Nome do Projeto
Bioquímica nossa de cada dia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/04/2020 - 09/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A disciplina de Bioquímica é oferecida normalmente nos primeiros semestres dos diversos cursos de graduação nas áreas de saúde e ciências biológicas. Desta forma o aluno ingressante ainda não possui maturidade suficiente para agregar conhecimentos tão complexos aos seus saberes prévios. Alguns estudos já relatam que a Bioquímica vem sendo apontada por alunos de graduação como uma disciplina de nível complexo e de difícil assimilação (PINHEIRO et al, 2009; YOKAICHIYA et al.2004). Uma vez que a disciplina trabalha conceitos complexos que muitas vezes, mesmo com o recurso de utilização de atividades práticas, que facilitam a transposição de conhecimentos, não são suficientes para despertar no aluno a interrelação entre a teoria e a prática profissional, bem como relacionar ao cotidiano do mesmo. Dados da literatura têm demonstrado que muitos alunos e profissionais não sabem vincular os tópicos de Bioquímica à sua realidade profissional (PINHEIRO et al., 2009; FERNANDES, 2003 ; MONERAT e ROCHA, 2015; OLIVEIRA et al., 2007). Devido a organização curricular de cada curso, as disciplinas básicas acabam por ter função de ministrar os conteúdos que apenas mais tarde irão ser significativos para a formação tecnicista dentro de cada área. O objetivo do presente projeto é proporcionar um ambiente de troca de experiências entre os alunos de diferentes cursos de graduação e professores. Para tanto será realizado um encontro semanal em horário previamente agendado no início de cada semestre entre professores e alunos. Nestes encontros serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de bioquímica aplicada nos diversos cursos de graduação, bem como a relação entre os conteúdos de bioquímica com o cotidiano. Além disso, poderão ser elaboradas e discutidas em conjunto algumas estratégias e formas diferenciadas para abordagem de tais conteúdos.

Objetivo Geral

Proporcionar um ambiente de troca de experiências entre os alunos de diferentes cursos de graduação e professores.

Justificativa

Atualmente existe uma dificuldade de integração dos conhecimentos aprendidos na graduação com a prática profissional e acadêmica. Disciplinas básicas geralmente alocadas nos semestres iniciais dos cursos, não possuem integração com a prática profissional. Sabe-se que para que o conhecimento seja realmente aprendido pelos alunos é preciso que este tenha um significado. Além disso, em algumas áreas do conhecimento existe um afastamento entre a ciência produzida nos ambientes acadêmicos de pesquisa e a divulgação e aplicação dos mesmos na graduação. Desta forma torna-se necessária a criação de espaços que estimulem a discussão de temas multidisciplinares relacionados com a prática acadêmica e profissional. Este tipo de ambiente estimulará a discussão dos achados de pesquisa acadêmica e sua aplicação no cotidiano, ou sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Tal ação permitirá a ressignificação dos conhecimentos aprendidos na bioquímica e sua relevância com a prática profissional.

