Nome do Projeto
Visitação de escolas nos Museus da UFPel - produção de material de apoio
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/04/2020 - 05/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto de ensino trata da produção de material de apoio a ser utilizado por professores na preparação e durante a visita aos Museu da UFPel, buscando oferecer subsídios para que a visita seja agradável, lúdica e pedagógica. No processo de produção destes materiais se oportuniza aos alunos participantes, conhecer outros materiais da mediateca do Laboratório de Ensino de Educação para o Patrimônio, bem como conceber, pesquisar, redigir, executar e avaliar este tipo de material de apoio didático com suas especificidades.

Objetivo Geral

- Proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre, e de desenvolver materiais de apoio didático para professores na visita aos museus, de modo a capacitar os alunos do Curso de Museologia para a produção deste tipo de material que tem características diferenciadas.

Justificativa

O desenvolvimento de materiais de apoio para professores, possibilita que as visitas sejam melhor preparadas e que, subsequente a visita, o trabalho em sala de aula seja mais efetivo e produtivo - centrado no patrimônio cultural e com forte apelo ao senso crítico - possibilitando melhor apropriação dos bens culturais.
O usufruto do bem patrimonial e a criação cultural, decorrentes da relação direta com o patrimônio têm qualidades de inserção cultural e social que são desejáveis e promovem a apropriação desses bens pelos sujeitos que passam por essa experiência. Essa apropriação é buscada no sentido de que ao patrimônio seja atribuído um valor identitário, isto é, quem se apropria passa a percebê-los como parte de sua própria vida e história.

Metodologia

O desenvolvimento do material de apoio será dividido em etapas: em um primeiro momento será revisada a bibliografia sobre ação educativa em museus e sobre o desenvolvimento de materiais de apoio aos professores nos museus.
No segundo momento serão utilizados os materiais da Mediateca do LEP (Laboratório de Educação para o Patrimônio) cartilhas e guias de visitações que compõe o LEP, serão explorados, estudados, e avaliados para desenvolver uma metodologia de construção destes materiais.
No terceiro momento, a pesquisa será nos museus da UFPEL, buscando maiores informações sobre a instituição e após a seleção das informações elas serão apresentadas aos funcionários das instituições para que eles sugiram, modifiquem. Professores de algumas escolas também serão consultados sobre essas informações e em relação ao que eles pensam sobre o que seria importante para qualificar a visita e seu uso posterior em sala de aula.
A última etapa será de construção do protótipo da Cartilha de visita aos Museus da UFPel (material de apoio para professores).

Indicadores, Metas e Resultados

- Ampliação do repertório dos participantes no que se refere a autores, conceitos e materiais educativos e de apoio didático para museus;
- construção de uma metodologia para desenvolvimento de materiais de apoio para professores na visita a museus;
- criação de material de apoio didático para professores
- experimentação e avaliação do protótipo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA RODRIGUES GASTAUD4
CRISTIÉLE SANTOS DE SOUZA
Leandro Freitas Pereira
LÚCIA MARIA TIMM MASKE
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MATHEUS CRUZ1
NICOLLY AYRES DA SILVA
Rafael Teixeira Chaves

Página gerada em 20/04/2024 12:41:40 (consulta levou 0.158397s)