Nome do Projeto
Seminários sobre Práticas Alternativas em Alimentação e Nutrição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 02/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A formação em Nutrição se organiza pelo currículo tradicional, conforme as normativas do Ministério da Educação e o perfil do nutricionista a ser formado. A Nutrição tem por foco a interface entre o alimento e o ser humano. A base biologicista é predominante nos currículos, com menos espaços a diversos campos dos saberes igualmente necessários à formação de nutricionista. Na atualidade, a retomada de práticas alimentares milenares vem aumentando na sociedade, como o não consumo de alimentos de origem animal, o uso de alimentos não convencionais e, a aquisição diretamente do produtor agroecológico. As discussões sobre a cultura alimentar e, as inovações no campo alimentar precisam perpassar o âmbito acadêmico. O conhecimento científico aliado às ações populares é elementar no preparo do profissional nutricionista. Sendo que, no currículo tradicional alguns temas não são abordados ou aprofundados, o presente projeto de ensino visa oferecer aos estudantes campo de estudo e diálogo sobre temas da atualidade no campo da alimentação. As atividades se desenvolvem através de seminários dialogados, a partir de publicações científicas, visitas técnicas a produtores e distribuidores de alimentos orgânicos, participação em eventos científicos e, em feiras e eventos da comunidade. Os resultados esperados são de participação efetiva de estudantes, elaboração de informes científicos e, ampliação da compreensão pessoal sobre as práticas alternativas no campo da Alimentação e Nutrição que se apresentam na atualidade.

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes oportunidades de ampliação de conhecimentos a respeito de práticas alimentares não convencionais em nossa sociedade, com ênfase em alimentos orgânicos de base agroecológica.

Justificativa

A Ciência da Nutrição se dedica ao estudo dos alimentos e de componentes nutricionais que, ao serem consumidos contribuem ao crescimento e pleno desenvolvimento dos seres humanos. Essa visão biologicista da relação do homem com os alimentos, que ancora a Nutrição, necessita ultrapassar as fronteiras do conhecimento específico. A aproximação mais fina com os aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos, agronômicos e, também, da própria história da humanidade, contribui para melhor compreensão sobre a realidade alimentar da população brasileira. Quanto maior o leque de saberes associados, mais oportunidades de expressão profissional terá o nutricionista, no âmbito social. A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) envolve diversos critérios, para que seja garantida a oferta alimentícia e o adequado consumo, seguro e saudável. Importante, também, que esteja disponível à população alimentação de valor nutricional diversificado, com garantia de inocuidade, sem a presença de agentes biológicos e químicos que possam comprometer a qualidade alimentar. Segundo Azevedo & Pelicioni (2011), a agroecologia deve ser vista como elemento de promoção da saúde, de sustentabilidade e de segurança alimentar e nutricional. Atualmente, emergem muitas dúvidas sobre a qualidade de alimentos produzidos pela agricultura em nosso país e disponibilizados ao consumo humano. O sentimento de confiança está presente nas relações de produtor/comercializador e consumidor de alimentos orgânicos (TRUNINGER, 2013). As elevadas doses de agrotóxicos utilizados na agricultura e a identificação de resíduos de agroquímicos em quantidades acima de limites toleráveis, são um alerta (GREENPEACE, 2016). Os venenos usados na agricultura colocam em risco a saúde da população, conforme aponta o Relatório da ABRASCO (CARNEIRO et al., 2015). Em contraponto, a produção de alimentos, segundo a Agroecologia, precisa ser cada vez mais ampliada, em atenção ao direito humano à alimentação saudável (AZEVEDO; PELICIONI, 2011). Os alimentos orgânicos são produtos de boa qualidade, pois são frescos e integrais, de valor nutricional equilibrado, menor toxicidade e, com as características organolépticas preservadas (AZEVEDO, 2012). Na atualidade, ampliam-se antigas práticas alimentares, hoje tidas como não tradicionais em nossa cultura alimentar, tais como o vegetarianismo. Também, vem crescendo a adoção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), assunto ainda pouco estudado por nutricionistas (CASEMIRO; VENDRAMIN, 2020). O nutricionista é o profissional da área da saúde formado segundo os princípios da ciência da Nutrição, cuja atuação ocorre em prol da promoção da saúde humana (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS, 2018). A formação em cursos superiores deve se organizar em sintonia com o perfil profissional desejado. O Ministério da Educação norteia para a estrutura curricular dos cursos e, indica as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes (BRASIL, 2001). Após quase duas décadas da publicação das Diretrizes Curriculares houve avanços e retrocessos sociais, que desafiam nutricionistas sobre as questões alimentares e nutricionais da população. Assim, o currículo da Nutrição precisa desenvolver nos estudantes, cada vez mais, o exercício da reflexão, do diálogo, da busca de soluções aos problemas alimentares em sociedade, dentre outros desafios. Lacunas existentes no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na formação do nutricionista, requerem ser resolvidas nos currículos dos cursos (SOARES; AGUIAR, 2010). A participação ativa de estudantes no processo de ensino e aprendizagem é algo positivo, o que confere significado ao que lhes é ensinado (PEDROSO; CUNHA, 2008). O ambiente acadêmico é local próprio para a disseminação de novos conhecimentos científicos e, é preciso avançar em metodologias de ensino inovadoras, que dialoguem sobre a teoria e a prática, estimulando os estudantes à ampliação das possibilidades de atuação como nutricionista, em prol da saúde humana e na garantia de acesso à alimentação saudável pela população.

