Nome do Projeto
ESTRUTURAS PARA ARQUITETURA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/05/2020 - 03/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto Unificado “ESTRUTURAS PARA ARQUITETURA”, com ênfase, em sua fase inicial, em ações voltadas para o ensino, aborda a produção de material de apoio para os alunos das disciplinas de Projeto de Arquitetura do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb. O presente projeto propõe a criação de material didático sobre Estruturas, abordando desde as peças que compõe os sistemas estruturais até o pré-dimensionamento e detalhamento destes. Será desenvolvido um material didático que auxilie no desenvolvimento da parte estrutural dos projetos arquitetônicos, com o objetivo de complementar os modelos vistos em sala de aula e servir como referência para o dimensionamento destes.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Projeto Unificado “ESTRUTURAS PARA ARQUITETURA” é produzir material didático voltado ao ensino de Estruturas, unindo conhecimentos das áreas de Tecnologia da Construção, Resistência dos Materiais, Concreto Armado, Estruturas de Aço, de Madeira ou de materiais alternativos, e Projeto de Arquitetura

Justificativa

O ensino e o aprendizado dos conteúdos das disciplinas da área de Sistemas Estruturais possuem uma dinâmica em sala de aula pautada em exercícios de dimensionamento e verificação de peças estruturais. Porém, é impossível, ao longo de um semestre letivo, serem abordadas todas as possibilidades estruturais de um referido método construtivo, como concreto armado ou aço, dentre outros, tornando difícil para o aluno detalhar a estrutura em seus projetos. Desta forma, o material de apoio produzido pelo presente projeto de ensino, pretende facilitar a parte estrutural, auxiliando os alunos nas disciplinas de Projeto de Arquitetura.

Metodologia

- Estudo das peças e sistemas estruturais;
- Análise das propriedades de diferentes materiais utilizados em sistemas estruturais;
- Avaliação dos diferentes métodos construtivos;
- Pré-dimensionamento e detalhamento das peças estruturais comumente utilizadas em cada sistema;
- Elaboração do material de apoio;
- Disponibilização do material para os alunos de curso de Arquitetura e Urbanismo de UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Almeja-se como resultado um material didático de qualidade técnica superior, que qualifique e viabilize o aprimoramento do ensino e aprendizagem dos alunos de curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Espera-se, também, que este material sirva de estímulo aos alunos na busca de maiores conhecimentos sobre a área de Sistemas Estruturais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE RIBEIRO PALIGA1
ANDRE TREMPER MINASI2
ARIELA DA SILVA TORRES1
CHARLEI MARCELO PALIGA1
DANIEL DÂMASO BERTOLDI
FELIPE DO COUTO CAETANO
JÚLIA BONDAN VERAS SPERB
LETICIA RODRIGUES DA CUNHA
MARIA ALICE SOARES SILVERA
MAUREN AURICH4

Página gerada em 20/04/2024 10:42:29 (consulta levou 0.174092s)