Nome do Projeto
Educação Ambiental e Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de formação inicial de professores e professoras da UFPEL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/06/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Diversas leis determinam a incorporação da Educação Ambiental (EA) e da Educação para as Relações Étnico-Raciais em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Na avaliação e recredenciamento dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior, uma das dimensões avaliadas pelo Ministério da Educação é a responsabilidade social da instituição. Parte-se da premissa que a incorporação destas temáticas nos currículos se torna imprescindível, não somente como atendimento de uma exigência legal, mas quando se reconhece a universidade como um bem público que deve superar o papel utilitário que historicamente em grande parte tem desempenhado na reprodução das desigualdades sociais e ambientais advindas do modo de produção e consumo capitalista hegemonizada e naturalizado. Tal obrigação se acentua quando institucionalmente objetivamos uma formação sólida para os futuros profissionais da Educação Básica, comprometida com a superação das desigualdades de qualquer natureza. A pesquisa de caráter qualitativo objetiva, através do método dialético e calcada nas Teorias Críticas do Currículo, diagnosticar o processo de incorporação da EA e da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos currículos dos cursos de Licenciatura da UFPEL, em seus aspectos formais, analisando através da Pesquisa Documental e da Análise de Conteúdo, os Projetos Pedagógicos de Curso, grades curriculares e Planos de Ensino, produzidos a partir da reforma das licenciaturas ensejada pelas Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019. Concomitantemente, serão interpelados os docentes dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos alvo e profissionais da administração central, visando identificar as concepções presentes acerca dos temas, bem como as fragilidades e potencialidades neste processo de incorporação. Como resultado, espera-se colaborar com a materialização das temáticas alvo na formação de professores para a Educação Básica proporcionada pela UFPEL, visando enfrentar o racismo institucional e a crise ecológica.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Diagnosticar a forma de inserção das temáticas da Educação Ambiental e da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos currículos oficiais dos cursos de licenciatura presenciais da UFPEL decorrentes do processo de revisão curricular ensejado pelas Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019, que tratam sobre as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores/as.

Objetivos específicos:
1 - Produzir um "Estado do Conhecimento" acerca da inserção da Educação Ambiental e da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos currículos oficiais dos cursos superiores de formação inicial de professores/as, desde a incidência das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores instituída pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) através da Resolução CNE/CP 2, de 1º/07/2015, até o presente momento;
2 - Avaliar "se" e "como" os temas da Educação Ambiental e da Educação para as Relações Étnico-Raciais foram considerados no texto normativo das 2 últimas DCNs para a Formação de Professores (2015/2019) expedidas pelo CNE, estabelecendo um estudo comparativo entre estas e com as demais normais legais que tratam dos temas, visando averiguar a adequação normativa; os avanços ou retrocessos em termos de garantias da inserção destes temas; e as concepções privilegiadas, considerando a polissemia inerente aos mesmos;
3 - Diagnosticar a forma (tempo e espaço) de inserção da Educação Ambiental e da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos documentos curriculares (Projetos Pedagógicos de Curso - PPC) aprovados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) da UFPEL, referentes aos cursos superiores presenciais de Licenciatura, que foram revisados a partir da vigência da Resolução CNE/CP 2, de 1º/07/2015 e da recente Resolução CNE/CP 2, de 20/12/2019, a qual define as novas DCNs para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação);
4 - Verificar a compreensão conceitual e o grau de importância para a formação licenciada e exercício da docência na Educação Básica, conferidas às temáticas do projeto pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos Cursos de Licenciatura presenciais da UFPEL e pelo setor administrativo de análise das propostas de PPCs (Coordenação de Ensino e Currículo/PRE).

