Nome do Projeto
JAEP - Jornada Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 01/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Um desafio historicamente presente na área de Engenharia de Produção (EP), consiste na aproximação do discente do curso com a realidade, uma vez que, uma série de elementos apresentam limitações importantes de simulação em laboratórios. Estes desafios são muitas vezes contornados por ações de caráter extensionista, onde a interação entre comunidade local e universidade permitem ganhos mútuos em termos de aprendizado, desenvolvimento social e profissional. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo principal a realização da 1ª. JAEP (1ª. Jornada Acadêmica da Engenharia de Produção). Para tanto, são apresentadas uma série de ações de extensão que serão realizadas com maior ênfase no ano de 2020 e serão replicadas ou melhoradas no ano de 2021/22. As ações prevista na Jornada contemplada no presente projeto envolvem: jogos empresariais, desafios e soluções em EP, visitas técnicas, palestras, workshops e uma feira de ideias, nas quais se buscará a aproximação da universidade com a comunidade local, em contexto extensionista.

Objetivo Geral

O principal objetivo do presente projeto consiste na realização da 1a. JAEP (1a. Jornada Acadêmica da Engenharia de Produção).

Justificativa

Um desafio historicamente presente na área de Engenharia de Produção (EP) consiste na aproximação do discente do curso com a realidade. O principal motivo reside no fato de que esta área de conhecimento envolve ambientes e cenários de negócio muitas vezes difíceis de serem simulados em laboratórios. Em contrapartida, é essencial que seja disponibilizado aos discentes dos curso de EP condições para que estes absorvam os conhecimentos e competências necessários para sua atuação no mercado de trabalho. Paralelo a isso, a região onde se insere a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) carece continuamente de recursos que lhe ofereçam perspectivas de desenvolvimento social e tecnológico. Portanto, uma jornada nos moldes do que se apresenta no presente projeto permitirá ao alunos não só do curso de EP, mas até mesmo de cursos correlatos, terem a oportunidade de vivenciar conteúdos, casos exemplares e práticas que lhes oportunizarão uma oportunidade adicional e diferenciada para aquisição de conhecimentos e competências, necessários a sua formação. A comunidade local, por seu turno, poderá experimentar tais vivências através de sua interação com o ambiente universitário.

Metodologia

O presente projeto utilizará do planejamento e execução de trabalho em equipe, as quais deverão culminar em ações como jogos empresariais, desafios e soluções em EP, visitas técnicas, palestras, workshops e uma feira de ideias. Estas ações, por seu turno, contemplarão metodologias específicas, as quais priorização meios para oportunizar a disseminação dos conceitos essenciais da Engenharia de Produção aos alunos deste curso e da UFPel, ao mesmo tempo em que serão oportunizados meios para a comunidade local ora absorver novos conhecimentos por meio de atividades extensionistas, ora fornecer subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito do ambiente universitário, sobretudo no curso de EP.

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais indicadores contemplados no presente projeto serão: o envolvimento do público, obtido pelo controle da participação nas ações e índices de satisfação, a serem obtidos por meio de levantamento junto aos participantes. As metas envolvem a realização de um total de 7 ações, com diferentes níveis de prioridade quanto ao atendimento ao público externo. Cabe considerar que algumas ações precisarão possuir uma ênfase parcial em ensino, de forma a preparar o aluno para sua interação com a comunidade local. Segue as ações: (a) apresentação de desafios e soluções em EP; (b) realização de visitas técnicas; (c) realização de palestras; (d) disponibilização de workshops; (e) realização de uma feira de ideias; e (f) divulgação dos resultados e descobertas do projeto por meio de produção acadêmica. Como principais resultados esperados, é possível citar a maior compreensão dos discentes quanto aos conteúdos passados no curso e a obtenção de produção acadêmica envolvendo relatórios e artigos, a serem divulgados no meios pertinentes. Por parte da comunidade local, é possível supor que esta terá a oportunidade de absorver os principais conceitos e metodologias de tecnologias de produção por meio das vivências previstas no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ4
ALINE SOARES PEREIRA4
EVERTON ANGER CAVALHEIRO13
Evander Barboza Almeida
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN2
LEONARDO ROSA ROHDE5
LISLAINE DOS SANTOS BARBOSA
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ2
LUIZA COUTINHO PEREIRA
LÉON DEVEREAU BORGES
RAFAEL MONTEIRO BOTELHO
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI4
RODRIGO TORRES MORALES

Página gerada em 26/04/2024 21:22:52 (consulta levou 0.197730s)