Nome do Projeto
Café com Turismo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 10/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino Café com Turismo compõe-se de encontros mensais, que tem o objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a formação e atuação profissional em Turismo. O público-alvo principal são os acadêmicos do curso e de outros cursos da UFPel, além de integrar docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e comunidade em geral, interessada no tema. Com isso, busca-se incentivar a troca de ideias e experiências entre os públicos envolvidos, refletir sobre as possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, oferecer aos discentes uma oportunidade de aproximação ao mundo do trabalho na sua área de formação, promover uma (re)aproximação com os egressos do Curso de Turismo da UFPel, promover a relação entre a teoria e a prática relacionada a diversos componentes curriculares, ampliando as possibilidades de novos aprendizados para além da sala de aula. O projeto dá continuidade as ações iniciadas em abril de 2019.
Objetivo Geral
Criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a formação e atuação profissional em Turismo através da realização de encontros mensais.
Objetivos específicos:
- Aproximar discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e demais interessados no tema;
- Incentivar a troca de ideias e experiências entre os públicos envolvidos;
- Refletir sobre as possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área;
- Oferecer aos discentes uma oportunidade de aproximação ao mundo do trabalho na sua área de formação;
- Promover uma (re)aproximação com os egressos do Curso de Turismo da UFPel, incentivando sua participação e colaboração em ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;
- Promover a relação entre a teoria e a prática relacionada a diversos componentes curriculares, oportunizando a participação dos acadêmicos na equipe organizadora;
- Promover uma complementação à formação acadêmica do Bacharel em Turismo da UFPel, gerando novos aprendizados para além do ambiente da sala de aula.
Objetivos específicos:
- Aproximar discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e demais interessados no tema;
- Incentivar a troca de ideias e experiências entre os públicos envolvidos;
- Refletir sobre as possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área;
- Oferecer aos discentes uma oportunidade de aproximação ao mundo do trabalho na sua área de formação;
- Promover uma (re)aproximação com os egressos do Curso de Turismo da UFPel, incentivando sua participação e colaboração em ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;
- Promover a relação entre a teoria e a prática relacionada a diversos componentes curriculares, oportunizando a participação dos acadêmicos na equipe organizadora;
- Promover uma complementação à formação acadêmica do Bacharel em Turismo da UFPel, gerando novos aprendizados para além do ambiente da sala de aula.
Justificativa
Este projeto tem sua concepção a partir da realização do Projeto de Ensino “Estratégias de enfrentamento à evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL” (PRE 29822018), realizado no período de outubro/2018 – janeiro/2019. Nesse, os alunos do Curso de Bacharelado apontaram uma demanda de maior diálogo sobre a formação e a atuação profissional na área, bem como a necessidade de aproximar discentes, docentes e o mundo do trabalho. Portanto, é concebida como uma estratégia afirmativa na questão da permanência dos discentes no Curso, que se configura como uma ação preventiva no enfrentamento aos índices de evasão e retenção. Isso deu origem a este projeto de ensino em 2019, quando foram realizados os primeiros sete encontros, e devido as repercussões positivas junto ao público-alvo, propõe-se a continuidade das ações.
O projeto é também uma oportunidade de complementação da formação acadêmica, ao aliar teoria e prática relacionada à diversos componentes curriculares, como por exemplo a disciplina de Gestão de Eventos, podendo atuar como colaboradores nas fases de pré, trans e pós evento, utilizando essa carga horária em Atividades Complementares.
Para Beni (2002), o turismo é uma atividade com estruturas atípicas, que envolve um sistema dinâmico e inovador, e por isso requer continuadamente novas especializações para atender aos serviços que surgem a cada momento. Isso justifica a importância das reflexões sobre o cenário atual da formação e atuação profissional no Turismo diante das transformações do mundo, reconhecendo-o como: "Mutante, complexo, imprevisível, mostra-se o cenário das atividades turísticas. Conhecimento, flexibilidade, adaptabilidade, competência, intervenção, eficácia, entre outras qualificações, espera-se do profissional de turismo."(SANTOS, 2007, p. 101). O profissional do turismo no século XXI precisa aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar de maneira interativa, proativa, sistêmica e holística na realidade concreta e virtual (BENI, 2002). Nesse contexto, Trigo (1998) defende uma perspectiva humanista na formação profissional em turismo e, entre diversos outros fatores, destaca a importância da colaboração entre as instituições educacionais e o mercado para uma melhoria recíproca. Essa questão da aproximação/distanciamento entre a academia e o mundo de trabalho, quanto às competências requeridas do profissional, apresenta-se como uma reflexão constante nos trabalhos científicos sobre o ensino superior em turismo, conforme Lima e Rejowski (2011). Também é tema frequente as discrepâncias entre a realidade da formação do turismólogo - abarcando um amplo mercado x dificuldades de inserção dos egressos na atuação profissional. Essas são algumas das questões que serão trazidas para o debate nos eventos propostos pelo Café com Turismo, oportunizando um ambiente de diálogo, reflexão e construção colaborativa e continuada sobre a formação e atuação profissional nessa área do conhecimento, congregando diferentes atores: discentes, docentes, egressos e outros profissionais envolvidos com a área e interessados nos temas a serem abordados. Serão colocados em pauta o enfrentamento dos riscos, as possibilidades atuais e as perspectivas do turismo em um cenário local-regional-global.