Justificativa

Os temas da Educação Ambiental e da Educação para as Relações Étnico-Raciais são de incorporação obrigatória nos currículos da educação formal em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Diversos são os diplomas legais que tornam esta presença imperativa, desde a Constituição Federal de 1988, até as diretrizes nacionais curriculares expedidas pelo Conselho Nacional de Educação. A existência desta regulamentação destacadamente é fruto da luta dos movimentos ambientais e dos movimentos negros, que reiteradamente buscam a superação da formação calcada na invisibilização/opressão da natureza e dos negros e negras. A Universidade Pública, considerada como um bem público, deve proporcionar através da sua formação, bem como na sua interação com a sociedade, a superação destas opressões. Os documentos legais da UFPEL se apoiam nesta prerrogativa, como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para além disto, a Política Institucional da UFPEL para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Resolução COCEPE 25/2017) tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de uma sólida formação acadêmica voltada para a docência na Educação Básica pública de modo a cumprir com o papel social da Universidade e com a superação das desigualdades de qualquer natureza, conforme os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Apesar do avanço que tivemos desde a abertura democrática, da Constituição Federal de 1988, os fatos tornam impossível negar a existência do racismo institucional e da crise ecológica, que são inerentes ao modelo hegemônico de produção e consumo capitalistas. A democratização da educação prevista em diversas leis não se concretizará sem a problematização destes temas e sem o compromisso institucional da superação destas opressões (LEHER, 2014). Como nos ensina Osório, Garcia e Silveira (2020, p. 45) "Considerar as políticas curriculares e os próprios PPPs enquanto tecnologias discursivas consiste em abordá-los como documentos que são fruto de negociações complexas entre forças econômicas, sociais, políticas e culturais que disputam, localmente e globalmente, significados e representações para a educação oficial em geral e para as condutas docentes. Currículo, nesta perspectiva, não pode ser compreendido como mero reflexo ou imposição das esferas econômicas e/ou dos projetos políticos oficiais. Ele é, na maioria das vezes, o resultado de intensas disputas e negociações entre interesses diversos e, muitas vezes, antagônicos.". Diante do exposto, justifica-se a presente pesquisa a fim de diagnosticar como as licenciaturas da UFPEL estão produzindo seus currículos em relação a obrigatoriedade destas temáticas que são polissêmicas, ou seja, quais são as disputas e negociações presentes e qual o resultado em termos de documentos curriculares oficiais. Assentada no campo das teorias críticas do currículo (MOREIRA; SILVA, 1999, p. 16), pretende-se que está pesquisa colabore igualmente com a qualificação da formação licenciada da UPFEL para a superação da crise ecológica e do racismo institucional. Inobstante, de certo modo dialoga com a pesquisa já desenvolvida na UFPEL através do Projeto cadastrado no COCEPE sob o número 8107, que tratou sobre a curricularização da EA nos cursos de graduação da UFPEL.

Metodologia

A investigação almeja uma abordagem dialética, de cunho quali-quantitativo e será desenvolvida em 4 etapas.

Metodologia objetivo específico 1 - O estado do conhecimento aborda uma esfera de trabalhos, partindo de um grupo específico de publicações eleitas pelo pesquisador (ROMANOWSKI; ENS, 2006). A fim de verificar o acúmulo acadêmico sobre o tema, esta etapa consistirá na organização sistemática de produções acadêmicas (artigos, teses e dissertações), disponíveis desde a data de publicação da Resolução CNE/CP 2/2015 (1º/07/2015) nas seguintes bases:
- SciELO,
- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD),
- Catálogo de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),
- Biblioteca digital da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).
Os descritores iniciais para a localização das obras serão: Educação Ambiental, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Formação Superior Inicial de Professores/as, Licenciaturas. Ao longo desta ação, a partir das obras selecionadas, tais descritores poderão ser revistos.

Metodologia objetivo específico 2 - Realizar um estudo comparativo qualitativo, a partir da Pesquisa Documental e da Análise de Conteúdo (MINAYO, 1994) , entre as duas últimas diretrizes nacionais para a formação de professores produzidas pelo CNE, buscando avaliar se e como as temáticas da Educação Ambiental e da Educação para as relações étnico-raciais foram consideradas em ambos os textos legais e se atendem à legislação supra.

Metodologia objetivo específico 3 - A pesquisa documental será desenvolvida a partir da busca do PPCs dos Cursos de Licenciatura junto à PRE/UFPEL, que foram revisados a partir da incidência das Resoluções CNE/CP 02/2015 e CNE/CP 02/2019. Utilizar-se-á a Análise de Conteúdo para verificação da incidência das temáticas.

Metodologia objetivo específico 4 - aplicação de questionário semi-aberto aos sujeitos da pesquisa e entrevistas semi-estruturadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Esta pesquisa não se assenta na produção de indicadores. Contudo, se no decorrer da mesma for possível a criação de um índice de incorporação das temáticas nos currículos dos cursos, tal possibilidade não será descartada.

Resultados esperados:
Diagnóstico acerca da incorporação da Educação Ambiental e da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de licenciatura da UFPEL.

Colaboração efetiva com os NDEs, Cursos de Licenciatura e setores administrativo-pedagógicos da UFPEL, no processo de incorporação destas temáticas nos PPCs dos cursos através do diagnóstico realizado.

Produção e divulgação científica dos resultados.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO2
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA
CRISTIANE BARTZ DE AVILA
EUGENIA ANTUNES DIAS3
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO1
NATHALIE ROSARIO JARDIM

Página gerada em 20/04/2024 02:19:21 (consulta levou 0.755977s)