Metodologia

As atividades presenciais ocorrerão em intervalo quinzenal, para a realização de Seminários a partir de leituras de textos científicos. Há possibilidade de alternância com o modo a distância, via WEB, em momentos em que esta modalidade se fizer apropriada. Haverá outros momentos para redações de textos e resenhas, pesquisas, visitas técnicas e, organização de eventos para a comunidade.
O Projeto estará aberto a atender demandas que surjam no decorrer do período letivo e, se relacionem aos objetivos propostos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados apontam para a participação efetiva de estudantes e a ampla adesão às propostas do Projeto. Que sejam elaborados informes técnicos, ocorra a participação dos estudantes em eventos acadêmicos, como o CEG/UFPel e, que os estudantes manifestem ampliação do conhecimento sobre as práticas alternativas no campo da Alimentação e Nutrição em sociedade e, no momento atual.
O Projeto deverá desenvolver nos participantes o senso crítico e a curiosidade sobre o conhecimento ampliado no campo da Alimentação e Nutrição. O projeto poderá favorecer a retenção escolar.


AVALIAÇÂO do projeto ocorrerá através de:
- Participação ativa nos seminários,
- Assiduidade e frequência;
- Desenvolvimento de resenhas e trabalhos nos prazos indicados
- Participação em visitas, feiras, eventos e outras atividades do projeto
- Manifestação avaliativa no final do período letivo que transcorreu o projeto

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE KERN VILKE
ALICE DE ALMEIDA GOULART
ALICE PALOMBINI GASTAL
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS
ANA BEATRIZ MACIEIRA DE SOUZA
ANA CAROLINE RODRIGUES ALVES
ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA
ANA LUIZA SANDER SCARPARO
ANDRESSA ONARA DOS SANTOS
ANNA BAUMANN BRAGA
BETIELE BADIA
BIANCA CAVALCANTE NUNES PAIVA
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI
BRUNA FERREIRA MARQUES
BRUNA MADRUGA DE OLIVEIRA
CAMILA DA LUZ PINHEIRO COSTA
CAMILA DOS SANTOS CRUZ
CAMILA LAPISCHIES MOREIRA
CAMILA SCHANDER DA ROCHA
CAMILLE MANKE BIERHALS
CECILIA GONZALEZ SARAVIA
CLARA PIEPER DA ROZA
CRISTINA CORREA KAUFMANN4
Cláudia Ambrosi
DEBORA JUNG BONZANINI
DEBORA NASCENTE SCHULLER
DIEGO FRANZEN BLANKENHEIM
EDUARDA DA SILVA LEAL
EDUARDA DALLMANN LOPES PEREIRA
EDUARDA DE LIMA SOUZA
EDUARDA RIBEIRO FONSECA
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA
EMILI DOS SANTOS OLIVEIRA
ERONITA MOREIRA PINTO
FERNANDA VIEIRA DA SILVA
FRANCIÉLLY BECKER LESSA
GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH
GABRIELA ALTMAYER BLANCO
GABRIELA DA ROSA KASTER
GABRIELLE ALONCO FORTES
GABRIELLE DA ROSA CORREA
GABRIELLE DUMER DE OLIVEIRA
ISABELA BRESOLIN RODRIGUES
Ingrid Medeiros Lessa
JAMILE WAYNE FERREIRA
JAMILE WAYNE FERREIRA
JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES
JULIANA DA SILVA COSTA
JULIANA DE FREITAS ROSA DUTRA
JULIANA VARGAS BASTOS
JÚLIA BASILIO DIAS
KAROLINE PORCIUNCULA DA SILVA
KATERIN MILENA GALLEGOS SOSA
LARISSA DE LEON SILVA
LAURA VARGAS HOFFMANN
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI
LESSANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA
LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL
LISETE GRIEBELER SOUZA
MAITHE GONCALVES GONCALVES
MANUELA GUIMARÃES AMATO
MARCELO DOS SANTOS MACHADO
MARIA EDUARDA MARRONI WEILER
MARIANA DOS SANTOS PRADO
MARIANA FASSBENDER
MARIANA GONÇALVES RODRIGUES
MARINA BARRETO DIAS DE OLIVEIRA
MARTIELE DA SILVA OLIVEIRA
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ
MAYARA CORREA DA SILVA
MELICE GOMES DE FREITAS CANEZ
MORGANA PILICAO DA CRUZ
MÔNICA GARCIA PAGANI
NADINE COSTA GONÇALVES
NATALY NEVES DUARTE
NATHALIA BRIAO SOARES
NATHALIA RUTZ
NIELE SILVA SOUZA
NÁTALI FONSECA MORAES
Pamela dos Santos Lima
PÂMELA CALDEIRA MOREIRA
RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA
RAFAELA REGINATO CORRÊA
RAISSA BUENO DOS SANTOS
RAQUEL BARROS DA SILVA
RENATA DO NASCIMENTO E SILVA
ROBERTA SALDIVIA COSTA
SABRINA RODRIGUES FILIPPINI
SIMONI DORINI
SONIA TERESINHA DE NEGRI4
STEPHANIE STEIN DE OLIVEIRA
TATIANA BLANK KOPF
TATIANA CONSOLI
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO
TEILA CEOLIN2
THAIS FONTOURA SILVA
THAIS MEUS VOGT
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA
THAUANE DA ROSA LEITE
THAÍS FONSECA FURTADO
UGO RIBEIRO COMPAROTTO
VICTÓRIA DE FREITAS CECHET
VITORIA LUDTKE WIEGAND
VITÓRIA AMARAL VAHL
XEINER HERNANDES MORAES
YASMIN FREITAS MARTINS
ÉRICA HEMP GONÇALVES

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