Nome do Projeto
Meat sensus
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2020 - 10/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Proporcionar o aprendizado e treinamento de alunos,técnicos e profissionais ligados a área de produção animal - agronegócio. O projeto visa realizar ações para a promoção da segurança alimentar e controle de qualidade, no sentido da valorização de carcaças animais. A tipificação de carcaças precisa obedecer aos critérios de aspectos, composição e acabamento. Assim, pretende-se corrigir desvios de padrões para manter suas características aceitáveis, conforme especificação da legislação. Para tanto, ministrar treinamentos para o sistema de controle de produção serão realizados. Como resultados esperados tem-se o envolvimento de alunos dos cursos da UFPel envolvidos com o setor e assim, seu desenvolvimento acadêmico em práticas extensionistas, com a realização de visitas técnicas e atuação no treinamento que irá proporcionar uma visão ampla sobre métodos de aplicação e coleta de dados em análise sensorial, com interpretação de resultados em acordo com as principais normas de mercado. No projeto, como consequência da atuação de docentes e discentes, se proporcionará a valorização e qualificação.

Objetivo Geral

Obter conhecimento das qualidades qualitativas e quantitativas da carne

Treinamento de profissionais ligados a produção animal;

Treinamento de alunos ligados a disciplina de Avaliação e tipificação de carcaças (disiciplina oferecida ao curso de Zootecnia em caráter obrigatório)

Justificativa

O projeto justifica-se pela necessidade de aprimoramento da mão de obra bem como a apreciação dos alunos em aulas práticas.

Justifica-se também o projeto, devido a carência de um controle para a segurança e controle de avaliações, irá proporcionar a verificação de pontos críticos de controle, para organizar treinamentos no sentido das correções e desta forma garantir maior conscientização no total controle da produção. Desta forma, também proporcionar a valorização e qualificação do setor.

Metodologia

Serão ministrados cursos e também desenvolvidas as atividades práticas da graduação.
Será realizado identificação de pontos fortes e fracos para organização de treinamento/curso. Serão realizadas visitas técnicas ao setor. Para a realização do treinamento/curso será elaborado um manual/livro prático como um material de apoio para assimilação dos conteúdos. Terá o propósito de aperfeiçoamento de discentes, profissionais e técnicos das indústrias que utilização a análise sensorial. O treinamento/curso será dividido em aulas teóricas, práticas e exercícios, abordando as condições necessárias de laboratório, avaliador e amostra, metodologias de cocção de produtos de origem animal, métodos dos testes sensoriais descritivos, discriminativos e afetivos, utilizando as normas da ABNT e ISO.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão medidos através das melhorias obtidas dentro do sistema produtivo, bem como dentro da academia.

Espera-se que com o desenvolvimento destas atividades os profissionais tenham a capacidade de reconhecer o produto de qualidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTIANO HAETINGER HUBNER2
ISABELLA DIAS BARBOSA SILVEIRA5
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO4
LUCAS MADRUGA DE OLIVEIRA
LUIZ FERNANDO MINELLO1
Lara Bonatto Diaz
MABEL MASCARENHAS WIEGAND2
MARCIA AROCHA GULARTE2
NICHOLAS DA SILVEIRA DA SILVA
NIEDI HAX FRANZ ZAUK2
ROBERTA FARIAS SILVEIRA
SABRINA KÖMMLING
TESSALHA PAIM FARIOLI

Página gerada em 23/04/2024 11:36:17 (consulta levou 0.193012s)