O projeto é também uma oportunidade de complementação da formação acadêmica, ao aliar teoria e prática relacionada à diversos componentes curriculares, como por exemplo a disciplina de Gestão de Eventos, podendo atuar como colaboradores nas fases de pré, trans e pós evento, utilizando essa carga horária em Atividades Complementares.
Para Beni (2002), o turismo é uma atividade com estruturas atípicas, que envolve um sistema dinâmico e inovador, e por isso requer continuadamente novas especializações para atender aos serviços que surgem a cada momento. Isso justifica a importância das reflexões sobre o cenário atual da formação e atuação profissional no Turismo diante das transformações do mundo, reconhecendo-o como: "Mutante, complexo, imprevisível, mostra-se o cenário das atividades turísticas. Conhecimento, flexibilidade, adaptabilidade, competência, intervenção, eficácia, entre outras qualificações, espera-se do profissional de turismo."(SANTOS, 2007, p. 101). O profissional do turismo no século XXI precisa aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar de maneira interativa, proativa, sistêmica e holística na realidade concreta e virtual (BENI, 2002). Nesse contexto, Trigo (1998) defende uma perspectiva humanista na formação profissional em turismo e, entre diversos outros fatores, destaca a importância da colaboração entre as instituições educacionais e o mercado para uma melhoria recíproca. Essa questão da aproximação/distanciamento entre a academia e o mundo de trabalho, quanto às competências requeridas do profissional, apresenta-se como uma reflexão constante nos trabalhos científicos sobre o ensino superior em turismo, conforme Lima e Rejowski (2011). Também é tema frequente as discrepâncias entre a realidade da formação do turismólogo - abarcando um amplo mercado x dificuldades de inserção dos egressos na atuação profissional. Essas são algumas das questões que serão trazidas para o debate nos eventos propostos pelo Café com Turismo, oportunizando um ambiente de diálogo, reflexão e construção colaborativa e continuada sobre a formação e atuação profissional nessa área do conhecimento, congregando diferentes atores: discentes, docentes, egressos e outros profissionais envolvidos com a área e interessados nos temas a serem abordados. Serão colocados em pauta o enfrentamento dos riscos, as possibilidades atuais e as perspectivas do turismo em um cenário local-regional-global.
Metodologia
O Café com Turismo será composto de encontros mensais que tem como público-alvo principal os discentes do Curso de Bacharelado em Turismo, porém aberto à toda a comunidade acadêmica da UFPel interessada, com o intuito de trazer convidados para apresentar e discutir ideias e vivências sobre a formação e atuação do profissional do Turismo. Pretende-se com isso, consolidar este como um ambiente de diálogo entre discentes, docentes, egressos, outros profissionais atuantes na área do Turismo e demais interessados nos temas a serem abordados. O público externo à UFPel, composto prioritariamente de egressos, serão convidados a expor suas experiências e perspectivas sobre a formação e atuação profissional no Turismo. Outros profissionais com vivências profissionais relacionadas à área também serão convidados a participarem como palestrantes no evento. Demais interessados (estudantes do Ensino Médio e de outras IES, assim como profissionais de distintas áreas) poderão participar como ouvintes nos eventos propostos.
São previstos um encontro/mês, conforme calendário acadêmico de aulas, com uma carga horária de 2h/evento, que poderão ser aproveitadas pelos discentes como Atividades Complementares, seja como participantes ouvintes ou como colaboradores da equipe.
O evento é composto de um primeiro momento de palestra, proferida pelo convidado/os em cada edição, seguido de um café comunitário, com o objetivo de promover a interação entre os participantes.
A avaliação será realizada através de formulário impresso, durante cada edição do evento, e um formulário online ao final de cada ano letivo, este destinado aos diferentes tipos de público envolvidos (participantes, palestrantes, equipe organizadora)
São previstos um encontro/mês, conforme calendário acadêmico de aulas, com uma carga horária de 2h/evento, que poderão ser aproveitadas pelos discentes como Atividades Complementares, seja como participantes ouvintes ou como colaboradores da equipe.
O evento é composto de um primeiro momento de palestra, proferida pelo convidado/os em cada edição, seguido de um café comunitário, com o objetivo de promover a interação entre os participantes.
A avaliação será realizada através de formulário impresso, durante cada edição do evento, e um formulário online ao final de cada ano letivo, este destinado aos diferentes tipos de público envolvidos (participantes, palestrantes, equipe organizadora)
Indicadores, Metas e Resultados
- Realizar no mínimo 7 encontros/anuais;
- Promover um ambiente de diálogo e integração entre discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo, e demais interessados nos temas;
- Estabelecer uma rede de cooperações e trocas de experiências entre discentes, docentes e egressos do Curso de Bacharelado em Turismo, e outros profissionais, principalmente pelo fortalecimento da região turística Costa Doce Gaúcha;
- (Re)aproximar os egressos do Curso, (re)estabelecendo vínculos de cooperação com a Universidade;
- Oferecer oportunidades de reflexão sobre a área profissional do Turismo, auxiliando os discentes no processo de inserção no mundo do trabalho e qualificação da prestação de serviços turísticos;
- Diagnosticar novas possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, contribuindo ao
aperfeiçoamento da formação acadêmica-científica promovida pelo Curso, vinculando-se também ao processo de reestruturação do PPC do Curso que estará em andamento nos anos 2019-2020;
- Estimular a valorização da atuação profissional do turismólogo, incentivando a ampliação dos olhares sobre as dinâmicas do setor no século XXI, vislumbrando possibilidades de práticas e problemas da atuação no contexto local e regional;
- Estimular a aprendizagem sobre o setor de eventos no Turismo, através da inserção dos discentes em atividades práticas vinculadas a organização e execução deste Projeto de Ensino;
- Estabelecer um espaço de ensino-aprendizagem que vai além da sala de aula, estimulando a participação em dinâmicas coletivas e o incentivo à autonomia do indivíduo, repercutindo assim no processo de formação individual, social e profissional do discente.
- Promover um ambiente de diálogo e integração entre discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo, e demais interessados nos temas;
- Estabelecer uma rede de cooperações e trocas de experiências entre discentes, docentes e egressos do Curso de Bacharelado em Turismo, e outros profissionais, principalmente pelo fortalecimento da região turística Costa Doce Gaúcha;
- (Re)aproximar os egressos do Curso, (re)estabelecendo vínculos de cooperação com a Universidade;
- Oferecer oportunidades de reflexão sobre a área profissional do Turismo, auxiliando os discentes no processo de inserção no mundo do trabalho e qualificação da prestação de serviços turísticos;
- Diagnosticar novas possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, contribuindo ao
aperfeiçoamento da formação acadêmica-científica promovida pelo Curso, vinculando-se também ao processo de reestruturação do PPC do Curso que estará em andamento nos anos 2019-2020;
- Estimular a valorização da atuação profissional do turismólogo, incentivando a ampliação dos olhares sobre as dinâmicas do setor no século XXI, vislumbrando possibilidades de práticas e problemas da atuação no contexto local e regional;
- Estimular a aprendizagem sobre o setor de eventos no Turismo, através da inserção dos discentes em atividades práticas vinculadas a organização e execução deste Projeto de Ensino;
- Estabelecer um espaço de ensino-aprendizagem que vai além da sala de aula, estimulando a participação em dinâmicas coletivas e o incentivo à autonomia do indivíduo, repercutindo assim no processo de formação individual, social e profissional do discente.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR | |||
| ADRIAN PASTORE DA CUNHA | |||
| ADRIANA SOARES SCHAUN | |||
| ADRIANO ROCKEMBACH GONÇALVES | |||
| AGATHA PERES MARQUES | |||
| AGATHA SCHIAVON FERRARI | |||
| AIRTON LUIZ TOLFO KARSBURG | |||
| ALANA RODRIGUES FRAGA | |||
| ALEF FRANCO CALDEIRA | |||
| ALESSANDRA PEGORARO SCHIAVON | |||
| ALICE DA CRUZ VERGAS | |||
| ALICE ISLABAO LOPES | |||
| ALICE LEOTI SILVA | |||
| ALICIA FARIAS DA COSTA | |||
| ALINE REGIANE DE JESUS MOTA | |||
| AMANDA ALVES LEITZKE | |||
| AMANDA CAMILY CANDIDO DE GODOI | |||
| AMANDA CORREA LOPES | |||
| AMANDA TEIXEIRA BRANDI | |||
| ANA CAROLINA PEDRA ROSA | |||
| ANA CAROLINA PICANÇO DOMINGUES | |||
| ANA CAROLINA TAVARES LEITE SILVEIRA | |||
| ANA CAROLINE LOUREIRO DOS SANTOS | |||
| ANA FRANCIELEN DOMINGUES DIAS | |||
| ANA JÚLIA SCORTEGAGNA SOCAL | |||
| ANA LAURA SILVEIRA GARCIA | |||
| ANA PAULA MEDINA MACHADO | |||
| ANA PAULA SACRAMENTO DOS SANTOS | |||
| ANA PAULA TAVARES SANTURIO DA SILVA | |||
| ANDRESSA MEDEIROS MOTA | |||
| ANDRESSA VICTÓRIA BRAYER DE AGUIAR | |||
| ANDRIELE FELIX PIRES | |||
| ANDRIELE GONCALVES LOPES | |||
| ANDRÉIA SKUPIEN BIANCHINI | |||
| ANDYARA LIMA BARBOSA | |||
| ANELISE DE OLIVEIRA LOPES | |||
| ANELIZE MILANO CARDOSO | |||
| ANGELICE RAQUEL MOTTER MANZINO | |||
| ANGIE KARINA GAITAN SANCHEZ | |||
| ANTHEA NORA HILARICE ABEME EDOU NZE | |||
| ANTHONY MANOEL FERREIRA PINTO | |||
| ANTONIO FREITAS DA SILVA | |||
| ARIANE BEATRISE SCHNEIDER WEGNER EHLERT | |||
| ARIANE MOTTA DE OLIVEIRA | |||
| ARTUR NOAL DE FREITAS | |||
| Alessandra Santos dos Santos | |||
| Aline Barbosa Tinoco Luz | |||
| BEATRIZ SANTOS DE SOUZA | |||
| BERNARDO DUARTE LANGE | |||
| BETTINA BIANCA KICH | |||
| BIANCA CAROLINA BELUCA | |||
| BILMAR BORGES DOS PASSOS JUNIOR | |||
| BRENDA BASSINI NUNES | |||
| BRENDA PIEPER MANKE | |||
| BRUNA RAFAELA SOARES DA CRUZ | |||
| BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO | |||
| CAMILA CAMARGO | |||
| CAMILA GAUGER LOPES | |||
| CAMILA LAPISCHIES MOREIRA | |||
| CAMILA SANTOS PORTO | |||
| CAMILA SCHWANSON MADRUGA | |||
| CAMILE VITORIA GONCALVES MACHADO | |||
| CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO | |||
| CAMILO CECHINEL FONTANA | |||
| CARLA ESCOUTO DE VARGAS | |||
| CARLA GOMES DA SILVA | |||
| CARLOS DAVID UEZ | |||
| CAROLINA GOMES NOGUEIRA | |||
| CAROLINA MINOZZO | |||
| CAROLINA RIBEIRO DA COSTA | |||
| CAROLINE BARRETO PECANHA | |||
| CAROLINE CILIANE CERETTA | |||
| CAROLINE DALMORO DA SILVA | |||
| CAROLINE HECKLER LIMANA | |||
| CAROLINE LOURENÇO DUQUE PORTO | |||
| CAROLINE MORALES TOMASCHEWSKI | |||
| CAROLINE OLIVEIRA GOUVEIA | |||
| CAROLINE SIGALLES FERREIRA | |||
| CAROLLINA MARINHO DE ARAUJO | |||
| CATHARINA CUNHA SENA | |||
| CAUE LIMA CANABARRO | |||
| CHARLENE BRUM DEL PUERTO | |||
| CHESLEY NUNES FERREIRA | |||
| CINTIA LIMA SOARES | |||
| CLAUDIA DA ROSA | |||
| CLÁUDIO GIOVANI DA CRUZ DE SOUZA | |||
| CRISLAINE CUSTÓDIA ROSA | |||
| CRISTIANE DE MOURA SILVA | |||
| CYNTIA BARBOSA OLIVEIRA | |||
| Carolina Santos | |||
| CÍNTIA CURVELLO ALVES | |||
| DAIANE GOMES CRIZEL DA SILVEIRA | |||
| DAIANE LAGES FERREIRA | |||
| DALILA MULLER | |||
| DALILA ROSA HALLAL | |||
| DANIELA DE SOUZA BANDEIRA | |||
| DANIELE DA SILVEIRA SOARES | |||
| DANIELE GUERREIRO DA ROSA | |||
| DANIELE PILATI ZÜGE | |||
| DANIELE REGINATO DA SILVA | |||
| DANIELLE TAVARES DE VASCONCELOS | |||
| DANIELY LIMA AMICO | |||
| DARLAN DE ALENCAR RODRIGUES | |||
| DARLENE VILANOVA SABANY | |||
| DAVID WILLIAM LÜBKE JESKE | |||
| DAYENE RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA | |||
| DEBORA WICHBOLDT DA SILVA | |||
| DEISE MARI PEREIRA SILVEIRA | |||
| DEISE PÉRES DE MELLO | |||
| DENILTO MACIEL DIAS | |||
| DIANINE CENSON LOPES | |||
| DIENNIFER DA SILVA CARDOSO | |||
| DIULI OLIVEIRA DOMINGUES | |||
| DIULIANA DA SILVEIRA SCHIAVON | |||
| DORIS BEATRIZ DOS SANTOS MORAIS | |||
| DYENIS DA SILVA MADRUGA | |||
| DÉBORA PUCINELLI DA SILVA | |||
| EDUARDA BANEIRO LIBERATTI | |||
| EDUARDA ZAFALON BORGES | |||
| EDUARDO CARDOSO TEIXEIRA | |||
| EDUARDO GIL DA SILVA CARREIRA | |||
| EDUARDO KRÜGER HARTWIG | |||
| EDUARDO SILVA CURTINAZ | |||
| ELAINE GARCIA DOS SANTOS | |||
| ELISA URCHNJAK HEPP | |||
| EMANUELE BIERHALS VARINI | |||
| EMILI CAMPOS DOS SANTOS | |||
| ERICA POLYANA SANTOS BACKES | |||
| ERICK DIAS DA SILVA | |||
| ERIKA COLLISCHONN | |||
| ESTER TEIXEIRA GONÇALVES | |||
| EULER DE SOUZA RODRIGUES | |||
| EWERTON RODRIGUES SILVEIRA | |||
| Evenly Maria dos Santos | |||
| FABIANA DE LIMA SALES | |||
| FABIANE ARAÚJO BOTELHO | |||
| FABIELLE LIMA RIBEIRO | |||
| FABIO ORLANDO EICHENBERG | 2 | ||
| FABRICIO DE OLIVEIRA ISNARDI | |||
| FABRICIO DE OLIVEIRA ISNARDI | |||
| FABÍOLA ANDRESSA JESKE | |||
| FABÍULA COLATTO ROSSO | |||
| FELIPE ARTHUR BARREIRA DE CARVALHO | |||
| FELIPE MADRUGA BARBOSA | |||
| FELIPE ZALTRON DE SÁ | |||
| FERNANDA COSTA DA SILVA | |||
| FERNANDO MOREIRA ROMERO | |||
| FRANCIELE GONÇALVES SOARES | |||
| FRANCIELI ALVES CORRÊA | |||
| FRANCIELLE DE LIMA | |||
| FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO | |||
| FREDERICO MACHADO DUARTE | |||
| FREDERICO PASSOS BOEMEKE | |||
| GABRIEL DAUZACKER DE QUEIROZ | |||
| GABRIEL DE AVILA FARIAS | |||
| GABRIEL DOS SANTOS FERNANDES TORRES | |||
| GABRIELA DE OLIVEIRA | |||
| GABRIELA EISENBRAUN | |||
| GABRIELE DA ROSA SOUZA | |||
| GABRIELE DA SILVA MEIRELES | |||
| GABRIELE ROLDAN BORDAGORRY | |||
| GABRIELI FERREIRA ALVES | |||
| GIOVANA OYARZABAL TISSOT | |||
| GISELE FERREIRA DA ROSA | |||
| GISELE SILVA PEREIRA | 87 | ||
| GLAUCIA DA SILVA | |||
| GRAZIELLE ALVES TAVARES | |||
| GUILHERME DE SOUZA DOMINGUES | |||
| GUILHERME GARCIA VELASQUEZ | 36 | ||
| Giulia Costa de Queiroz D’Antonio | |||
| HECTOR RODRIGUES SCHIMULFENING | |||
| HELENA DE JESUS ALMEIDA | |||
| HELENA DE JESUS ALMEIDA | |||
| HELLEN DA SILVA BITENCOURT | |||
| HELOISA DA SILVA CRUZ | |||
| HERNESTO RAMÃO MUÑOZ | |||
| HIORRANA BERSCH BUCHWEITZ | |||
| IANKA GUERREIRO DA ROSA | |||
| IGOR BARBOSA FERNANDES | |||
| IGOR HALFEN POREPP | |||
| IGOR MORAES RODRIGUES | |||
| ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA | |||
| ISADORA COELHO LIMA | |||
| ISMAEL BARROS CORRÊA | |||
| IVANELI SCHREINERT DOS SANTOS | |||
| JACIEL GUSTAVO KUNZ | |||
| JADY CUNHA DOS SANTOS | |||
| JAMIL CORREA PEREIRA | |||
| JARDEL BUCK | |||
| JASMINE PEREIRA VIEIRA | |||
| JEAN FERNANDO SILVEIRA PIRES | |||
| JOAO HEITOR COSTA DA SILVA | |||
| JOAO LUCAS ALVES AVILA BRAGA | |||
| JOAO MARCELO LUCHE ATHAIDE DA SILVA | |||
| JOAO VITOR LIMA PEREIRA | |||
| JOAO VITOR NALERIO ROSA | |||
| JORGE RENATO LIMA JUNIOR | |||
| JOSE ÂNDREA MORAES TEIXEIRA | |||
| JOSIBEL FERREIRA OLIVEIRA | |||
| JOÃO PEDRO LAUDE DOS SANTOS | |||
| JOÃO PEDRO ZANELLA BORTOLOTTO | |||
| JOÃO VICTOR DA SILVEIRA RODRIGUES | |||
| JOÃO VICTOR DOS SANTOS ROSSALES | |||
| JUAN JANHKE DE FARIAS | |||
| JULIA TAJES CUNHA | |||
| JÉSSICA DA ROSA PORTO | |||
| JÉSSICA DA SILVA BONNEAU | |||
| JÚLIA FERREIRA SANTOS | |||
| JÚLIA MUNHOZ | |||
| Júlia Cabral Tamiosso | |||
| KAILA PONTES LEMONS VIEIRA DA SILVA | |||
| KAILANY ESTEVAO SCHIMIT | |||
| KAMILE MÜLLER | |||
| KAREN MARLOWA LIMA LONGARAY | |||
| KARINA SANTANA FONSECA RODRIGUES | |||
| KAROLINA ALVES DE AZEVEDO | |||
| KAUANE PAIVA TAVARES | |||
| KESSILEY BEATRIZ WEBER HARTWIG | |||
| KETRIN CRISTINA GABRIEL | |||
| KEVIN SOUZA DOS SANTOS | |||
| KLERMAN FARIAS DE FARIAS | |||
| LAIS FERNANDA BASSO | |||
| LARA MESSIAS OLIVEIRA | |||
| LARISSA DE VARGAS ANGELI | |||
| LARISSA PEREIRA LEAL | |||
| LARISSA PEREIRA LEAL | |||
| LARISSA PLAMER TEIXEIRA | |||
| LARISSA RODRIGUES BLESSMANN | |||
| LAURA FURINI | |||
| LAURA RUDZEWICZ | 116 | ||
| LAVÍNIA PEREIRA EUZÉBIO | |||
| LEANDRO ALBERTO VIEIRA PEREIRA | |||
| LEIA RAFFI ARNOLD | |||
| LEONARDO FERREIRA RESENDE | |||
| LEONARDO REICHERT | |||
| LEONARDO THOMAZ DE MATOS | |||
| LETICIA BEIERSDORFF KLUG | |||
| LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL | |||
| LILIAN BONOW | |||
| LIRIEL COSTA RODRIGUES | |||
| LISANDRA SILVA DA SILVA | |||
| LIZANDRA DE AVILA CORDEIRO | |||
| LOUISE PRADO ALFONSO | |||
| LUCAS FERREIRA MOURA | |||
| LUCAS KLEINICKE ROSSALES | |||
| LUCAS REBOREDO DEBLI | |||
| LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA | |||
| LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA | 2 | ||
| LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN | |||
| LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN | |||
| LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN | |||
| LUCIMARI ACOSTA PEREIRA | 6 | ||
| LUIZ GUILHERME PROSPERO NUNES | |||
| LUIZA DE SOUZA SOARES | |||
| LUIZA NACHTIGALL DA CRUZ | |||
| LUIZA SOUSA DA SILVEIRA | |||
| LUNA BIANCO GONÇALVES | |||
| LURIAN MORO ZACHER | |||
| Leandro de Paula Neto | |||
| Lucinda Helena Fiebell | |||
| LÉIA DE ASSIS GERLING KABKE | |||
| MACLEIDI DA LUZ | |||
| MANUELA ANSELMO MADEIRA DA SILVA | |||
| MARA ROSANE BIERHALS | |||
| MARCELO LOPES LIMA | |||
| MARCIELE ANTUNES CAETANO | |||
| MARCIELE ANTUNES CAETANO | |||
| MARCO AURELIO DE CANTOS PINHEIRO | |||
| MARCOS PEREIRA DA SILVA | |||
| MARIA CAROLINA MOREIRA FAUSTINO | |||
| MARIA CLEONICE LIMA FARIAS DE SOUSA | |||
| MARIA EDUARDA OLIVEIRA GRILL | |||
| MARIA LUIZA KLEINICKE MORAES HERNANDES | |||
| MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS | |||
| MARIANA ECHEBÉSTE VIEIRA LEMOS | |||
| MARIANA LOPES VEIGA | |||
| MARIANA OLIVEIRA DOS SANTOS | |||
| MARINA ARRIADA PETRUZZI | |||
| MARINA DA CRUZ LEAL | |||
| MARINA FERREIRA | |||
| MARIZANE DA FONSECA DUARTE BONOW | |||
| MARLISE BUCHWEITZ KLUG | |||
| MARLISE BUCHWEITZ KLUG | |||
| MARTA MOURA RAMOS | |||
| MARTINA CUNHA DEMIQUEI | |||
| MATEUS ALMEIDA DOS SANTOS | |||
| MATHEUS AUGUSTO DE SOUZA SILVA | |||
| MAURICIO RAGAGNIN PIMENTEL | 44 | ||
| MAYARA AUGUSTA LIMA DIAS | |||
| MICHELE SAMPAIO AMARAL | |||
| MIDIA D AVILA SILVEIRA | |||
| MIGUEL CONCEICAO FONTES | |||
| MILENA BEHLING OLIVEIRA | |||
| MILENA BRUNETTA | |||
| MILENA VAZ AGENDES | |||
| NANDYALA SA DE SOUZA | |||
| NAOMY CARVALHO PIRES | |||
| NATALIA ARAUJO DE OLIVEIRA | |||
| NATALIA ARAUJO DE OLIVEIRA | |||
| NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE | |||
| NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE | 73 | ||
| NATAN NOWACZYK | |||
| NATANIELE TAVARES CLEFF | |||
| NATHAIS DA COSTA GADEA | |||
| NATHALIA FABIANE DA CRUZ LEAL | |||
| NATHALIA MENDES BRANDT | |||
| NATHALLY VICTORIA LIMA DOS SANTOS | |||
| NATHANIEL DA CUNHA PEREIRA | |||
| NATÁLIA DIAS RODRIGUES | |||
| NICOLAS VIEIRA GERBER | |||
| Nivea Nunes Saraiva | |||
| ORLANDO LUIS MEDEIROS NOGUEIRA | |||
| PAOLA CAROLINA ECKERT | |||
| PAOLA GOULART DA SILVA | |||
| PATRICIA CARVALHEIRO PEREIRA | |||
| PATRICIA SCHNEIDER SEVERO | |||
| PATRÍCIA FERNANDES MATHIAS MORALES | |||
| PAULA STEIBEL WOLFF | |||
| PEDRO AUGUSTO NUNES MARCHAND | |||
| PEDRO GOMES MOREIRA | |||
| PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA PLATENIK | |||
| PEDRO HENRIQUE LANDIM OLIVEIRA DE SOUZA | |||
| PEDRO VICTOR VIEIRA MENDES | |||
| PIERRE DONIRES DOS SANTOS CHAGAS | |||
| PYTTER ALVES NOBRE | |||
| Paula Schulz dos Santos | |||
| RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA | |||
| RAFAELA COELHO TAVARES | |||
| RAFAELA PATATT | |||
| RAFAELA PEREIRA VIEIRA | |||
| RAFAELA SCHERER MENEZES | |||
| RAPHAEL TERRES AMARAL | |||
| RAPHAELLA COSTA RODRIGUES | |||
| RAQUEL MORAES DE OLIVEIRA | |||
| REBECCA CHIVIACOWSKY CLARK | |||
| REGINA CÉLIA LUJAN | |||
| RENATA CAROLINA DA CRUZ MARQUES | |||
| RENATA DUARTE | |||
| RENATA DUARTE | |||
| RENATA TORRES ABIB BERTACCO | |||
| RHAUDY JACKSON BURDELAK | |||
| RICHARD MARTINS SILVEIRA | |||
| RITA DE CÁSSIA DA SILVA RIBEIRO | |||
| RITA DE CÁSSIA DOS REIS VIEBRANTZ | |||
| RITA MARIA HECK | |||
| RITIELE KONRATH DOS SANTOS | |||
| ROBERTA APARECIDA FANTINEL | |||
| ROBERTA LEITE CONCEIÇÃO | |||
| ROBERTA MARTINS | |||
| ROBERTA MATTOS LESSA | |||
| ROGÊ RODRIGUES CHAVES | |||
| RONALDO ALTAIR DA CRUZ RODRIGUES | |||
| ROSANILDE MARIA DE ALMEIDA | |||
| Romário Loffredo de Oliveira | |||
| SAMARA CAMILOTTO | |||
| SAMILA DE FARIAS JACOB | |||
| SANDRO ROBERTO DA SILVA PEREIRA | |||
| SARA LOPES DA SILVA | |||
| SARAH MARRONI MINASI | |||
| SHERON SOUZA DUARTE | |||
| SIDNEY DANIEL BATISTA | 51 | ||
| SILVANA JANETE PEREIRA | |||
| STEPHANY CAROLINE DOS SANTOS GONZAGA | |||
| STHEFANI WANZELLER DA SILVA | |||
| STÉFANI DOMINGUES BATISTA | |||
| STÉFANI QUEVEDO CASTRO RODRIGUES | |||
| STÉFANY KIMBERLY ARMESTO DIAS | |||
| SUHELEN DA SILVA GUIMARAES | |||
| SUZANA SILVA ALMEIDA | |||
| TALITA ROCHA FERRÃO | |||
| TALITASANT ANNA SILVA | |||
| TARSILA GROSBAUM MATHEUS | |||
| THAINA DA SILVA RODRIGUES | |||
| THAIS GONÇALVES PINHEIRO | |||
| THALITA SCHWENSON DOS SANTOS | |||
| THALITA SOARES WETZEL | |||
| THAYNA DA SILVA | |||
| THAÍS RABASSA FRONER | |||
| THOMAS RYAN BRAGA PINZ | |||
| THUANE MOURA NUNES | |||
| VALENTINE COSTA SINNOTT | |||
| VALÉRIA BORGES | |||
| VALÉRIA SILVA DOS SANTOS | |||
| VANESSA CENTENO FERREIRA | |||
| VANESSA NUNES SCHERDIEN | |||
| VERIDIANE RODRIGUES DE SOUZA | |||
| VERONICA GOMES DA ROSA | |||
| VERONICA PAES FERRO | |||
| VERÔNICA MARQUES RICHETTI | |||
| VICTORIA HORNKE VOLTER BORBA | |||
| VICTORIA OLKOSKI | |||
| VILDEIR ANDREZA LOPES DE ABREU | |||
| VINICIUS DA PAZ SILVA | |||
| VIRGINIA GUEDES PEÇANHA | |||
| VITORIA DE OLIVEIRA SOARES | |||
| VITORIA MAILAHN DE PAULA | |||
| VITÓRIA AMARAL VAHL | |||
| VITÓRIA LÜDTKE WIEGAND | |||
| VIVIANE DA SILVA LAUZ | |||
| VIVIANE MONTEIRO DA SILVA | |||
| VÍTOR FREITAS ROSA XIMENES | |||
| WANDERSON KEDLEY SOARES MOURA | |||
| WESLEI DA SILVA LACERDA | |||
| WILLIAN AZEREDO DA COSTA | |||
| XEINER HERNANDES MORAES | |||
| ÂNDREI CARVALHO AQUINO | |||
| ÉRICA VIANA PINTANEL | |||
| ÉVERTON FELIPE KAIZER |