Nome do Projeto
Uso de metodologias ativas no ensino de Materno Infantil para a graduação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O uso de metodologias ativas é crescente no ensino superior e considerado uma ferramenta para o processo de ensino aliado ao desenvolvimento de autonomia do acadêmico. A disciplina de Nutrição Materno Infantil na Faculdade de Nutrição tem dois ambientes de ensino: a sala de aula e a prática em serviço (ambulatório). Em ambos os ambientes, existem diferentes propostas a serem desenvolvidas, as quais necessitam de planejamento e avaliação semestral do processo de ensino. O presente projeto tem por objetivo revisar o uso de metodologias ativas no ensino superior, discutir e elaborar atividades para serem aplicadas na disciplina de materno infantil do curso de Nutrição, e avaliar seus resultados. O trabalho será conduzido no formato de grupos de estudos formado pelos 2 docentes responsáveis pela disciplina e alunos de pós-graduação (doutorandos e mestrandos), residentes e graduação que se envolvem nas atividades do ambulatório.

Objetivo Geral

Revisar o uso de metodologias ativas para a graduação e modelos de aplicação para os cursos da área da saúde.

Justificativa

A disciplina de Nutrição Materno Infantil no curso de Nutrição é ofertada semestralmente e está em processo de
transição para o uso pleno de metodologias ativas.
A disciplina é destaque no curso por proporcionar o desenvolvimento de aulas práticas semanais no ambulatório de Nutrição Materno Infantil aliado a aulas teóricas. Diferentes atividades de ensino nestes dois ambientes são
continuamente propostos.
A aplicação de metodologias ativas exige constante estudo e preparo docente, planejamento de atividades e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia

Revisão da literatura de metodologias ativas para o ensino superior. Organizar grupo de estudo com docentes e
discentes. Planejar atividades de ensino baseado em metodologias ativas. Avaliar o processo e resultado das atividades propostas.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é aprimorar o processo de ensino no curso de Nutrição a partir da proposição de atividades baseado em metodologias ativas com a proposição de atividades em que o aluno sinta-se motivado e envolva-se na realização das atividades. Como resultado espera-se o ganho de autonomia e interesse dos alunos nas atividades propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE OLIVEIRA DOS SANTOS MORAES
BETÂNIA BOEIRA SCHEER
BÁRBARA PETER GONÇALVES
EDUARDA SOARES DA SILVA
JULIANA DOS SANTOS VAZ2
LAURA VARGAS HOFFMANN
MANOELA DE AZEVEDO BICHO
REGINA HOBUS
SANDRA COSTA VALLE2

Página gerada em 26/04/2024 05:53:17 (consulta levou 0.140458s)