Nome do Projeto
Núcleo de Documentação Histórica da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/05/2017 - 10/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Núcleo de Documentação Histórica da UFPel (NDH – UFPel) foi fundado em março de 1990, com as funções de um Centro de Documentação e Pesquisa em História. A ideia inicial de servir de local de preservação da história institucional da Universidade rapidamente foi acrescida das funções de Núcleo de Extensão, pesquisa e centro de resguardo da história do trabalho e dos partidos políticos de nossa região. Com a incorporação dos acervos da Delegacia Regional do Trabalho do RS, da Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas, do DCE-UFPel, da Laneira Brasileira SA, da FAEM e do Grêmio Estudantil do IFSul (antigo CEFET-RS), o NDH firma-se como um importante centro de preservação histórica e fonte de pesquisa nas áreas mais diversas. Além disso, nos últimos anos, o Núcleo tem se consolidado como local de formação acadêmica. Através de grupos de estudo, seminários, aulas práticas e, principalmente, graças aos projetos de pesquisa que agregam bolsistas e voluntários, o NDH vem contribuindo para uma melhor qualificação de alunos do curso de História. Prova disso é o expressivo número de bolsistas que saem para mestrados e doutorados.

Objetivo Geral

- Preservar a documentação, oficial ou não, sobre trabalhadores e movimentos sociais e políticos, na região sul do estado gaúcho, disponibilizando todos os documentos à comunidade externa, através da permissão de consultas em bancos de dados dos acervos e da publicização dos resultados, tendo em vista a realização de cursos e oficinas.

Justificativa

Embora tenha surgido com a intenção de organizar a documentação da própria universidade, o Núcleo de Documentação Histórica, faz anos, alterou o seu objetivo primeiro, conseguindo se colocar atualmente como uma referência no estudo e na pesquisa sobre os trabalhadores da região sul do estado do Rio
Grande do Sul. Acervos como o da Delegacia Regional do Trabalho, da Justiça do Trabalho e da Laneira permitem aos pesquisadores não só observar dados e tendências no mundo do trabalho, como também observar o cotidiano dos trabalhadores, em anos que, embora a legislação trabalhista estivesse se
organizando, foram marcados por uma grande exploração. Uma das maiores dificuldades para se trabalhar com o acervo é a sua volumetria, que embora traga uma imensa riqueza, faz com que sejam necessárias muitas e variadas fontes de recursos, visando sua higienização, organização e arranjo, além da pesquisa.
De todo o material abordado, o único que ainda não demonstrou a sua potencialidade é o da Laneira, fazendo com que seja urgente a obtenção de recursos financeiros e materiais para se implementar projetos visando a sua observação. De qualquer maneira, a documentação está acondicionada em local adequado, esperando sua oportunidade de contribuir para a pesquisa industrial e operária da região Sul.

Metodologia

O projeto tem como metodologias principais, para suas atividades, a pesquisa documental em seus acervos e o trabalho com a História Oral. No tocante ao atendimento ao público, é feita uma consulta primeira com o requerente de modo que se possa ver como que seu interesse pode ser melhor atendido. Há que se dizer também que o NDH-UFPel também se constitui um importante espaço de ensino, uma vez que vários dos estágios de disciplinas do Curso de Bacharelado em História ocorrem naquele espaço.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que continue se consolidando como um forte núcleo de guarda e pesquisa de acervos sobre os trabalhadores no estado, além de ser importantíssimo apoio para a pesquisa nas áreas de História, Sociologia,
Antropologia e outras, como a Demografia, por exemp

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE REGINA BUENO DA CUNHA
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES2
CAROLINA CESTITO DE ARAUJO
Caroline Cardoso da Silva
GABRIELLE GARCIA GOTUZZO
JÉSSICA CAMARGO TRISCH
LEONARDO SILVA AMARAL
LEONARDO TAVARES PEREIRA
LORENA ALMEIDA GILL4
MILENA VAZ DA SILVA
PAULO LUIZ CRIZEL KOSCHIER16
THAYNA VIEIRA MARSICO

Página gerada em 25/04/2024 16:44:55 (consulta levou 0.161239s)