Nome do Projeto
Uso de metodologias ativas no ensino de Materno Infantil para a graduação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O uso de metodologias ativas é crescente no ensino superior e considerado uma ferramenta para o processo de ensino aliado ao desenvolvimento de autonomia do acadêmico.
A disciplina de Nutrição Materno Infantil na Faculdade de Nutrição tem dois ambientes de ensino: a sala de aula e a prática em serviço (ambulatório). Em ambos os ambientes, existem diferentes propostas a serem desenvolvidas, as quais necessitam de planejamento e avaliação semestral do processo de ensino.
O presente projeto tem por objetivo revisar o uso de metodologias ativas no ensino superior, discutir e elaborar atividades para serem aplicadas na disciplina de materno infantil do curso de Nutrição, e avaliar seus resultados. O trabalho será conduzido no formato de grupos de estudos formado pelos 2 docentes responsáveis pela disciplina e alunos de pós-graduação (doutorandos e mestrandos), residentes e graduação que se envolvem nas atividades do ambulatório.
Objetivo Geral
Revisar o uso de metodologias ativas para a graduação e modelos de aplicação para os cursos da área da saúde.
Justificativa
A disciplina de Nutrição Materno Infantil no curso de Nutrição é ofertada semestralmente e está em processo de
transição para o uso pleno de metodologias ativas.
A disciplina é destaque no curso por proporcionar o desenvolvimento de aulas práticas semanais no ambulatório de Nutrição Materno Infantil aliado a aulas teóricas. Diferentes atividades de ensino nestes dois ambientes são
continuamente propostos.
A aplicação de metodologias ativas exige constante estudo e preparo docente, planejamento de atividades e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
transição para o uso pleno de metodologias ativas.
A disciplina é destaque no curso por proporcionar o desenvolvimento de aulas práticas semanais no ambulatório de Nutrição Materno Infantil aliado a aulas teóricas. Diferentes atividades de ensino nestes dois ambientes são
continuamente propostos.
A aplicação de metodologias ativas exige constante estudo e preparo docente, planejamento de atividades e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia
Revisão da literatura de metodologias ativas para o ensino superior. Organizar grupo de estudo com docentes e
discentes. Planejar atividades de ensino baseado em metodologias ativas. Avaliar o processo e resultado das atividades propostas.
discentes. Planejar atividades de ensino baseado em metodologias ativas. Avaliar o processo e resultado das atividades propostas.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta é aprimorar o processo de ensino no curso de Nutrição a partir da proposição de atividades baseado em metodologias ativas com a proposição de atividades em que o aluno sinta-se motivado e envolva-se na realização das atividades. Como resultado espera-se o ganho de autonomia e interesse dos alunos nas atividades propostas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE OLIVEIRA DOS SANTOS MORAES | |||
BETÂNIA BOEIRA SCHEER | |||
BÁRBARA PETER GONÇALVES | |||
EDUARDA SOARES DA SILVA | |||
JULIANA DOS SANTOS VAZ | 2 | ||
LAURA VARGAS HOFFMANN | |||
MANOELA DE AZEVEDO BICHO | |||
REGINA HOBUS | |||
SANDRA COSTA VALLE | 2 |