Nome do Projeto
Trabalho da enfermagem em instituições de saúde e de ensino
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/05/2020 - 16/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A enfermagem consiste a principal força de trabalho na área da saúde possuindo características próprias a cada cenária de atuação nas intituições de saúde e de ensino. O projeto será composto por uma revisão integrativa, pesquisas de campo do grupo de pesquisa e cursos de extensão para capacitação da comunidade sobre a temática. A revisão integrativa é composta por seis passos: seleção da questão para a revisão, estabelecimento de critérios para seleção da amostra, representação das características da pesquisa original, análise dos dados, interpretação dos resultados e apresentação da revisão (GANONG, 1984). Prevê-se que a investigação seja desenvolvida ao longo dos anos. Conforme os passos do método, a questão norteadora do trabalho será: Como é o trabalho da enfermagem em diferentes cenários de atuação? A amostra será selecionada nas bases de dados Web of Science, PUBMED, Scientific Electronic Library Online (Scielo), pelos descritores ambiente de trabalho AND enfermagem no idioma inglês. Excluir-se-ão da revisão as publicações que não se obtiverem acesso do texto online, aquelas que estiverem repetidas nas bases de dados selecionadas e as que não responderem a questão norteadora do trabalho. Dessa amostra será realizada a leitura dos resumos e selecionados os artigos condizentes com o escopo em estudo. Por meio de quadro sinóptico, as principais informações dos artigos serão apresentadas e sintetizadas, que conterá: dados do autor, objetivos do artigo, metodologia, resultados, limitações e características do comportamento proativo. O quadro possibilitará a discussão dos artigos selecionados, com base na análise de conteúdo de Minayo (2014), constituída pelas etapas de ordenação dos dados; classificação dos achados e análise final. A interpretação ocorrerá a partir dos temas que surgirão do preenchimento do quadro e referem-se ao comportamento proativo em trabalhadores das diferentes profissões, buscando subsídios para área profissional da saúde e enfermagem e para a elaboração de outros problemas de pesquisa. Assim, esta revisão integrativa será divulgada nos meios científicos pela elaboração de manuscritos e resumos. Por fim, o estudo assegura a autoria dos artigos estudados, referenciando corretamente cada publicação nessa pesquisa, conforme previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata dos Direitos Autorais (BRASIL, 1998).

Objetivo Geral

Conhecer o trabalho da enfermagem em instituições de saúde e de ensino.

Justificativa

O trabalho da enfermagem envolve diversas características próprias a cada cenário, contexto de atuação. O projeto é composto por uma revisão integrativa, pesquisas de campo do grupo de pesquisa e cursos de extensão para capacitação da comunidade sobre a temática, com a finalidade de contribuir com a comunidade científica e trabalhadora, para agregar conhecimento acerca desse assunto. A enfermagem geralmente atua em equipe, tendo essa uma característica diferencial. Além disso, articula seu trabalho com a equipe de saúde, sendo a maior força de trabalho nessa área. Entretanto, muitas são as condições de trabalho que ainda permeiam de forma inadequada o contexto da atuação desses profissionais, o que leva a um trabalho muitas vezes deficiente de qualidade. O cuidar, como cerne do trabalho da enfermagem, envolve subjetividades que no ato de cuidado humano, torna-se bastante complexo e singular. As pesquisas na área e a própria formação acadêmica muitas vezes priorizam o olhar para o ser cuidado, desconsiderando a importância da saúde do cuidador-trabalhador no contexto para melhores práticas e qualificadas de atenção e gestão em saúde.

