Nome do Projeto
Seminários sobre Práticas Alternativas em Alimentação e Nutrição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 02/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A formação em Nutrição se organiza pelo currículo tradicional, conforme as normativas do Ministério da Educação e o perfil do nutricionista a ser formado. A Nutrição tem por foco a interface entre o alimento e o ser humano. A base biologicista é predominante nos currículos, com menos espaços a diversos campos dos saberes igualmente necessários à formação de nutricionista. Na atualidade, a retomada de práticas alimentares milenares vem aumentando na sociedade, como o não consumo de alimentos de origem animal, o uso de alimentos não convencionais e, a aquisição diretamente do produtor agroecológico. As discussões sobre a cultura alimentar e, as inovações no campo alimentar precisam perpassar o âmbito acadêmico. O conhecimento científico aliado às ações populares é elementar no preparo do profissional nutricionista. Sendo que, no currículo tradicional alguns temas não são abordados ou aprofundados, o presente projeto de ensino visa oferecer aos estudantes campo de estudo e diálogo sobre temas da atualidade no campo da alimentação. As atividades se desenvolvem através de seminários dialogados, a partir de publicações científicas, visitas técnicas a produtores e distribuidores de alimentos orgânicos, participação em eventos científicos e, em feiras e eventos da comunidade. Os resultados esperados são de participação efetiva de estudantes, elaboração de informes científicos e, ampliação da compreensão pessoal sobre as práticas alternativas no campo da Alimentação e Nutrição que se apresentam na atualidade.
Objetivo Geral
Proporcionar aos estudantes oportunidades de ampliação de conhecimentos a respeito de práticas alimentares não convencionais em nossa sociedade, com ênfase em alimentos orgânicos de base agroecológica.
Justificativa
A Ciência da Nutrição se dedica ao estudo dos alimentos e de componentes nutricionais que, ao serem consumidos contribuem ao crescimento e pleno desenvolvimento dos seres humanos. Essa visão biologicista da relação do homem com os alimentos, que ancora a Nutrição, necessita ultrapassar as fronteiras do conhecimento específico. A aproximação mais fina com os aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos, agronômicos e, também, da própria história da humanidade, contribui para melhor compreensão sobre a realidade alimentar da população brasileira. Quanto maior o leque de saberes associados, mais oportunidades de expressão profissional terá o nutricionista, no âmbito social. A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) envolve diversos critérios, para que seja garantida a oferta alimentícia e o adequado consumo, seguro e saudável. Importante, também, que esteja disponível à população alimentação de valor nutricional diversificado, com garantia de inocuidade, sem a presença de agentes biológicos e químicos que possam comprometer a qualidade alimentar. Segundo Azevedo & Pelicioni (2011), a agroecologia deve ser vista como elemento de promoção da saúde, de sustentabilidade e de segurança alimentar e nutricional. Atualmente, emergem muitas dúvidas sobre a qualidade de alimentos produzidos pela agricultura em nosso país e disponibilizados ao consumo humano. O sentimento de confiança está presente nas relações de produtor/comercializador e consumidor de alimentos orgânicos (TRUNINGER, 2013). As elevadas doses de agrotóxicos utilizados na agricultura e a identificação de resíduos de agroquímicos em quantidades acima de limites toleráveis, são um alerta (GREENPEACE, 2016). Os venenos usados na agricultura colocam em risco a saúde da população, conforme aponta o Relatório da ABRASCO (CARNEIRO et al., 2015). Em contraponto, a produção de alimentos, segundo a Agroecologia, precisa ser cada vez mais ampliada, em atenção ao direito humano à alimentação saudável (AZEVEDO; PELICIONI, 2011). Os alimentos orgânicos são produtos de boa qualidade, pois são frescos e integrais, de valor nutricional equilibrado, menor toxicidade e, com as características organolépticas preservadas (AZEVEDO, 2012). Na atualidade, ampliam-se antigas práticas alimentares, hoje tidas como não tradicionais em nossa cultura alimentar, tais como o vegetarianismo. Também, vem crescendo a adoção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), assunto ainda pouco estudado por nutricionistas (CASEMIRO; VENDRAMIN, 2020). O nutricionista é o profissional da área da saúde formado segundo os princípios da ciência da Nutrição, cuja atuação ocorre em prol da promoção da saúde humana (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS, 2018). A formação em cursos superiores deve se organizar em sintonia com o perfil profissional desejado. O Ministério da Educação norteia para a estrutura curricular dos cursos e, indica as competências e habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes (BRASIL, 2001). Após quase duas décadas da publicação das Diretrizes Curriculares houve avanços e retrocessos sociais, que desafiam nutricionistas sobre as questões alimentares e nutricionais da população. Assim, o currículo da Nutrição precisa desenvolver nos estudantes, cada vez mais, o exercício da reflexão, do diálogo, da busca de soluções aos problemas alimentares em sociedade, dentre outros desafios. Lacunas existentes no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na formação do nutricionista, requerem ser resolvidas nos currículos dos cursos (SOARES; AGUIAR, 2010). A participação ativa de estudantes no processo de ensino e aprendizagem é algo positivo, o que confere significado ao que lhes é ensinado (PEDROSO; CUNHA, 2008). O ambiente acadêmico é local próprio para a disseminação de novos conhecimentos científicos e, é preciso avançar em metodologias de ensino inovadoras, que dialoguem sobre a teoria e a prática, estimulando os estudantes à ampliação das possibilidades de atuação como nutricionista, em prol da saúde humana e na garantia de acesso à alimentação saudável pela população.
