Nome do Projeto
Empodere-se!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 09/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este projeto pretende organizar ações interdisciplinares no campo de gênero e diversidade sexual, notadamente no que se refere às mulheres como sujeitos em situação de vulnerabilidade. Frente a conjuntura social vigente, marcada pelos embates morais, a problematização de questões como machismo, feminicídio, violência doméstica, assédio moral e sexual, imagem corporal, autoestima, entre outros, são urgentes. As ações do "Empodere-se!" girarão em torno da viabilização de práticas de empoderamento feminino, por meio de palestras, debates, rodas de conversa, oficinas artístico/culturais, aulas de autodefesa, entre outras, de acordo com as demandas existentes. Poderão participar do projeto mulheres da comunidade interna e externa da UFPel e contará com o apoio do NUGEN-Núcleo de Gênero e diversidade sexual.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é organizar ações no campo de gênero e diversidade sexual, notadamente no que se refere às mulheres como sujeitos em situação de vulnerabilidade, em atendimento às pautas feministas, quais sejam, a violência doméstica, o feminicídio, combate ao machismo, assédio sexual e moral, por meio práticas integradoras e educativas de empoderamento feminino.

Justificativa

Este projeto justifica-se considerando a intensificação da figura vulnerável da mulher na sociedade hodierna, dada a situação socioeconômica no patriarcado capitalista. A inferiorização e a submissão da figura feminina resulta de uma cultura machista que interdita e objetifica mulheres. Para Hooks (2019), o feminismo, como um movimento de luta contra o sexismo e a opressão de mulheres, precisa refletir acerca da educação feminista e sua importância para todas as pessoas. A autora defende práticas de compartilhamento do conhecimento feminista como forma de empoderamento de mulheres, além da educação do homem para reflexão de nossas pautas. Segundo Ferreira e Casagrande (2019), o Brasil está na 5ª colocação no ranking mundial em morte de mulheres, sendo o país com os maiores índices de homicídios de gênero do mundo. Nesse sentido, o empoderamento feminino, como uma expressão atrelada à ideia de poder, tanto para os movimentos sociais como para a teoria das ciências sociais (LEÓN, 2011), é capaz de transformar a consciência própria e interpretar a realidade em que nos movemos. Logo, considerando a importância que a extensão universitária tem visibilizado à instituição perante a sociedade por meio da atuação direta com as pessoas, esse projeto propõe-se contribuir com a comunidade por meio de ações educativas interdisciplinar, a partir da intervenção de acadêmicos/as em processos de formação, com vistas a fomentar experiências formativas para a construção de uma racionalidade menos desigual entre homens e mulheres e para o fortalecimento de ações em prol do empoderamento feminino.

Metodologia

Sua realização pretende o cumprimento das seguintes demandas: encontros quinzenais para discussões teórico-práticas vinculadas ao grupo de pesquisa COR-DI-DANÇA e ao NUGEN, levantamento, sistematização e planejamento das ações encontros semanais junto à comunidade registro e divulgação das atividades e avaliação das atividades para a elaboração de relatório final.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a participação da comunidade externa de diferentes faixas etárias;
Oferta de atividades diversas, tais como rodas de conversas, oficinas de práticas corporais e artístico-culturais, palestras;
Participação de estudantes de Educação Física, Antropologia, entre outros, conforme demanda de acadêmicos/as interessados/as em participar das ações, compondo a comunidade acadêmica;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO FERREIRA FREITAS
CRISTOPHER DE SOUZA RODRIGUES
EDUARDO MERINO6
ELIANE REGINA CRESTANI TORTOLA16
ELIANE RIBEIRO PARDO8
EVELYN VITÓRIA MARINS MACHADO
IASMIM LEGUISSANO DOS SANTOS
JESSICA URRUTIA PEREIRA
KARLA PRUDENTE MOSQUEIRA
LOREN ALVAREZ NUNES
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA
MARIELDA BARCELLOS MEDEIROS
NADINE MACIEL MADRUGA
PRISCILA LOPES CARDOZO8
SYLVIA VENSKE MACEDO

Página gerada em 23/04/2024 10:49:57 (consulta levou 0.177190s)