Nome do Projeto
Ensinar História no tempo presente: debates e (im)permanências teóricas e práticas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente Projeto de Ensino está vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH) e tem como objetivo principal oportunizar momentos de discussão e reflexão sobre temáticas vinculadas ao Ensino de História no tempo presente, através de atividades múltiplas e variadas, desenvolvidas de forma remota. O Projeto pretende contribuir com o processo continuado de formação dos/as estudantes do Curso de Licenciatura em História, especialmente no que se refere ao campo do Ensino da História e dos diferentes desafios e incertezas colocados no universo escolar e nas práticas de sala de aula da Educação Básica, pois essas demandas sinalizam para um constante repensar da História e seu ensino.

Objetivo Geral

Oportunizar aos/às discentes do Curso de Licenciatura em História momentos de reflexão e discussão sobre temáticas vinculadas ao Ensino de História, em dimensões que considerem ações geradoras/capacitadoras de mudanças contributivas de realidades educacionais.

Justificativa

Ensinar e aprender história no tempo presente implica em compreender uma série de desafios e questões que atravessam e impactam os mundos da escola e, de forma mais geral, a própria sociedade. Além disso, o Ensino de História tem sido objeto de uma série de questionamentos e vigilância, o que também evidencia a necessidade de refletirmos sobre o nosso ofício e nossas práticas na contemporaneidade. Para isso, é fundamental constituirmos espaços de discussão e problematização de tais temáticas, aproximando os/as estudantes dos Cursos de Licenciatura desses debates e qualificando assim sua formação enquanto professores/as de História.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através de atividades remotas, que irão ocorrer através de uma plataforma virtual (ainda a ser definida), a partir da qual serão disponibilizados os textos de suporte e conteúdos interativos complementares abordados no Projeto. Também serão organizados encontros virtuais, que ocorrerão quinzenalmente, que visam facilitar a comunicação entre os/as professores/as e estudantes, bem como entre os/as próprios/as discentes, permitindo a possibilidade de um acompanhamento mais assertivo desses/as -, mas que não terão caráter obrigatório, de forma a não excluir os/as discentes que não possuem acesso à internet e outros equipamentos necessários para participar destas atividades. Nestes encontros, serão propostas discussões temáticas, oficinas, conversas ao vivo com convidados/as, entre outras ações. Os discentes podem participar de atividades esporádicas, não necessariamente em todas as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto, e serão certificados de acordo com sua participação.

Indicadores, Metas e Resultados

Este Projeto de Ensino caracteriza-se por um conjunto de atividades remotas, que irão contribuir para a formação dos/as futuros/as professores/as de História, bem como qualificar as discussões no campo do Ensino de História.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GASPAROTTO4
Adiles da Silva Lima
CAROLINE SILVEIRA BAUER
DARLISE GONÇALVES DE GONÇALVES
DIEGO DA LUZ NASCIMENTO
DÉBORA STRIEDER KREUZ
FRANC ISLABÃO DUARTE
Franklin Donatello Rosa
JÉSSICA CAMARGO TRISCH
JÉSSICA RENATA SANTOS SILVA
KAUANE VIEIRA MOTTA
LISIANE SIAS MANKE4
MARA INÊS ALFLEN
MARILUCI CARDOSO DE VARGAS
MICHELLE DA CRUZ VERGAS
PATRÍCIA DUARTE PINTO
ROSANA IVANETE OLIVEIRA DA ROCHA
Tatiana Carrilho Pastorini Torres
Tiago Rattes de Andrade
VITORIA HENZEL FERREIRA
VIVIANE ADRIANA SABALLA3
ÂNGELO BIERHALS ZARNOT

Página gerada em 29/03/2024 08:47:46 (consulta levou 0.164030s)