Metodologia
As atividades presenciais ocorrerão em intervalo quinzenal, para a realização de Seminários a partir de leituras de textos científicos. Há possibilidade de alternância com o modo a distância, via WEB, em momentos em que esta modalidade se fizer apropriada. Haverá outros momentos para redações de textos e resenhas, pesquisas, visitas técnicas e, organização de eventos para a comunidade.
O Projeto estará aberto a atender demandas que surjam no decorrer do período letivo e, se relacionem aos objetivos propostos.
O Projeto estará aberto a atender demandas que surjam no decorrer do período letivo e, se relacionem aos objetivos propostos.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados apontam para a participação efetiva de estudantes e a ampla adesão às propostas do Projeto. Que sejam elaborados informes técnicos, ocorra a participação dos estudantes em eventos acadêmicos, como o CEG/UFPel e, que os estudantes manifestem ampliação do conhecimento sobre as práticas alternativas no campo da Alimentação e Nutrição em sociedade e, no momento atual.
O Projeto deverá desenvolver nos participantes o senso crítico e a curiosidade sobre o conhecimento ampliado no campo da Alimentação e Nutrição. O projeto poderá favorecer a retenção escolar.
AVALIAÇÂO do projeto ocorrerá através de:
- Participação ativa nos seminários,
- Assiduidade e frequência;
- Desenvolvimento de resenhas e trabalhos nos prazos indicados
- Participação em visitas, feiras, eventos e outras atividades do projeto
- Manifestação avaliativa no final do período letivo que transcorreu o projeto
O Projeto deverá desenvolver nos participantes o senso crítico e a curiosidade sobre o conhecimento ampliado no campo da Alimentação e Nutrição. O projeto poderá favorecer a retenção escolar.
AVALIAÇÂO do projeto ocorrerá através de:
- Participação ativa nos seminários,
- Assiduidade e frequência;
- Desenvolvimento de resenhas e trabalhos nos prazos indicados
- Participação em visitas, feiras, eventos e outras atividades do projeto
- Manifestação avaliativa no final do período letivo que transcorreu o projeto
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIANE KERN VILKE | |||
| ALICE DE ALMEIDA GOULART | |||
| ALICE PALOMBINI GASTAL | |||
| ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS | |||
| ANA BEATRIZ MACIEIRA DE SOUZA | |||
| ANA CAROLINE RODRIGUES ALVES | |||
| ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA | |||
| ANA LUIZA SANDER SCARPARO | |||
| ANDRESSA ONARA DOS SANTOS | |||
| ANNA BAUMANN BRAGA | |||
| BETIELE BADIA | |||
| BIANCA CAVALCANTE NUNES PAIVA | |||
| BRUNA DO NASCIMENTO BASSI | |||
| BRUNA FERREIRA MARQUES | |||
| BRUNA MADRUGA DE OLIVEIRA | |||
| CAMILA DA LUZ PINHEIRO COSTA | |||
| CAMILA DOS SANTOS CRUZ | |||
| CAMILA LAPISCHIES MOREIRA | |||
| CAMILA SCHANDER DA ROCHA | |||
| CAMILLE MANKE BIERHALS | |||
| CECILIA GONZÁLEZ SARAVIA | |||
| CLARA PIEPER DA ROZA | |||
