Nome do Projeto
Oficina de Danças Folclóricas para a Comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
Realização de Oficinas de Danças Folclóricas Gratuitas para a Comunidade de Pelotas e Região.

Objetivo Geral

GERAL: Oferecer oficinas de danças folclóricas para a comunidade de Pelotas e região, despertando o gosto pelo folclore e as culturas populares. ESPECÍFICOS: Fortalecer a presença do folclore nas escolas Estimular
o trabalho pedagógico dos professores com o folclore; Permitir vivências em danças folclóricas menos difundidas; Difundir e oferecer vivências em danças folclóricas junto à comunidade regional; Fortalecer e consolidar as ações do Programa Arte, Inclusão e Cidadania e do Núcleo de Folclore da UFPel.

Justificativa

O folclore vem sendo pauta crescente nas ações da UFPel. Desde 2010, o Núcleo de Folclore da UFPel tem se consolidado como um espaço de produção e difusão de conhecimentos e ações no âmbito do folclore e das culturas populares, percurso esse que gerou a criação do Grupo de Estudos em Folclore, do Festival internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas, da Semana do Folclore, do Grupo de Pesquisa Observatório de Culturas Populares e do Laboratório de Artes Populares Integradas, o convênio entre a UFPel e a IOV Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, entre outros. Tais iniciativas tem gerado uma demanda cada vez maior da comunidade pelotense e regional por atividades que permitam o contato e vivências com astemáticas folclóricas mediadas pelo seu caráter artístico. Fruto desse movimento é que se
configura a justificativa de realização do presente projeto de extensão, como forma de dar conta de parte dessas demandas, de modo a oferecer oficinas de danças folclóricas gratuitas a escolas, envolvendo professores, alunos e comunidade escolar, assim como também outros públicos de Pelotas e região. Tomando por base estes aspectos principais, bem como outros implícitos, consideramos que se justifica a realização do presente projeto.

Metodologia

A metodologia de realização do presente projeto de extensão constará das seguintes etapas, cuja ordem pode ser alterada, conforme necessidade: levantamento e sistematização de demandas; leituras e reflexão teórica; planejamento das oficinas; encontros semanais de organização e avaliação; contatos com locais para agendamento; organização de equipamentos e infraestrutura logística; realização das oficinas de danças folclóricas; registro das atividades; avaliação das atividades; divulgação e gestão das informações do projeto; confecção de relatório final.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se atingir 400 pessoas, entre Comunidade Geral, Comunidade Escolar e Comunidade Universitária. As ações serão realizadas em locais diversos, estimulando a descentralização das atividades de extensão universitária e fomentando a pesquisa e a experimentação prática das danças folclóricas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIDA ALVES OLIVEIRA
BELIZA GONZALES ROCHA
CARMEN ANITA HOFFMANN1
CAROLINA MARTINS PORTELA
CAROLINE RIBEIRO PAZ
CATIA FERNANDES DE CARVALHO1
DENISE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS
ISABELA CORRADI VIANNA SIMÕES GOMES
JACIARA JORGE6
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA1
JÉSSICA OLIVEIRA DE CARVALHO
LUDMILA DE LIMA COUTINHO
NADIA DA CRUZ SENNA1
NAIANE RIBEIRO ROSA
NATIELE MEIRELLES MARTINS
RENAN DE VARGAS BRIÃO
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA1
SABRINA MARQUES MANZKE
Thiago Silva de Amorim Jesus2

Página gerada em 27/04/2024 01:50:19 (consulta levou 0.393466s)