Nome do Projeto
Ensinar História no tempo presente: debates e (im)permanências teóricas e práticas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente Projeto de Ensino está vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH) e tem como objetivo principal oportunizar momentos de discussão e reflexão sobre temáticas vinculadas ao Ensino de História no tempo presente, através de atividades múltiplas e variadas, desenvolvidas de forma remota. O Projeto pretende contribuir com o processo continuado de formação dos/as estudantes do Curso de Licenciatura em História, especialmente no que se refere ao campo do Ensino da História e dos diferentes desafios e incertezas colocados no universo escolar e nas práticas de sala de aula da Educação Básica, pois essas demandas sinalizam para um constante repensar da História e seu ensino.

Objetivo Geral

Oportunizar aos/às discentes do Curso de Licenciatura em História momentos de reflexão e discussão sobre temáticas vinculadas ao Ensino de História, em dimensões que considerem ações geradoras/capacitadoras de mudanças contributivas de realidades educacionais.

Justificativa

Ensinar e aprender história no tempo presente implica em compreender uma série de desafios e questões que atravessam e impactam os mundos da escola e, de forma mais geral, a própria sociedade. Além disso, o Ensino de História tem sido objeto de uma série de questionamentos e vigilância, o que também evidencia a necessidade de refletirmos sobre o nosso ofício e nossas práticas na contemporaneidade. Para isso, é fundamental constituirmos espaços de discussão e problematização de tais temáticas, aproximando os/as estudantes dos Cursos de Licenciatura desses debates e qualificando assim sua formação enquanto professores/as de História.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através de atividades remotas, que irão ocorrer através de uma plataforma virtual (ainda a ser definida), a partir da qual serão disponibilizados os textos de suporte e conteúdos interativos complementares abordados no Projeto. Também serão organizados encontros virtuais, que ocorrerão quinzenalmente, que visam facilitar a comunicação entre os/as professores/as e estudantes, bem como entre os/as próprios/as discentes, permitindo a possibilidade de um acompanhamento mais assertivo desses/as -, mas que não terão caráter obrigatório, de forma a não excluir os/as discentes que não possuem acesso à internet e outros equipamentos necessários para participar destas atividades. Nestes encontros, serão propostas discussões temáticas, oficinas, conversas ao vivo com convidados/as, entre outras ações. Os discentes podem participar de atividades esporádicas, não necessariamente em todas as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto, e serão certificados de acordo com sua participação.

Indicadores, Metas e Resultados

Este Projeto de Ensino caracteriza-se por um conjunto de atividades remotas, que irão contribuir para a formação dos/as futuros/as professores/as de História, bem como qualificar as discussões no campo do Ensino de História.

Página gerada em 21/06/2025 20:07:00 (consulta levou 0.144144s)