| CRISTINA CORREA KAUFMANN | 4 | ||
| Cláudia Ambrosi | |||
| DEBORA JUNG BONZANINI | |||
| DIEGO FRANZEN BLANKENHEIM | |||
| DÉBORA NASCENTE SCHÜLLER | |||
| EDUARDA DA SILVA LEAL | |||
| EDUARDA DALLMANN LOPES PEREIRA | |||
| EDUARDA DE LIMA SOUZA | |||
| EDUARDA RIBEIRO FONSECA | |||
| ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA | |||
| EMILI DOS SANTOS OLIVEIRA | |||
| ERONITA MOREIRA PINTO | |||
| FERNANDA VIEIRA DA SILVA | |||
| FRANCIÉLLY BECKER LESSA | |||
| GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH | |||
| GABRIELA ALTMAYER BLANCO | |||
| GABRIELA DA ROSA KASTER | |||
| GABRIELLE ALONÇO FORTES | |||
| GABRIELLE DA ROSA CORREA | |||
| GABRIELLE DUMER DE OLIVEIRA | |||
| INGRID MEDEIROS LESSA | |||
| ISABELA BRESOLIN RODRIGUES | |||
| JAMILE WAYNE FERREIRA | |||
| JAMILE WAYNE FERREIRA | |||
| JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES | |||
| JULIANA DA SILVA COSTA | |||
| JULIANA DE FREITAS ROSA DUTRA | |||
| JULIANA VARGAS BASTOS | |||
| JÚLIA BASILIO DIAS | |||
| KAROLINE PORCIUNCULA DA SILVA | |||
| KATERIN MILENA GALLEGOS SOSA | |||
| LARISSA DE LEON SILVA | |||
| LAURA VARGAS HOFFMANN | |||
| LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI | |||
| LESSANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA | |||
| LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL | |||
| LISETE GRIEBELER SOUZA | |||
| MAITHÊ GONÇALVES GONÇALVES | |||
| MANUELA GUIMARÃES AMATO | |||
| MARCELO DOS SANTOS MACHADO | |||
| MARIA EDUARDA MARRONI WEILER | |||
| MARIANA DOS SANTOS PRADO | |||
| MARIANA FASSBENDER | |||
| MARIANA GONÇALVES RODRIGUES | |||
| MARINA BARRETO DIAS DE OLIVEIRA | |||
| MARTIELE DA SILVA OLIVEIRA | |||
| MATHEUS FRANCISCO DA PAZ | |||
| MAYARA CORREA DA SILVA | |||
| MELICE GOMES DE FREITAS CANEZ | |||
| MORGANA PILIÇÃO DA CRUZ | |||
| MÔNICA GARCIA PAGANI | |||
| NADINE COSTA GONÇALVES | |||
| NATALY NEVES DUARTE | |||
| NATHALIA BRIAO SOARES | |||
| NATHALIA RUTZ | |||
| NIELE SILVA SOUZA | |||
| NÁTALI FONSECA MORAES | |||
| PÂMELA CALDEIRA MOREIRA | |||
| PÂMELA DOS SANTOS LIMA | |||
| RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA | |||
| RAFAELA REGINATO CORRÊA | |||
| RAISSA BUENO DOS SANTOS | |||
| RAQUEL BARROS DA SILVA | |||
| RENATA DO NASCIMENTO E SILVA | |||
| ROBERTA SALDIVIA COSTA | |||
| SABRINA RODRIGUES FILIPPINI | |||
| SIMONI DORINI | |||
| SONIA TERESINHA DE NEGRI | 4 | ||
| STEPHANIE STEIN DE OLIVEIRA | |||
| TATIANA BLANK KOPF | |||
| TATIANA CONSOLI | |||
| TATIANE TAVARES FUJII CENTENO | |||
| TEILA CEOLIN | 2 | ||
| THAIS FONTOURA SILVA | |||
| THAIS MEUS VOGT | |||
| THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA | |||
| THAUANE DA ROSA LEITE | |||
| THAÍS FONSECA FURTADO | |||
| UGO RIBEIRO COMPAROTTO | |||
| VICTÓRIA DE FREITAS CECHET | |||
| VITÓRIA AMARAL VAHL | |||
| VITÓRIA LÜDTKE WIEGAND | |||
| XEINER HERNANDES MORAES | |||
| YASMIN FREITAS MARTINS | |||
| ÉRICA HEMP GONÇALVES |