Nome do Projeto
Desafio: Pré-Universitário Popular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto tem por escopo propiciar aos estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, um espaço para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades; envolvendo de maneira direta os acadêmicos em uma atividade com os estudantes secundaristas e adultos da comunidade a qual faz parte, para que a indissociabilidade não seja contemplada apenas enquanto afirmação de um princípio institucional, mas realmente cumprindo o papel de estender a interface: universidade e comunidade, a fim de promover o desenvolvimento técnico-cientifico e pedagógico, para a cidade de Pelotas e região. De forma a preparar aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação social e econômica, se vêem alijados dos cursos preparatórios privados, bem como aos acadêmicos contribuindo para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética. O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade, bem como rompe com as barreiras do academicismo e coloca em prática a visão de indissociabilidade de ensino-pesquisa e extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal ´e possibilitar o acesso de segmentos sociais menos favorecidos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência disso a aprovação no processo seletivo de ingresso a universidade, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.

Objetivo Geral

Proporcionar a troca de conhecimentos aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação de carência econômica, se vêem alijados dos cursos preparatórios particulares para o acesso ao ensino superior, e, propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel maior desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades, envolvendo de maneira direta, acadêmicos em atividade com segmento estudantil secundaria e as pessoas da periferia de Pelotas, trabalhadores e filhos de trabalhadores, pessoas de baixa renda... Salientado o papel da Universidade Federal de Pelotas e de seus estudantes para o desenvolvimento técnico-científico e pedagógico, enquanto instituição de ensino para a comunidade de Pelotas e Região.

Justificativa

O empreendimento e labor na execução do presente projeto não são coisas nascidas em preceitos da academia, mas sim em um sentimento mais grandioso e ao mesmo tempo tão mais simples; este empreendimento é baseado no principio da solidariedade e no dever moral que os estudantes da UFPel detêm em relação a uma sociedade que sustenta o ensino superior sem ter a contra prestação devida por parte da Universidade. Nossa tarefa é algo simples, porém não se confunde com amadorismo é obvio, por muitas vezes, o conhecimento complex e cientifico
que esconde e oculta sua condição pelo própio fato de sua satisfação e pelo exercicico da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios elevase vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuidos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reunise em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cutura elaborada e como consequencia a aprovação no processo seletivo para ingress na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.

Metodologia

O projeto tem ações voltadas aos educandos: aulas ministradas toda a semana por áreas do conhecimento, bem como a possibilidade de realização de oficinas, aulões nos fins de semana, intervenções dos movimentos sociais dentro do curso, espaços de formação sobre educação popular e sobre as formas de ingresso no ensino superior, e avaliações periódicas sobre o funcionamento do curso.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto anguistiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a cada ano aumente o número de participantes do projeto, bem como o número de aprovados no processo seletivo de acesso a instituição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIEL COSTA DA SILVA
ALANA VENHOFEN DE FREITAS
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA
ALEX FERNANDES YONEZAWA
ALEXANDRE VARGAS ILHA
ALINE ALVES ROSENDO
ALINE GOULART DA SILVEIRA
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE
ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA
ANA LUIZA SCHNEIDER
ANDERSON NUNES RODRIGUES
ANGÉLICA COSTA DE MATOS
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ
