Nome do Projeto
NUPEEC Neonatos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 01/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A produção de ruminantes compreende uma série de etapas produtivas as quais estão diretamente interligadas, e falhas de manejo em alguma das etapas de criação irão, certamente, resultar em prejuízos econômicos. Dentre todas as fases do processo produtivo, a criação dos neonatos apresenta elevada importância. Os desafios durante a fase neonatal são imensos, e demandam de mudanças extremas para que o neonato seja capaz de se adaptar às condições extra-uterinas. Inicialmente recebendo nutrição e gases via cordão umbilical, com o processo do parto o rompimento desta estrutura força o animal a assumir o controle de suas trocas gasosas, a controlar a eliminação de seus próprios excrementos, controlar sua temperatura e seu fluxo sanguíneo, combater agentes infecciosos que porventura estejam presentes no ambiente em que foi inserido, e ainda força a procurar por alimento.
Por todos estes desafios durante este período, os índices de óbitos são relevantes. Estima-se que no Brasil as taxas de mortalidade de bezerras leiteiras até os primeiros 30 dias de vida oscile entre 10-20%. Para os ovinos, taxas de mortalidade ao redor de 10% são comuns em todo o mundo, e a maioria dessas mortes ocorre durante o período neonatal, dentro de 1 a 3 dias de nascimento. Assim, dada a enorme importância que a saúde dos neonatos representa na produção animal, seja de bovinos ou de ovinos, e devido aos enormes desafios que ainda precisam ser superados nesta área de conhecimento, propomos a
criação de um projeto de ensino com foco em tópicos diretamente relacionados a saúde dos neonatos.
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto é contribuir para o aperfeiçoamento dos acadêmicos de Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas afins em temas relacionados a neonatologia de ruminantes (fisiologia e manejo de neonatos). Os alunos terão a possibilidade de ampliar os conhecimentos previamente recebidos em sala de aula através do desenvolvimento de atividades nas propriedades rurais da região, atividades realizadas no Centro Agropecuário da Palma/UFPel, bem como realizadas no Hospital de Clínicas Veterinária/UFPel.
Justificativa
Necessidade de aprimorar/aprofundar temas vistos em sala de aula e proporcionar aos alunos uma gama de vivências práticas, seja na fazenda-escola (Centro Agropecuário da Palma) ou propriedades privadas, de forma a prepará-los para o mercado de trabalho, com atuação em Bovinocultura e Ovinocultura, com ênfase especial na criação eficiente de neonatos, contribuindo com estes sistemas de produção.
Ainda, é necessário proporcionar aos alunos a prática de confecção de materiais didáticos e palestras para acadêmicos, produtores e técnicos, de forma a aumentar a abrangência do conhecimento sobre neonatologia nos mais variados setores.
Ainda, é necessário proporcionar aos alunos a prática de confecção de materiais didáticos e palestras para acadêmicos, produtores e técnicos, de forma a aumentar a abrangência do conhecimento sobre neonatologia nos mais variados setores.
Metodologia
As atividades realizadas terão frequência mensal, podendo ser realizadas no Campus ou nas fazendas
parceiras.
O planejamento das tarefas será realizado e organizado pelos professores responsáveis, em colaboração
com os bolsistas e a equipe responsável pelo andamento e desenvolvimento das atividades, entre as
quais estão incluídas a organização e elaboração de materiais didáticos, manutenção e organização de
instalações e equipamentos, manejo dos animais, levantamento bibliográfico para a fundamentação
teórica das atividades, preparação e realização de oficinas e/ou minicursos, entre outros.
Periodicamente os graduandos apresentarão seminários aos integrantes do projeto, abordando temas
importantes em Neonatologia, como:
• Cuidados pré-parto
• Cuidados com o recém-nascido
• Sistemas de criação
• Manejo nutricional de neonatos
• Manejo sanitário de neonatos
• Doenças neonatais em bovinos
• Doenças neonatais em ovinos
• Cuidados intensivos em neonatologia de ruminantes
• Acompanhamento da performance de bezerros e cordeiros
Após as discussões em cada seminário, os temas serão abordados na prática em propriedades
particulares, no Hospital de Clínicas Veterinária ou no Centro Agropecuário da Palma.
parceiras.
