Nome do Projeto
Genética e Biologia Molecular: construindo saberes por meio da prática
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/04/2020 - 15/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Este projeto tem o objetivo geral de promover a qualificação do ensino de graduação em disciplinas de genética e biologia molecular por meio do desenvolvimento e uso nas disciplinas de atividades lúdicas que promovem a compreensão dos assuntos de aula. Dessa forma, serão elaborados materiais didáticos bem como estratégias de ensino e roteiros de aulas práticas para facilitar a aprendizagem dos discentes nas disciplinas relacionadas.

Objetivo Geral

Este projeto tem o objetivo geral de promover a qualificação do ensino em genética e biologia molecular de disciplinas da UFPel contribuindo com a aprendizagem dos alunos de graduação por meio do desenvolvimento de atividades e construção de estratégias de ensino.

Justificativa

A compreensão de assuntos tratados nas disciplinas de genética e biologia molecular requerem uma alta capacidade de abstração por parte dos alunos. Sabendo que cada indivíduo tem sua própria construção de conhecimento, baseado em experiências, muitas vezes essa capacidade de abstração fica prejudicada. Além disso, e talvez por causa disso, as disciplinas de genética e biologia molecular apresentam uma média de reprovação de 21,47% nos últimos semestres (2019 001 e 02; variando entre 0% até 41,13%). Um outro ponto importante é a desestímulo dos alunos para realizarem atividades de estágios nas áreas envolvendo genética e biologia molecular. Desta forma, aprimorando as atividades em sala de aula, entendemos que auxiliará o processo de aprendizagem dos alunos, estimulando-os e contribuindo para a formação dos discentes desta universidade.

Metodologia

Serão realizadas reuniões entre os coordenadores, servidores e alunos participantes do projeto para delinear as atividades a serem realizadas nas disciplinas de gene´tica e biologia molecular.
Uma vez delineado as atividades a serem desenvolvidas, os alunos participantes do projeto estudarão formas de repassar os conceitos por meio de atividades práticas, ou teórico/práticas; estudando também os assuntos a serem tratados em cada atividade.
Após a compreensão dos conceitos, os alunos participantes do projeto desenvolverão material para serem utilizados nas atividades práticas das disciplinas que tratam de genética e biologia molecular.
Uma vez que as atividades estão montadas, elas serão aplicadas em sala de aula, com a ajuda dos alunos participantes do projeto.
por fim, as atividades serão compiladas e disponibilizadas em um site de amplo acesso aos professores das disciplinas de genética e biologia molecular desta universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores de desempenho e impacto do projeto serão baseados no feedback proporcionado pelos discentes ao realizarem as atividades práticas, além do acompanhamento dos índices de aprovação nas disciplinas relacionadas.
As metas deste projeto são: (i) produzir material para ser utilizado em aula que auxilie a compreensão e fixação dos conceitos em genética e biologia molecular; (ii) disponibilizar o material produzido aos docentes; e, (iii) contribuir com o processo de aprendizagem discente
Como resultado esperado, este projeto almeja reduzir os índices de reprovação nas disciplinas de gene´tica e biologia molecular; e gerar um site com o conteúdo disponível aos professores e alunos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Adriane Leites Strothmann
BRENDA BARBON FRAGA
BRUNO BARRETO HADLER
DANIELLE DA SILVA BOEIRA
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA1
GABRIELA MEDEIROS FERREIRA
INGRID PAOLA NEVES TUCHTENHAGEN
JOAO GABRIEL MOREIRA DE SOUZA
JULIANA CORDEIRO1
JÚLIA COSTA DE MOURA
MARCOS PIZZATTO DE AZEREDO
MARIA DAS GRACAS RODRIGUES MILLER DA SILVA
MARTIM BRAULIO PERES SILVA
MATHAUS CAMELATTO KRÜGER
MONICA LANER BLAUTH1
RODRIGO DOMINGUES REIS
VINICIO DA SILVA MARTINS JÚNIOR

Página gerada em 26/04/2024 17:22:18 (consulta levou 0.170392s)