Nome do Projeto
Investigando o desenvolvimento de habilidades em Matemática em estudantes da Educação Básica
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 30/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto pretende investigar estudantes da Educação Básica, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, que mostrem facilidade no aprendizado de Matemática. Usualmente, a maior parte dos estudantes em uma sala de aula apresentam dificuldades no aprendizado de Matemática, e são para esses alunos que os professores dedicam a maior parte do tempo para auxiliá-los. Muitas vezes os estudantes que apresentam facilidade no aprendizado de Matemática são considerados em condições de administrar o seu aprendizado e não recebem muita atenção dos professores e deixam de ser estimulados a avançarem em seus estudos. Com auxilio das Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios o projeto será divulgado convidando professores de Matemática a indicarem alunos que se destacam em Matemática. Serão convidados esses alunos e seus professores a participarem do projeto de pesquisa. Um site será desenvolvido onde serão oferecidos materiais didáticos aos estudantes para motivá-los a avançar em seus estudos e será analisado o desempenho dos estudantes com o uso dos materiais oferecidos.

Objetivo Geral

Investigar o processo de aprendizagem de estudantes com habilidades no aprendizado em Matemática com a oferta de materiais didáticos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, elaborados pela equipe da pesquisa.
Todo processo será acompanhado pelo professor de Matemática do estudantes que trabalhará em parceria com a equipe do projeto.

Justificativa

Dentro do Mestrado em Educação Matemática temos ouvido relatos de professores da rede pública que apontam alunos com qualidades excepcionais que não podem ser atendidos preferencialmente pela falta de tempo do professor em sala de aula pois precisa auxiliar alunos com dificuldades e com atrasos no aprendizado.

Já foram relatados casos de alunos autistas, meninas em situação de vulnerabilidade social entre outros que apresentam facilidade no aprendizado e que gostam de Matemática mas acabam se desmotivando em sala de aula por passarem o tempo todo esperando que os colegas resolvam exercícios que muitas vezes eles resolvem mentalmente quase instantanemente. Observamos que a internet permite que ofereçamos a esses estudantes, aulas e exercícios personalizados a partir de seus interesses pessoais e das sugestões indicadas por seu professor de Matemática.

Também consideramos que na universidade temos acesso a pesquisa e materiais didáticos que nem sempre estão acessíveis a esses alunos e seus professores. Portanto, pensamos em organizar com os alunos do mestrado, alunos da graduação a seleção e preparação de materiais adequados ao desenvolvimento desses alunos especiais.

Metodologia

A metodologia será desenvolvida como segue:
1) A pesquisa será divulgada por meio das Secretarias Municipal de Pelotas e Estadual de Educação (RS), convidando professores de Matemática a indicar alunos que tenham habilidade no aprendizado de Matemática. O professor que indica o aluno também participará da pesquisa e será seu orientador. Estes serão identificados como professor-participante e aluno-participante da pesquisa. Caso o número de inscrições seja muito elevado, será feita uma seleção de candidatos que seja viável de atendimento pela equipe da pesquisa. Os critérios de seleção neste caso, será atender os alunos mais vulneráveis e que tenham menos acesso às informações.
2) Inicialmente será feita uma entrevista com cada professor e com o aluno indicado para que seja elaborado o perfil do aluno participante: suas necessidades, suas preferências, e se necessita de formação para o uso do ambiente virtual de aprendizagem e outros aplicativos usados para a comunicação. Após as entrevistas será preparado um cronograma com os conteúdos a serem trabalhados ao longo da pesquisa, que será dividido em Módulos, cuja duração dependerá do conteúdo e parecer do professor-participante.
3) Será selecionado para cada dupla de aluno-professor da Educação Básica um aluno dos cursos de Licenciatura em Matemática integral ou Noturno para atuar como tutor da dupla.
4) A partir desta organização os alunos do mestrado do PPGEMAT juntamente com o tutor de cada dupla estudarão materiais didáticos disponíveis na internet tais como: imagens, textos, enigmas, vídeos, jogos que atendam a necessidade de cada aluno-participante. O material primeiramente é apresentado ao professor-participante e depois liberado para o aluno da escola estudar.
Observações:
1) É importante observar, que não é simplesmente a apresentação de problemas e exercícios a serem resolvidos, mas a apresentação da teoria matemática envolvida em cada assunto. A internet tem muitos materiais didáticos disponíveis de excelente qualidade que podem ser apresentados diretamente aos alunos ou usados como ideia inicial para o desenvolvimento de novos materiais pela equipe da pesquisa.
2) O aluno-participante será submetido a um teste ao final de cada módulo, para que se observe seu desenvolvimento com as atividades propostas.
3) As entrevistas e avaliações semestrais serão presencial nas escolas mas todas as demais atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle/UFPel).

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final de cada semestre letivo, será feita uma reunião presencial com o aluno e seu professor para avaliação dos materiais didáticos, metodologia e aprendizado do estudante. Nesta oportunidade:

- será aplicado teste de conhecimentos matemáticos relativos aos conteúdos trabalhados durante o semestre
- será feita uma entrevista com o aluno
- será feita uma entrevista com o professor do aluno.
- será feita uma reunião de autoavaliação com os participantes executores do projeto.

Espera-se que os estudantes investigados melhorem seus conhecimentos, e um dos indicadores será a avaliação de seu professor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAUE DUARTE
DANIELE PEREIRA FERREIRA
ELIANE MACHADO DE MÉLO
JERONIMO MEDINA MADRUGA
ROZANE DA SILVEIRA ALVES2
THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN1
THAISE THUROW SCHAUN

Página gerada em 17/06/2021 14:36:57 (consulta levou 0.099946s)