 73 | ||
NATAN NOWACZYK | |||
NATANIELE TAVARES CLEFF | |||
NATHAIS DA COSTA GADEA | |||
NATHALIA FABIANE DA CRUZ LEAL | |||
NATHALIA MENDES BRANDT | |||
NATHALLY VICTORIA LIMA DOS SANTOS | |||
NATHANIEL DA CUNHA PEREIRA | |||
NATÁLIA DIAS RODRIGUES | |||
NICOLAS VIEIRA GERBER | |||
Naomy Carvalho Pires | |||
Nivea Nunes Saraiva | |||
ORLANDO LUIS MEDEIROS NOGUEIRA | |||
PAOLA CAROLINA ECKERT | |||
PATRICIA SCHNEIDER SEVERO | |||
PATRÍCIA FERNANDES MATHIAS MORALES | |||
PAULA STEIBEL WOLFF | |||
PEDRO AUGUSTO NUNES MARCHAND | |||
PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA PLATENIK | |||
PEDRO HENRIQUE LANDIM OLIVEIRA DE SOUZA | |||
PEDRO VICTOR VIEIRA MENDES | |||
PIERRE DONIRES DOS SANTOS CHAGAS | |||
PYTTER ALVES NOBRE | |||
Paola Goulart da Silva | |||
Patricia Carvalheiro Pereira | |||
Paula Schulz dos Santos | |||
RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA | |||
RAFAELA COELHO TAVARES | |||
RAFAELA PATATT | |||
RAFAELA SCHERER MENEZES | |||
REBECCA CHIVIACOWSKY CLARK | |||
REGINA CÉLIA LUJAN | |||
RENATA CAROLINA DA CRUZ MARQUES | |||
RENATA DUARTE | |||
RENATA DUARTE | |||
RENATA TORRES ABIB BERTACCO | |||
RICHARD MARTINS SILVEIRA | |||
RITIELE KONRATH DOS SANTOS | |||
ROBERTA MARTINS | |||
ROBERTA MATTOS LESSA | |||
RONALDO ALTAIR DA CRUZ RODRIGUES | |||
ROSANILDE MARIA DE ALMEIDA | |||
Raphaella Costa Rodrigues | |||
Raquel Moraes de Oliveira | |||
Rhaudy Jackson Burdelak | |||
Rita de Cássia da Silva Ribeiro | |||
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | |||
Roberta Aparecida Fantinel | |||
Rogê Rodrigues Chaves | |||
Romário Loffredo de Oliveira | |||
SAMARA CAMILOTTO | |||
SAMILA DE FARIAS JACOB | |||
SARA LOPES DA SILVA | |||
SARAH MARRONI MINASI | |||
SHERON SOUZA DUARTE | |||
SIDNEY DANIEL BATISTA | 40 | ||
STEFANI QUEVEDO CASTRO RODRIGUES | |||
STEPHANY CAROLINE DOS SANTOS GONZAGA | |||
STÉFANI DOMINGUES BATISTA | |||
STÉFANY KIMBERLY ARMESTO DIAS | |||
SUHELEN DA SILVA GUIMARAES | |||
Sandro Roberto da Silva Pereira | |||
Silvana Janete Pereira | |||
Sthefani Wanzeller da Silva | |||
Suzana Silva Almeida | |||
TALITA ROCHA FERRÃO | |||
THAINA DA SILVA RODRIGUES | |||
THAIS GONÇALVES PINHEIRO | |||
THALITA SCHWENSON DOS SANTOS | |||
THALITA SOARES WETZEL | |||
THAYNA DA SILVA | |||
THAÍS RABASSA FRONER | |||
THOMAS RYAN BRAGA PINZ | |||
THUANE MOURA NUNES | |||
TalitaSant Anna Silva | |||
Tarsila Grosbaum Matheus | |||
VALENTINE COSTA SINNOTT | |||
VANESSA CENTENO FERREIRA | |||
VANESSA NUNES SCHERDIEN | |||
VERONICA GOMES DA ROSA | |||
VERONICA PAES FERRO | |||
VICTORIA HORNKE VOLTER BORBA | |||
VICTORIA OLKOSKI | |||
VINICIUS DA PAZ SILVA | |||
VIRGINIA GUEDES PEÇANHA | |||
VITORIA DE OLIVEIRA SOARES | |||
VITORIA LUDTKE WIEGAND | |||
VITORIA MAILAHN DE PAULA | |||
VITÓRIA AMARAL VAHL | |||
VIVIANE DA SILVA LAUZ | |||
VIVIANE MONTEIRO DA SILVA | |||
Valéria Borges | |||
Valéria Silva dos Santos | |||
Veridiane Rodrigues de Souza | |||
Verônica Marques Richetti | |||
Vildeir Andreza Lopes de Abreu | |||
Vítor Freitas Rosa Ximenes | |||
WESLEI DA SILVA LACERDA | |||
WILLIAN AZEREDO DA COSTA | |||
Wanderson Kedley Soares Moura | |||
XEINER HERNANDES MORAES | |||
ÂNDREI CARVALHO AQUINO | |||
ÉVERTON FELIPE KAIZER |