Nome do Projeto
Museu (Virtual) das Coisas Banais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2020 - 03/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Museu das Coisas Banais foi criado em outubro de 2014 como um projeto de pesquisa vinculado ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. A ideia do projeto surgiu a partir da reflexão sobre o destino das coisas pelas quais temos apreço. Diferente daqueles objetos utilitários que sobrevivem enquanto cumprem sua função, alguns objetos sobrevivem porque tem um valor especial para seus proprietários, independente de sua utilidade prática. O Museu das Coisas Banais foi criado no ciberespaço, ou seja, é um museu virtual, com o objetivo de preservar e compartilhar objetos de pessoas comuns, objetos que chamamos banais, mas que tem grande poder de evocação e mesmo transcendência. O museu foi criado para abordar a problemática desses objetos cotidianos que todos preservamos, que não estão representados nos museus, os quais dificilmente podemos compartilhar para além de nosso círculo íntimo e nosso tempo de vida. Entretanto, mais que pesquisa, o projeto se mostrou com um grande potencial de extensão a medida em que envolve diretamente a comunidade, tanto na doação dos objetos, quanto nas reflexões que essa promove a partir da existência do Museu. Atualmente o MCB vem assumindo cada vez mais claramente sua vocação extensionista, desenvolvendo atividades envolvendo comunidade acadêmica e em geral. O projeto foi cadastrado como extensão e vem sendo desenvolvido com esse caráter desde então.

Objetivo Geral

Tornar o Museu das Coisas Banais um projeto de caráter permanente na UFPEL, por um lado visa possibilitar o envolvimento dos alunos na construção da proposta museológica, contribuindo assim com a formação acadêmica, e, por outro, pretende fomentar a participação da comunidade, por meio da interação no museu virtual.

Justificativa

Historicamente os museus são considerados instituições onde se preservam bens culturais considerados importantes para uma determinada sociedade, que saindo de um circuito econômico ou de uso, passam a compor o acervo dessas instituições adquirindo valor simbólico (Pomian, 1984). Em cada época os homens selecionam entre os mais diversos objetos aqueles que merecem ser preservados atribuindo-lhes algum tipo de valor. Em geral esses bens adquirem o status de relíquias, ou porque foram objetos “produzidos por” ou porque “pertenceram a”. E onde ficam os objetos cotidianos produzidos por mãos anônimas e que não tem mais que o valor afetivo que lhes atribuem seus proprietários? A proposta do Museu das Coisas Banais (MCB) é discutir o objeto como portador de memória, especificamente esses objetos cotidianos, banais (Roche, 2004), presentes na vida diária, muitas vezes como objetos biográficos (Bosi, 1994), mas quase sempre ausentes nos museus. Esses objetos banais tem uma função memorial, de caráter pessoal ligam-se diretamente à noção de pessoa e à constituição da própria identidade através do tempo, acrescentando significado e incorporando ao objeto as marcas desse tempo que transcorre, pessoas desprovidas de objetos pessoais significativos sob o ponto de vista afetivo e temporal demonstram uma ausência de traços que as autodefinam (Bezerra, 2014). Ainda é possível pensar, conforme (Gonçalves, 2007, p. 10) que os objetos influem secretamente na vida de cada um de nós. Perceber e reconhecer esse fato pode trazer novas perspectivas sobre os processos pelos quais definimos, estabilizamos ou questionamos nossas memórias e identidades.
Trazer essas reflexões para o mundo virtual, através de um Museu de objetos banais, permite ampliar essa reflexão junto ao público, e ao mesmo tempo tornar o Museu uma instituição mais acessível. Também contribui no sentido de pensar os objetos (e coleções) no universo digital.

Metodologia

Partindo de uma ideia experimental o projeto visa discutir os objetos banais como portadores de memória e passíveis de tornarem-se objetos museológicos, conforme exposto. Embora a ideia seja a criação de um museu de forma experimental, todos os labores de uma instituição museal serão seguidos. Assim, para o museu virtual se estabelecerá uma missão, uma política de aquisição, documentação do acervo, pesquisa do acervo, comunicação do acervo, ou seja, será empregada a metodologia museológica em todas as fases do processo e essa, bem como as discussões conceituais serão elaboradas na própria pesquisa – parte dessas etapas já cumpridas e ou em execução.
A base de toda a discussão será os objetos como portadores de memória. A comunidade será chamada a participar através da doação de acervos e discussão sobre os valores dos objetos.
O projeto inicialmente foi desenvolvido na página web da UFpel: http://wp.ufpel.edu.br/museudascoisasbanais/. Por questões de suporte migrou para um endereço próprio: www.museudascoisasbanais.com.br. No período precedente de desenvolvimento do projeto o site foi totalmente reformulado e vem sendo alimentado com as informações pré-existentes.
O MCB como público alvo toda a comunidade que participa do mundo virtual, além de um publico local especifico, voltado a comunidade pelotense e comunidade acadêmica. A participação da comunidade se dará por meio de doações de acervos e histórias que serão empreendidas por meio de CAMPANHAS NAS REDES SOCIAIS e SITE DO MUSEU. Além da participação em atividades específicas a serem desenvolvidas pelo Museu e em conjunto com a Rede de Museus da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Como a proposta tem uma metodologia participativa, pretende-se continuar estimulando o interesse por parte dos discentes envolvidos e ao mesmo tempo possibilitar o envolvimento dos acadêmicos na criação de um projeto e não somente em sua execução. A colocação em prática do projeto através do planejamento da criação do museu virtual apresentará aos acadêmicos situações práticas de trabalho e desafios, proporcionando a oportunidade de resolver problemas semelhantes aos que encontrarão na vida profissional. A criação e manutenção de um museu virtual, além de estimular a utilização de recursos tecnológicos cada vez mais presentes na área, permitirá a divulgação do projeto, o que representa um retorno para a comunidade envolvida (“doadores” de acervos e memórias), bem como para a comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Joana Schneider
Juliane Conceição Primon Serres4
LEONARDO MONTEIRO ALVES
NICOLLY AYRES DA SILVA
Nara Regina Farias Avila
RAFAEL DE SOUSA NASCIMENTO
RAFAELLA PETRUCCI ALVETTI
RONNEY BRUNO DA SILVA CORRÊA
Rafael Teixeira Chaves

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