O planejamento das tarefas será realizado e organizado pelos professores responsáveis, em colaboração
com os bolsistas e a equipe responsável pelo andamento e desenvolvimento das atividades, entre as
quais estão incluídas a organização e elaboração de materiais didáticos, manutenção e organização de
instalações e equipamentos, manejo dos animais, levantamento bibliográfico para a fundamentação
teórica das atividades, preparação e realização de oficinas e/ou minicursos, entre outros.
Periodicamente os graduandos apresentarão seminários aos integrantes do projeto, abordando temas
importantes em Neonatologia, como:
• Cuidados pré-parto
• Cuidados com o recém-nascido
• Sistemas de criação
• Manejo nutricional de neonatos
• Manejo sanitário de neonatos
• Doenças neonatais em bovinos
• Doenças neonatais em ovinos
• Cuidados intensivos em neonatologia de ruminantes
• Acompanhamento da performance de bezerros e cordeiros
Após as discussões em cada seminário, os temas serão abordados na prática em propriedades
particulares, no Hospital de Clínicas Veterinária ou no Centro Agropecuário da Palma.
Indicadores, Metas e Resultados
Possibilitar o aperfeiçoamento de pelo menos 200 alunos de graduação, para que assim sintam-se seguros para trabalhar com neonatologia de ruminantes no campo (se assim optarem);
Desenvolver técnicas que levarão a uma melhora do processo de criação dos recém nascidos, e consequentemente, maior lucratividade dos sistemas produtivos;
Realizar pelo menos um evento de ensino ligado à área de neonatologia a cada ano de projeto;
Produção de cartilha de orientações sobre a criação e cuidados com os neonatos, sendo desenvolvida ao longo do projeto e distribuída entre produtores e técnicos;
Produção de um livro sobre neonatologia, o qual irá compilar também experiências vividas ao longo do
projeto;
Promoção de melhorias no processo de produção de bezerros e cordeiros, refletindo em melhores índices produtivos e, consequentemente, menores perdas econômicas.
Desenvolver técnicas que levarão a uma melhora do processo de criação dos recém nascidos, e consequentemente, maior lucratividade dos sistemas produtivos;
Realizar pelo menos um evento de ensino ligado à área de neonatologia a cada ano de projeto;
Produção de cartilha de orientações sobre a criação e cuidados com os neonatos, sendo desenvolvida ao longo do projeto e distribuída entre produtores e técnicos;
Produção de um livro sobre neonatologia, o qual irá compilar também experiências vividas ao longo do
projeto;
Promoção de melhorias no processo de produção de bezerros e cordeiros, refletindo em melhores índices produtivos e, consequentemente, menores perdas econômicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE DALLA COSTA DE MATOS | |||
ALEXANDRE MARTINS DE LIMA | |||
ANDREZA EBERSOL DOS ANJOS | |||
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA | |||
BERNARDO DA SILVA MENEZES | |||
CAROLAINE GARCIA DE MATTOS | |||
CASSIO CASSAL BRAUNER | 1 | ||
EDUARDO SCHMITT | 2 | ||
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO | 1 | ||
JOSIANE DE OLIVEIRA FEIJÓ | |||
JULIANO PERES PRIETSCH | |||
LUDGERO REHERMANN LOUREIRO DA SILVA | |||
MARCIO NUNES CORREA | 2 | ||
MARIA AMÉLIA AGNES WEILLER | |||
MILENE LOPES DOS SANTOS | |||
MURYLLO BOTELHO MEDEIROS | |||
NATÁLIA MACHADO RAHAL | |||
VINICIUS DE SOUZA IZQUIERDO | |||
VIVIANE ROHRIG RABASSA | 4 |