Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Neurociência (LANEuro-UFPel)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/05/2020 - 15/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Uma liga acadêmica de medicina é uma entidade civil, cientifica, livre e sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade da instituição de ensino que a abriga, que visa complementar a formação acadêmica em uma área específica do campo do conhecimento, por meio de atividades que atendam aos princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. A Liga Acadêmica de Neurociência (LANEuro-UFPel ) agregará acadêmicos, independente dos cursos de origem, dedicados ao estudo e à compreensão do funcionamento do sistema nervoso, tanto em humanos quanto em modelos animais, sendo que o conhecimento adquirido incentivará a promoção da saúde, e contribuirá para uma dinamização do processo de ensino-aprendizagem. Aproximando o acadêmico da vivencia profissional e da sociedade em geral.

Objetivo Geral

A Liga Acadêmica de Neurociência tem como objetivo geral contribuir na formação do profissional da saúde e das ciências biológicas durante o curso de graduação, aperfeiçoando suas habilidades e suas atitudes, buscando uma formação científica, humanística e ética.

Justificativa

A neurociência compreende o estudo das ações do sistema nervoso sobre as funções: vegetativas (alimentação e digestão, circulação, respiração, homeostase, temperatura); sensoriais; motoras, reprodutoras,os mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação, entre outros. É um campo de conhecimento interdisciplinar congregando diversos profissionais das áreas de medicina, nutrição, enfermagem, biologia, fisioterapia, terapia ocupacional, matemática, física, biologia, psicologia, filosofia, antropologia e artes que buscam compreender os mecanismos das emoções, pensamentos e ações, doenças e loucuras, aprendizado e esquecimento, sonhos e imaginação,fenômenos que nos definem e constituem. A neurociência está em grande expansão, e muitos consideram que no século 21 grandes conquistas da humanidade estarão dirigidas para a compreensão das funções neurais
humanas. Este grande interesse em neurociência propicia tanto para o aprimoramento acadêmico-cientifico como para a reproduções de noticias pseudo-cientificas, contribuindo para equívocos tanto na comunidade acadêmica como na comunidade em geral. Deste modo, torna-se importante o incentivo ao aprimoramento do conhecimento acadêmico na área de neurociência em seus mais diversos campos de saberes como a divulgação das informações cientificas corretas para a população em geral. Este projeto visar promover o aprendizado, a construção e a reprodução neurocientífica tanto para a comunidade acadêmica como para a população em geral.

Metodologia

O ingresso na LANEuro-UFPel será realizado por meio de prova escrita e entrevista, com bibliografia a definir. A liga será composta da Diretoria Geral (presidente, vice-presidente, secretario, tesoureiro), acadêmicos do curso de Medicina, conforme determinação da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas (ABLAM). Além destes, comporão a liga docentes organizadores/orientadores; acadêmicos dos mais diversos cursos da UFPel, os membros colaboradores e os membros convidados como palestrantes. As reuniões ocorrerão semanalmente, com duração de no minimo uma hora em local e hora a definir.

As atividades serão:
Apresentação de capitulo de livros e artigos científicos de neurociências; discussões de casos clínicos; orientações de atividades pelos orientadores docentes; elaboração de trabalhos técnico-científicos, elaboração de processos didáticos, elaboração de jornadas simpósios, elaboração de intervenção na comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolver aprendizagem critica e científica, melhorando o processo de aprendizagem.
Aprofundar o conhecimento em neurociências e desenvolver novos conhecimentos nesta área através da pesquisa.
Aprender a trabalhar em equipes multidisciplinares.
Desenvolver habilidades de transmitir o conhecimento para a comunidade em geral.
Promover a divulgação cientifica através de atividades de extensão.
Dinamização do processo de ensino-aprendizagem
Integrar as diversas Instituições relacionadas à área de Saúde e Ciências Biológicas visando o desenvolvimento conjuntamente aos aspectos técnico e científico.
Proporcionar aos integrantes da LANEuro-UFPel a oportunidade de desenvolverem trabalhos científicos relacionados
à neurociência os quais contarão com orientação desde a sua elaboração até a publicação.
Contribuir na formação do futuro profissional com habilidades e atitudes humanística e ética.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA10
ANA LUIZA DUARTE PICH
ANDRÉ PERES KOTH
BERTIELLE MISSIO BESSOW
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO
Breno Lopes de Souza Marques
CAROLINE CRESPO DA COSTA3
CAROLINE MELO DE MELO
EDUARDO LINHARES DA SILVA
EDUARDO ZANATTA KAPP
GIOVANA DUZZO GAMARO7
GUSTAVO ISHIKAWA MIYAMOTO
HENRIQUE GEROMEL MENEGHETTI
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA5
JEFERSON ARAUJO DA COSTA
JOSEANE JIMENEZ ROJAS2
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS
JÉSSICA THAMONY CARLOS GONÇALVES
JÚLIA HINSCHINCK
KARINA SHIMADA
LEONARDO AUGUSTO MANTOVI HIGA
LIVIA SARAIVA CARRICONDE
LUIS FELLIPE DE OLIVEIRA MANCO
Laura Coimbra Borba
MARIANGELA HEPPE LOPES2
MURILLO OLIVEIRA HONORIO
MURILO PERTILE CAMPOS
PAULA MARIANE MACEDO GUIMARAES
PAULO GUILHERME MULLER
PEDRO MANZKE GLANZEL
RAFAELA GONCALVES RIBEIRO LUCAS
RAPHAELA CASSOL PICCOLI
RICARDO NETTO GOULART
RONALDO FONTES DE PAULA CASTANHO
SARA FERREIRA NUNES
STEFANIE BENTO MENA
VALTER ANDRE MACHADO MINHO JÚNIOR
VICTOR MELO ISMERIO
WANDERSON SOUZA MACIEL

Página gerada em 04/07/2022 06:46:47 (consulta levou 0.119657s)