Nome do Projeto
NURFSFLIX - EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO HOME OFFICE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 01/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Comunicação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
As ações de Educação Ambiental não-formal presenciais do NURFS/CETAS foram suspensas em virtude da COVID-19. Buscando compartilhar informações com os membros das comunidades do NURFS nas suas redes sociais e propiciar a continuidade das atividades dos discentes colaboradores, este projeto visa proporcionar informação e divulgação das ações da unidade por meio e propostas educativas nas redes sociais.
Objetivo Geral
Divulgar informações sobre o NURFS/CETAS, sobre a fauna silvestre e sobre a formação profissional das áreas afins durante o distanciamento social.
Justificativa
A educomunicação é definida (ABPEducom, 2020) como um paradigma orientador de práticas sócio-educativo-comunicacionais que têm como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos, mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias, levando ao fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais e ao consequente exercício prático do direito universal à expressão.
As redes sociais são hoje, o principal meio de comunicação de grande parte da população e podem ser utilizadas como espaços de educação ambiental. Entretanto, a falta de uso de um arcabouço teórico-metodológico pode, desse modo, comprometer a proposição de valiosas e interessantes atividades tornando-as um conjunto de práticas desarticuladas e que resultem apenas em ações ineficientes e ineficazes (RODRIGUES, COLESANTI, 2008).
Neste sentido é que é preciso pensar em utilizar essas ferramentas de uma maneira efetiva, de modo a compartilhar informações sérias e que promovam a reflexão da comunidade em geral.
As redes sociais são hoje, o principal meio de comunicação de grande parte da população e podem ser utilizadas como espaços de educação ambiental. Entretanto, a falta de uso de um arcabouço teórico-metodológico pode, desse modo, comprometer a proposição de valiosas e interessantes atividades tornando-as um conjunto de práticas desarticuladas e que resultem apenas em ações ineficientes e ineficazes (RODRIGUES, COLESANTI, 2008).
Neste sentido é que é preciso pensar em utilizar essas ferramentas de uma maneira efetiva, de modo a compartilhar informações sérias e que promovam a reflexão da comunidade em geral.
Metodologia
Criação de conteúdo digital para postagem nas redes sociais:
1) Publicações nas redes sociais do NURFS/CETAS (Instagram e Facebook);
2) Entrevistas ao vivo com convidados;
3) Criação de vídeo-palestras no Youtube.
1) Publicações nas redes sociais do NURFS/CETAS (Instagram e Facebook);
2) Entrevistas ao vivo com convidados;
3) Criação de vídeo-palestras no Youtube.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
- Número de reações, comentários, compartilhamentos e alcance das publicações.
- Número de reações, comentários, compartilhamentos e alcance das publicações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA ZAFALON DA SILVA | |||
CAMILA ALVEZ ISLAS | |||
FABÍOLA CARDOSO VIEIRA | |||
GREICI MAIA BEHLING | 21 | ||
JAQUELINE BARROS CLEMENTE | |||
JÉFERSON BUGONI | |||
MARIANA ACCORSI TELES | |||
SANDRA MARGARIDA RODRIGUES PEREIRA CURADO | |||
VALÉRIA DEFAVARI MORETTI | |||
ÂNGELA LEITZKE CABANA |