Metodologia

O grupo de estudo será composto por alunos de graduação preferencialmente de diferentes cursos da UFPel e se possível de diferentes semestres possibilitando a multidisciplinariedade estimulando um ambiente de trocas rico. Além disso, poderão fazer parte do grupo alunos de pós graduação da UFPel se houver interesse. Além da presença de pelo menos dois professores responsáveis pelo grupo e pela organização do mesmo.
Serão realizados encontros semanais de duas horas de duração em horário previamente agendado no início de cada semestre. Para agendamento dos horários serão levados em conta horários livres e disponíveis dos alunos e professores com intuito de não entrar em conflito com as demais atividades acadêmicas dos mesmos.
Em cada encontro serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de bioquímica aplicada nos diversos cursos de graduação. A metodologia adotada será flexível. Serão adotadas diferentes formas didático-pedagógicas:
1) Os alunos poderão ser divididos em pequenos grupos de discussão, para posterior discussão com o grupo maior.
2) Por meio de sorteio os alunos serão responsáveis pela leitura e apresentação individual de um artigo ao grupo.
3) Será escolhido um artigo para que todos leiam para posterior discussão com o grande grupo em conjunto.
4) Os alunos irão aplicar o método científico buscando auxiliar no desenvolvimento de ferramentas para melhorar a aplicação e contextualização da bioquímica ao longo do curso.
Durante a leitura e discussão dos artigos será estimulada a visão crítica do aluno questionando as metodologias utilizadas pelos pesquisadores, bem como o desenho experimental e análise dos resultados. Além disso, os conhecimentos aprendidos em disciplinas básicas e profissionalizantes serão questionados e estimulados a serem utilizados para auxilio na discussão dos artigos.
Baseado na experiência prévia de cada aluno e sua vivência nos cursos de origem os alunos serão estimulados a aplicar o método científico. Desta forma poderão auxiliar na construção de um método de problematização vinculado aos conhecimentos de bioquímica e sua interrelação com a prática posterior dentro de seus cursos de origem.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final de cada semestre é esperado que os alunos participantes do projeto possam ressignificar a importância da disciplina de bioquímica ao longo de seu curso. A partir disso tenho melhor aproveitamento das demais disciplinas relacionadas.
Espera-se que a troca de saberes entre alunos e professores seja satisfatória e que permita a dialogicidade entre ambos desmistificando conceitos prévios.
Será esperado que a atividade em conjunto viabilize a elaboração de diferentes formas de aprendizados e ferramentas diversificadas para tal.
Os alunos serão estimulados a apresentar em congressos e simpósios corroborando para qualificação da formação profissional dos mesmos.
A cada semestre espera-se que possamos identificar pontos vulneráveis da prática acadêmica e minimizar a distância entre alunos e professores. A partir de um a boa ferramenta de diagnóstico é esperado que os professores possam compreender a vivência dos alunos e estimular um ambiente de aprendizagem mais contextualizado e relacionado à prática profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA6
ALANA COUTO PEREIRA
AMANDA JULIAO DIAS DOS SANTOS
ANA PAULA DA SILVA FERREIRA
ARIANE NORONHA DE MELO
BRUNO SAVIUS SILVEIRA FRANCK
CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI
DEBORAH KAZIMOTO ALVES
DENISE DOS SANTOS COLARES DE OLIVEIRA1
DIOVANA PADILHA BUENO
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP
EDUARDA ANCA WACHHOLZ
EMILLY GABRIELY JAHN
FRANCIELI MORO STEFANELLO
FRANCIÉLLY BECKER LESSA
Fernanda Maria Correa
GIOVANA DUZZO GAMARO26
GIULIA BATISTA DE FREITAS
ISADORA RODRIGUES OLIVEIRA
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA4
JANAINA GONCALVES ALVES
JANAÍNA GONÇALVES TAVARES
JULIA BALSTER SALVADOR SILVEIRA
JULIA LUCAS NEUMANN
Juliana dos Santos Ribeiro
JÚLIA HINSCHINCK
LAURA FREITAS OLIVEIRA
LAURA MARTINS FROES
LUCIANO DO AMARANTE1
LUCIELLY PAES MIGUES RODRIGUES
LUTIELI GARCIA MENDES
MAIARA VARGAS MACIEL
MARCIA PLA BLASCO
MARIA ANTONIA SANTOS FLORES
MARIA PAULA SILVA DO NASCIMENTO
MARIANGELA HEPPE LOPES4
MICKELLEY POGORZELSKI LIMA
MIKAELA SAMARA OLIVEIRA PEIXOTO
NATALIA GONCALVES TAVARES
NICOLAS HARTER STIGGER
PATRICIA FERNANDES SILVA
PAULA PEDROSO DOMINGUES
RAQUEL ALMEIDA LOURO
RICARDO NETTO GOULART
RONALDO FONTES DE PAULA CASTANHO
SARA FERREIRA NUNES
SERGIO ALBERTO RAZERA DE MATOS JUNIOR
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS
TOMAS VERGARA GRABAUSKA

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