Nome do Projeto
Ações do Núcleo de Acervo e Reserva Técnica do MALG
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/05/2020 - 14/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto se refere às atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Acervo e Reserva Técnica do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), e tem como foco duas demandas mais urgentes do setor: o conjunto de quadros recebidos em regime de comodato do Clube Comercial de Pelotas e o levantamento e tratamento de possíveis danos causados ao acervo pelo período de isolamento devido à pandemia de COVID-19. A Coleção do Clube Comercial de Pelotas, desde 2019 em negociação, foi emprestada ao museu visando sua salvaguarda e divulgação, no momento em que o prédio do Clube não apresenta condições de manter as obras e deverá passar por restauro. A coleção chegou ao MALG em estado geral de conservação preocupante, tendo trinta e nove obras que abrangem o final do século XIX até os anos 1980, com significativos nomes da arte pelotense, como o próprio Leopoldo Gotuzzo, Aldo Locatelli, Inah Costa, além de Pedro Weingärtner, Angelo Guido, Dakir Parreiras entre outros. O diálogo com parte do acervo do MALG, potencializa os significados e possibilidades de trabalho com a coleção do clube. Paralelamente a esse trabalho, serão necessárias medidas de avaliação e intervenção em todo o acervo do museu devido ao período de total fechamento do prédio da instituição. Mesmo com a presença da equipe de vigias, e orientações e visitas esporádicas dos técnicos, o acervo do museu deverá passar por um período considerável sem a rotina de tratamento e acompanhamento necessárias. Assim, uma avaliação, a partir de protocolo a ser elaborado pela equipe deverá ser aplicada, elencando pontos positivos e negativos desse isolamento, bem como um plano de mitigação de possíveis danos e a conferência da localização de todo o acervo. O projeto visa assim, quantificar e direcionar e publicitar os esforços do setor no que tange a duas demandas imperativas: a adequação de seu espaço às novas aquisições e a preservação de seu acervo diante das adversidades, atendendo assim, sua missão e proporcionando ações de pesquisa, e de alcance a comunidade universitária e geral.

Objetivo Geral

Analisar, desenvolver soluções e interferir nas situações de risco do acervo no MALG e da Coleção do Clube Comercial;
- Publicitar os resultados alcançados e divulgar o acervo para a comunidade;
- Envolver acadêmicos de cursos relacionados, para diagnóstico, tratamento e divulgação das situações enfrentadas;

Justificativa

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo tem como missão a preservação e conservação de seu acervo, assim como a sua ampla divulgação, através de projetos curatoriais, expográficos e virtuais. O Núcleo de Acervo e Reserva técnica, atua em todas essas frentes, sendo composto atualmente por dois técnicos: uma museóloga e um técnico em restauro.
No último ano, atendendo a uma demanda da comunidade, surgiu a necessidade de salvaguardar a coleção pictórica do Clube Comercial de Pelotas, composta por trinta e nove quadros que dialogam com as coleções do museu. Essas obras estão em estado de conservação delicado, necessitando de tratamento antes de serem acondicionadas no espaço da reserva técnica. Além disso, a coleção demanda pesquisa e devida documentação, visando a sua divulgação para a comunidade. Soma-se a isso a recente situação causada pela pandemia de COVID-19, que forçou a interrupção das atividades no museu e dificultou o acompanhamento rotineiro do acervo. As medidas tomadas pela equipe para minimizar os possíveis danos precisarão ser avaliadas e acompanhadas, além de um processo de conferência de todo o acervo deverá ser realizado na retomada das atividades.
Nesse sentido, esse projeto visa atender a duas demandas mais urgentes do MALG, mas pretende possibilitar, dessas experiencias, a oportunidade de pesquisa e produção cientifica quanto ao acervo e sua divulgação para a comunidade, proporcionando o espaço para a atuação de discentes de cursos relacionados ao trabalho do setor, unindo atividades de pesquisa e extensão, prerrogativa de um museu de caráter universitário.

Metodologia

As atividades relativas ao projeto ocorrerão em duas frentes, que serão desenvolvidas paralelamente:
1. Ações sobre a Coleção do Clube Comercial: Adequação do espaço da Reserva técnica para acomodar novas aquisições; Higienização e restauro das obras; Pesquisa das obras e artistas; Inventário da coleção nos padrões da documentação museológica do MALG; Exposição da coleção Clube Comercial;
2. Levantamento e registro dos danos causados no período de fechamento do museu: elaboração de protocolo de avaliação; registro do estado das obras em exposição e registro do estado geral das obras em reserva técnica; relação de eventos ocorridos no período de fechamento; conferência de itens na reserva técnica a partir do inventário;

Indicadores, Metas e Resultados

1. Higienização de 100% e restauro de ao menos 25% das obras da coleção do Clube Comercial;
2. Inclusão de 100% da coleção do clube no sistema de documentação do museu;
4. A realização de exposição com a Coleção do Clube Comercial (ou parte dela);
5. Publicação de um artigo científico relacionado à coleção.
6. Produção de protocolo de avaliação de danos e aplicação nas três galerias e reserva técnica;
7. Conferência e atualização da localização de 100% do acervo;
8. Produção de relatório técnico da situação do acervo;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO GALLI ALVES40
JOANA SOSTER LIZOTT32
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS6
VINICIO LIMA SANTOS

Página gerada em 24/04/2024 02:31:34 (consulta levou 0.153950s)