Nome do Projeto
SULDESIGN ESTÚDIO: LABORATÓRIO DESIGN GRÁFICO E DIGITAL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/02/2020 - 20/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Suldesign Estúdio é um laboratório de design vinculado ao colegiado dos cursos de Design da UFPel, o qual oferece aos alunos atividades de ensino de formação complementar no desenvolvimento de projetos aplicados. O laboratório atua exclusivamente no âmbito institucional da UFPEL, ao desenvolver projetos de design voltados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, ou seja, cada nova demanda de projeto de design, uma nova ação é executada por uma equipe de alunos, técnicos e/ou professores específicos.

Objetivo Geral

Oferecer aos alunos dos cursos de Design da UFPel espaço para desenvolvimento de projetos aplicados em situações reais de execução, com acompanhamento especializado de técnicos e de professores do Design, com foco no incremento das atividades práticas e no uso de técnicas de design estudas em sala de aula.

Justificativa

Os alunos dos cursos de Design da UFPel demandam por atividades práticas aplicadas em ambientes reais para treinamento e aperfeiçoamento com foco na futura carreira profissional. O Suldesign Estúdio supre esta periódica demanda dos alunos ao oferecer um espaço de formação complementar e de experiência profissional por meio da execução de projetos reais desenvolvidos para o âmbito institucional da Universidade. O Estúdio incrementa as atividades práticas essenciais ao curso ao abordar situações cotidianas do profissional de design.

Metodologia

A metodologia aplicada para a realização do projeto utiliza de técnicas de design e de gerenciamento divididas em dois níveis: metodologias de projeto para execução das demandas e técnicas de gerenciamento do laboratório, abaixo especificadas:
Metodologias de Projeto:
Como o Suldesign Estúdio objetiva atender diversas demandas do design gráfico e digital, as metodologias de projeto a serem aplicadas dependerão da caracterização de cada demanda atendida. As metodologias a serem aplicadas na execução dos projetos são:

Design Thinking
Método Canvas
Elementos da Interface Gráfica do Usuário

Técnicas de Gerenciamento:
SCRUM
PMBOK
Getting Things Done (GTD)
Avaliação por Competências

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização do projeto, busca-se o intercâmbio acadêmico e profissional entre alunos, técnicos e professores na execução cooperativa de projetos de design. Espera-se capacitar os alunos de design na execução de projetos em sua completude. Deseja-se ainda potencializar a realização de projetos autorais e de inovação tecnológica. O principal impacto esperado é na formação profissional dos alunos participantes ao experimentarem a complexidade do ambiente de agências de design.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA DE MORAES DE SOUZA
ANA JULIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
ANA MARTHA BONAT NOGUEIRA
CAIO SILVERIO DOS SANTOS
CARLOS EDUARDO VETROMILLE BRITO
CASSIA MARIGLIANO
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL2
CILENE ESTOL CARDOSO8
CRISTIANO TAVARES VIEIRA
EDUARDA COELHO BORGES
GABRIEL BORGES CENTENO
GABRIEL FAGUNDES DE ARAUJO
GUILHERME BUENO ALCANTARA
GUILHERME CARVALHO DA ROSA
GUILHERME FRANCK TAVARES4
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS2
LARA CALVETTE DAUNIS
LARISSA DE VARGAS DA SILVA
LARISSA KOCH STRELOW
LAURA BARELA PEREIRA
LISANDREA ROCHA SCHARDOSIM
NADIA MIRANDA LESCHKO12
RODRIGO SEIVALD BESTETTI
RUANN CARLOS MOTA BEZERRA
TOBIAS TESSMANN MULLING

Página gerada em 25/11/2020 06:00:59 (consulta levou 0.174159s)