Nome do Projeto
Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 01/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A presente pesquisa pretende discutir na obra de Émile Benveniste, em especial nos "Problemas de Linguística Geral I e II", a abertura para um projeto de uma antropologia histórica da linguagem, conforme proposta de Henri Meschonnic, em "Critique du rythme", para quem de Saussure e Benveniste parte uma antropologia histórica da linguagem. Na base dessa discussão está a consideração de que, para Benveniste, a propriedade fundamental da linguagem é a de significar e de que a constituição do homem, da sociedade, da cultura se dá, sempre, via linguagem. Em tal projeto, a noção de antropologia se relaciona ao fato de que o homem está na linguagem, dessa forma, o saber sobre a linguagem também se torna o saber sobre o homem, e a noção de histórica propõe que essa constituição do homem, da sociedade, da cultura se dá no fio do discurso, tomado em sua historicidade radical. Através de tais considerações, esta pesquisa propõe que se promovam reflexões teóricas bem como análises, com vistas a desenvolver tal projeto.

Objetivo Geral

Refletir, teoricamente e através de análises, acerca do projeto de uma antropologia histórica da linguagem, considerando a obra de Émile Benveniste.

Justificativa

A obra de Benveniste vem sendo estudada no Brasil, de forma mais contundente, desde o final da década de 90. Os trabalhos desenvolvidos, no entanto, tomam seu pensamento e sua obra enquanto profícuos para um debate acerca de uma linguistica da enunciação, considerando algumas questões levantadas pelo linguista, a partir de um ponto de vista de uma linguística strictu sensu. Apensar de haver uma abertura da obra de Benveniste, a partir de 2010, ainda há muitos ensaios relativos a como se pode tomar esse pensamento para além daquilo que propôs a linguística da enunciação. A relevância do projeto ora proposto se deve ao fato de que pretende considerar um caminho aberto por Henri Meschonnic e Gérard Dessons e que permite que se investigue a obra do linguista, considerando uma reflexão sobre discurso, que leva a uma interface entre linguística, literatura e tradução.

Metodologia

Para o desenvolvimento deste projeto, pretende-se revisitar as obras Problemas de Linguística Geral I e II, a fim de observar propensões para o desenvolvimento de reflexões tanto teóricas quanto de análises que levem ao desenvolvimento de uma antropologia histórica da linguagem. As leituras propostas serão sustentadas também pelo diálogo com outros teóricos - além de Dessons e Meschonnic - que observaram a propensão para essa abertura, tais como os filósofos Dufour e Agamben.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se expandir essa reflexão e apresentar discussões teóricas e análises que enriqueçam o campo de trabalho em que este projeto se situa.
Pretende-se ainda que este projeto possa servir de guia para a produção de trabalhos de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado. Os resultados alcançados serão apresentados em eventos científicos da área, bem como divulgados em eventos e periódicos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS
ANDREA CRISTIANE KAHMANN
ANDREI GIMENES HARDTKE
ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA
ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA
ANGEL ALVES HILIAN
ANGEL ALVES HILIAN
ANGEL ALVES HILIAN
ANGELICA MACKEDANZ MARON
ANTONELLA ROMINA SAVIA VIDALES
ANTONELLA ROMINA SAVIA VIDALES
ANTONIA DOS REIS BARCELLOS
AROLDO GARCIA DOS ANJOS
Aline Vargas Stawinski
Andréia Luisa Lima Nunes Silva
Augusto Stevanin
BERNARDO KOLLING LIMBERGER
BRENDA ALICE DOS SANTOS DA COSTA
Bianca Czarnobai De Jorge
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO
CAROLINA ALVES PERES
CLARA BONFANTE DE BARROS
Carolina da Silveira Riter
DAIANE NEUMANN7
Daiane de Alvarenga Garcia Afonso
Elisa Devit Ottaran
FRANCINE NUNES DE SOUZA
Fabrício de Saibro
GILSON HARTWIG JUNIOR
GUSTAVO MOMBERGER SCHNEIDER
Gibran Alves Ayub
HELENA CORREA DOMBROSKI
JEAN FRANCHESCO GONCALVES LUNKES
JESSICA VASCONCELOS SALDANHA
JORAMA DE QUADROS STEIN4
Jonatas Silva do Nascimento
Jonatas Silva do Nascimento
Kedilen Dutra da Silva Botelho
LAÍS ALMEIDA DA SILVA SANTO
LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO
LUIZA MÜLLER DA ROSA
Letícia Chrisostomo Bortt Moreira
Luiza Ely Milano
Luiza Ribeiro Meirelles
MATEUS ROCHA CAMARGO
MAURICIO GIORDANO RIBEIRO
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA
Mélany Dias da Silveira
PAOLA OLIVEIRA CAMARGO
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA
ROBERTA REGO RODRIGUES
STEFANO DOS SANTOS MARQUES
SUELEN AIRES BÖETTGE
THAÍSSA GODOI DE SOUZA
Tiago Carrer Silva
gabriela pardo bock

Página gerada em 19/04/2024 15:20:33 (consulta levou 0.200952s)