Metodologia

O projeto é composto por uma revisão integrativa, pesquisas de campo do grupo de pesquisa e cursos de extensão para capacitação da comunidade sobre a temática, com a finalidade de contribuir com a comunidade científica e trabalhadora, para agregar conhecimento acerca desse assunto. Além dos diferentes cenários, o grupo de pesquisa busca diferentes métodos para abarcar a complexidade e subjetividade do tema. Tais ações podem ser vistas nas diferentes ações de pesquisa cadastradas neste projeto. A revisão integrativa será composta por seis passos: seleção da questão para a revisão, estabelecimento de critérios para seleção da amostra, representação das características da pesquisa original, análise dos dados, interpretação dos resultados e apresentação da revisão (GANONG, 1984). Prevê-se que a investigação seja desenvolvida ao longo dos anos. Conforme os passos do método, a questão norteadora do trabalho será: Como é o trabalho da enfermagem em diferentes cenários de atuação? A amostra será selecionada nas bases de dados Web of Science, PUBMED, Scientific Electronic Library Online (Scielo), pelos descritores ambiente de trabalho AND enfermagem no idioma inglês. Excluir-se-ão da revisão as publicações que não se obtiverem acesso do texto online, aquelas que estiverem repetidas nas bases de dados selecionadas e as que não responderem a questão norteadora do trabalho. Dessa amostra será realizada a leitura dos resumos e selecionados os artigos condizentes com o escopo em estudo. Por meio de quadro sinóptico, as principais informações dos artigos serão apresentadas e sintetizadas, que conterá: dados do autor, objetivos do artigo, metodologia, resultados, limitações e características do comportamento proativo. O quadro possibilitará a discussão dos artigos selecionados, com base na análise de conteúdo de Minayo (2014), constituída pelas etapas de ordenação dos dados; classificação dos achados e análise final. A interpretação ocorrerá a partir dos temas que surgirão do preenchimento do quadro e referem-se ao comportamento proativo em trabalhadores das diferentes profissões, buscando subsídios para área profissional da saúde e enfermagem e para a elaboração de outros problemas de pesquisa. Assim, esta revisão integrativa será divulgada nos meios científicos pela elaboração de manuscritos e resumos. Por fim, o estudo assegura a autoria dos artigos estudados, referenciando corretamente cada publicação nessa pesquisa, conforme previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata dos Direitos Autorais (BRASIL, 1998).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao longo do projeto o grupo de pesquisa produza cerca de 50 artigos científicos, 15 dissertações ou teses junto ao programa de pós-graduação e 5 trabalhos de conclusão de curso e 5 capacitações para a comunidade em geral e de trabalhadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO11
ALINE KÖHLER GEPPERT
AMANDA DO ROSÁRIO TAVARES
ANA MARIA SILVEIRA DOS SANTOS GALARÇA
ANA MARIA SILVEIRA DOS SANTOS GALARÇA
BARBARA PEREIRA TERRES
CAMILLA BENIGNO BIANA
CARLOS GIOVANI DE OLIVEIRA FERREIRA
CAROLINE LEMOS MARTINS
CRYSHNA LETÍCIA KIRCHESCH
DIANA CECAGNO6
HELEN NICOLETTI FERNANDES
HELENA RIBEIRO HAMMES
Herica Silva Dutra
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA
KAMILA DIAS GONÇALVES
KAREN SOARES PORTO
LARISSA BIERHALS
LARISSA DA SILVA TAVARES
LENICIA CRUZ SOARES
LISA ANTUNES CARVALHO
LUCAS DA SILVA DELLALIBERA
LUCIANA NOEL IRIZABAL ALVAREZ
LUCIANA RODRIGUES DOS SANTOS
Leoni Terezinha Zenevicz
MAIRA BUSS THOFEHRN
MAÍVE DIAS E SILVA
MICHELLE BARBOZA JACONDINO
Manuela Gomes Campos Borel
Maria Amélia Meira
NEYLA CRISTINA CARVALLÓ VIANA
OLÍVIA NATÁLIA DA SILVA VELLOSO
OLÍVIA NATÁLIA DA SILVA VELLOSO
RENATA VIEIRA AVILA
SUSANA CECAGNO
THAYANNE LOUZADA FERREIRA
Thayenne Barrozo Mota Monteiro
VANESSA DE ARAUJO MARQUES
YANE VARELA DOMINGUES
ÍRIA RAMOS OLIVEIRA

Página gerada em 26/04/2024 00:28:04 (consulta levou 0.200716s)