Nome do Projeto
Empodere-se!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 09/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este projeto pretende organizar ações interdisciplinares no campo de gênero e diversidade sexual, notadamente no que se refere às mulheres como sujeitos em situação de vulnerabilidade. Frente a conjuntura social vigente, marcada pelos embates morais, a problematização de questões como machismo, feminicídio, violência doméstica, assédio moral e sexual, imagem corporal, autoestima, entre outros, são urgentes. As ações do "Empodere-se!" girarão em torno da viabilização de práticas de empoderamento feminino, por meio de palestras, debates, rodas de conversa, oficinas artístico/culturais, aulas de autodefesa, entre outras, de acordo com as demandas existentes. Poderão participar do projeto mulheres da comunidade interna e externa da UFPel e contará com o apoio do NUGEN-Núcleo de Gênero e diversidade sexual.
Objetivo Geral
O objetivo do projeto é organizar ações no campo de gênero e diversidade sexual, notadamente no que se refere às mulheres como sujeitos em situação de vulnerabilidade, em atendimento às pautas feministas, quais sejam, a violência doméstica, o feminicídio, combate ao machismo, assédio sexual e moral, por meio práticas integradoras e educativas de empoderamento feminino.
Justificativa
Este projeto justifica-se considerando a intensificação da figura vulnerável da mulher na sociedade hodierna, dada a situação socioeconômica no patriarcado capitalista. A inferiorização e a submissão da figura feminina resulta de uma cultura machista que interdita e objetifica mulheres. Para Hooks (2019), o feminismo, como um movimento de luta contra o sexismo e a opressão de mulheres, precisa refletir acerca da educação feminista e sua importância para todas as pessoas. A autora defende práticas de compartilhamento do conhecimento feminista como forma de empoderamento de mulheres, além da educação do homem para reflexão de nossas pautas. Segundo Ferreira e Casagrande (2019), o Brasil está na 5ª colocação no ranking mundial em morte de mulheres, sendo o país com os maiores índices de homicídios de gênero do mundo. Nesse sentido, o empoderamento feminino, como uma expressão atrelada à ideia de poder, tanto para os movimentos sociais como para a teoria das ciências sociais (LEÓN, 2011), é capaz de transformar a consciência própria e interpretar a realidade em que nos movemos. Logo, considerando a importância que a extensão universitária tem visibilizado à instituição perante a sociedade por meio da atuação direta com as pessoas, esse projeto propõe-se contribuir com a comunidade por meio de ações educativas interdisciplinar, a partir da intervenção de acadêmicos/as em processos de formação, com vistas a fomentar experiências formativas para a construção de uma racionalidade menos desigual entre homens e mulheres e para o fortalecimento de ações em prol do empoderamento feminino.
Metodologia
Sua realização pretende o cumprimento das seguintes demandas: encontros quinzenais para discussões teórico-práticas vinculadas ao grupo de pesquisa COR-DI-DANÇA e ao NUGEN, levantamento, sistematização e planejamento das ações encontros semanais junto à comunidade registro e divulgação das atividades e avaliação das atividades para a elaboração de relatório final.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se a participação da comunidade externa de diferentes faixas etárias;
Oferta de atividades diversas, tais como rodas de conversas, oficinas de práticas corporais e artístico-culturais, palestras;
Participação de estudantes de Educação Física, Antropologia, entre outros, conforme demanda de acadêmicos/as interessados/as em participar das ações, compondo a comunidade acadêmica;
Oferta de atividades diversas, tais como rodas de conversas, oficinas de práticas corporais e artístico-culturais, palestras;
Participação de estudantes de Educação Física, Antropologia, entre outros, conforme demanda de acadêmicos/as interessados/as em participar das ações, compondo a comunidade acadêmica;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO FERREIRA FREITAS | |||
CRISTOPHER DE SOUZA RODRIGUES | |||
EDUARDO MERINO | 6 | ||
ELIANE REGINA CRESTANI TORTOLA | 16 | ||
ELIANE RIBEIRO PARDO | 8 | ||
EVELYN VITÓRIA MARINS MACHADO | |||
IASMIM LEGUISSANO DOS SANTOS | |||
JESSICA URRUTIA PEREIRA | |||
KARLA PRUDENTE MOSQUEIRA | |||
LOREN ALVAREZ NUNES | |||
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA | |||
MARIELDA BARCELLOS MEDEIROS | |||
NADINE MACIEL MADRUGA | |||
PRISCILA LOPES CARDOZO | 8 | ||
SYLVIA VENSKE MACEDO |