Nome do Projeto
Laboratório de Montagem: Equipe de produtores da galeria A SALA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/04/2020 - 19/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto consiste em realizar um trabalho sistemático em produção de exposições realizadas na Galeria de arte A SALA do Centro de Artes da UFPel coordenado pelos professores Kelly Wendt e Clovis Martins Costa. Os acadêmicos participantes contribuem desde o planejamento à execução de eventos que a Galeria organiza, em grande maioria exposições de arte, assim desde o contato com os artistas e curadores fazendo o processo de montagem, planejamento expográfico ate sua divulgação.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Capacitar a formação dos acadêmicos junto ao campo da expografia, montagem e divulgação de exposições.
Objetivo específicos:
Estabelecer o contato dos acadêmicos com artistas e curadores, ampliando seus repertórios e suas redes de trabalho.
Capacitar os acadêmicos para trabalhar a expografia, montagem e desmontagem das exposições despertando interesse com o planejamento do evento, mas principalmente do espaço expositivo.
Capacitar o grupo para realização de projetos de produção cultural que envolva a divulgação e o conceito curatorial, como a produção gráfica de layouts, textos para divulgação, assessoria de impressa e gerenciamento de redes sociais.
Capacitar com o projeto uma interação com o publico, abordagens sócio educativas, como mediações, seminários e conversas com artistas.

Justificativa

Percebe-se a necessidade entre os acadêmicos do curso de Bacharelado em Artes Visuais e do Centro de Artes, de uma forma geral, um aprofundamento na pratica relacionadas a produção de exposições. O projeto com suas atividades procura suprir a carência de disciplinas voltadas a produção artística conjuntamente com a demanda da Galeria A SALA, principalmente em montagem e expografia de trabalhos de arte em espaços expositivos. Os estudantes de Artes Visuais Bacharelado precisam de dessa prática tanto para finalizar suas atividades durante sua formação quanto depois de formados para a sua práticas profissional, agregando experiências em atividades muito exigidas no campo. Ademais, o projeto poderá auxiliar na preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho, sobretudo no âmbito da produção cultural.

Metodologia

Reuniões sistemáticas para o aperfeiçoamento no campo da museografia e produção de exposições. Encontros com artistas, curadores e outros profissionais da área.
Participação dos acadêmicos envolvidos em todas etapas da produção de todos eventos promovidos pela Galeria A SALA, entre eles exposições, conversas com artistas e curadores, e seminários.
Participação necessária de todos envolvidos no gerenciamento do espaço expositivo, bem como sua reserva técnica.

Indicadores, Metas e Resultados

Ampliação do conhecimento entre os acadêmicos na área de arte visuais no campo da produção de exposições de arte complementando as orientações do projeto pedagógico do curso.
Orientar os acadêmicos para experiências profissionais com instituições culturais (museus, galerias, espaços culturais).
Amadurecimento profissional e preparação para o mercado de trabalho com a qualificação dos mesmos para elaboração, planejamento e execuçnao de projetos expositivos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA4
DANIEL YUTA HIGA
DARA DE MORAES BLOIS
DEIVI MOTTA DA SILVA
FELIPE BERNARDES CALDAS
GABRIELA DA COSTA GOMES
GABRIELA KREMER DA MOTTA
GUILHERME TOLEDO FUENTES
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
KELLY WENDT4
LOUISE RITTA SOARES LINDEMANN
MARTHA GOMES DE FREITAS15
NATHALIE DE JESUS CARVALHO
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS16
STELA SOARES KUBIAKI
THAIS ESPINDOLA VIEIRA DA SILVA
URSULA ROSA DA SILVA16
WESLEY PADILHA BLANKE

Página gerada em 24/04/2024 14:41:42 (consulta levou 0.188484s)