Nome do Projeto
Talk Science: divulgação da ciência e da Biotecnologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Talk Science é um evento, resultante de um projeto de ensino vinculado ao Curso de Graduação em Biotecnologia do CDTec da UFPel, inspirado no festival Pint of Science. A primeira edição do evento Talk Science aconteceu em 2018, enquanto que em 2019 foram realizadas mais duas edições. Visando a necessidade da divulgação científica e, a ideia de mostrar como a ciência pode ser interessante, inspiradora e impactante, são planejadas e organizadas as edições deste evento, ao qual tem por objetivo principal levar a ciência para fora da universidade, possibilitando debates de forma mais interativa e em locais mais descontraídos, fugindo de sistemas que convencionalmente a ciência é debatida na comunidade acadêmica. O público alvo são alunos de todos os níveis acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais com interesse na ampla área que abrange a ciência Biotecnologia. Como divulgação serão utilizadas as redes sociais e sites. Para que o evento ocorra são escolhidos pesquisadores e profissionais na área da temática eleita e estes atuaram como mediadores da discussão promovida com o público participante. Nos eventos que já foram realizados, as avaliações arrecadadas foram extremamente positivas, o que motiva os organizadores manter o formato proposto e a qualidade dos debates promovidos.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto com ênfase em ensino consiste na oportunidade dos discentes planejarem, organizarem e executarem eventos de divulgação científica de uma forma mais acessível, interativa dentro da comunidade acadêmica e ainda fora do ambiente convencional da universidade. E ainda como objetivos específicos destaca-se o fato do evento divulgar a Biotecnologia, debater assuntos de interesse científico e promover a aproximação e interação entre a comunidade acadêmica com interesse em biotecnologia.

Justificativa

Avanços científicos referentes à pesquisa em Biotecnologia, têm sido alcançados através de conhecimentos que proporcionam melhorias significativas, tanto na qualidade de vida do homem, como na exploração sustentável dos recursos naturais ou ainda através da geração de novas alternativas tecnológicas para diferentes áreas. Atualmente, o impacto da Biotecnologia na sociedade ocorre de forma irreversível, uma vez que as ferramentas e produtos desenvolvidos por biotecnologistas podem ser aplicados em diversos ramos. Neste contexto destaca-se a importância de desenvolver projetos visando o intercâmbio de conhecimentos entre e dentre a academia e na população, divulgando a Biotecnologia e favorecendo que um fluxo de informações, desta forma ideias e oportunidades se estabelecem. Nesse contexto, com a intenção de divulgar a ciência, surge o Talk Science, cujo objetivo é a discussão e difusão da ciência de uma maneira informal e descontraída, em uma linguagem e local acessível.

Metodologia

Para definição do planejamento, organização e execução do evento serão realizadas reuniões sistemáticas entre as docentes e os discentes da comissão organizadora. Durante as reuniões, serão levantadas diferentes sugestões e hipóteses acerca do tema abordado nas diferentes edições do evento, escolha dos palestrantes, local de realização, estratégias de divulgação, logística de execução e posterior sistema de avaliação da opinião dos participantes do evento. Para atingir o público alvo, alunos de todos os níveis acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais com interesse na ampla área que abrange a ciência Biotecnologia, será utilizado o meio digital para divulgação, através das redes sociais e sites da G-Biotec, PPGB, CDTec e UFPel. E para avaliação das diferentes edições do evento será elaborado um formulário específico a fim de auxiliar a comissão organizadora a melhorar nas edições subsequentes.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto de ensino Talk Science pretende abranger um número expressivo de participantes da esfera acadêmica, de 150 a 200 pessoas em cada uma de suas edições. Serão realizadas ao longo do ano duas edições do evento, uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2020. Além de divulgar a fronteira do conhecimento de biotecnologia, este projeto pretende proporcionar a oportunidade dos discentes adquirirem conhecimento técnico/científico, promover crescimento profissional, capacitar para o trabalho em equipe e ainda contribuírem com a popularização científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON SINOTT CARVALHO
ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE FREITAS
LUIZ FILIPE BASTOS MENDES
MARIANA HÄRTER REMIÃO
PATRÍCIA SILVA DIAZ10
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON14
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN10
TIFFANY THUROW BUNDE
VANESSA GALLI12

Página gerada em 29/03/2024 03:48:20 (consulta levou 0.369545s)