Nome do Projeto
Linguagem & Ensino: desenvolvendo habilidades de editoria e revisão entre alunos e docentes
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/01/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de editoria, revisão e diagramação de textos científicos de linguística e literatura entre alunos e docentes, mantendo a excelência na avaliação da revista Linguagem & Ensino. O projeto oferecerá momentos de aprendizagem aos participantes sobre todo o processo de editoração e de revisão de textos de uma revista científica. Dessa forma, especialmente os alunos do curso de bacharelado em Letras poderão aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso e se preparar para atuar em editoras e preencher essa lacuna da graduação.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades de editoria, revisão e diagramação de textos científicos de linguística e literatura entre alunos e docentes, mantendo a excelência na avaliação da revista Linguagem & Ensino.

Justificativa

A revista Linguagem & Ensino é uma publicação trimestral do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL. Desde 1998, colabora com a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que refletem sobre questões teóricas em literatura, linguística, tradução, literatura e imagem e ensino em Letras. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas. Atualmente, ela pertence ao extrato A1 do sistema Qualis Capes, sendo considerada uma revista de excelência. Este projeto, que terá a participação de alunos, oferecerá momentos de aprendizagem aos participantes sobre todo o processo de editoração e de revisão de textos de uma revista científica. Dessa forma, especialmente os alunos do curso de bacharelado em Letras poderão aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso e se preparar para atuar em editoras e preencher essa lacuna da graduação.

Metodologia

1) Especialmente alunos do curso de Bacharelado em Letras serão convidados a participar do projeto.
2) O grupo se reunirá para estudar técnicas de revisão, diagramação e editoração, a fim de atingir os objetivos. Serão estudadas as normas da ABNT (ABNT, 2018a; 2018b), técnicas de revisão (por exemplo, OLIVEIRA, 2016), os critérios da coleção Scielo (SCIELO, 2017) e estrutura de resumos em inglês. Nas reuniões, também serão distribuídas tarefas entre os integrantes, relacionadas à revisão, diagramação e editoração.
3) O grupo elaborará roteiros/templates de artigos e resumos, para facilitar a escrita e a leitura.
4) O grupo preparará uma oficina sobre escrita acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos desenvolver habilidades de professores e alunos sobre todo o processo que envolve a publicação de artigos na revista Linguagem & Ensino. Dessa forma, podemos aprimorar os processos de editoração, revisão e diagramação da revista, visando à manutenção da avaliação como excelente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
BARBARA DENISE XAVIER DA COSTA
BERNARDO KOLLING LIMBERGER4
BRENDA DA SILVA NAPARO
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA
ELISA MARCHIORO STUMPF
GABRIEL PLACIDO CAMPOS
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA
HELANO JADER CAVALCANTE RIBEIRO2
JENIFFER ABREU RITTA
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA
LISIÂNI COELHO
LUANA DURANTE OLIVEIRA
LUENE DA SILVA RODEGHIERO
Lauren Andrade Vieira
NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA
TAIS BOPP DA SILVA
TALITA SANTOS PANTALEÃO DA SILVA
THOMAS DE JULIO

Página gerada em 24/04/2024 01:49:50 (consulta levou 0.236292s)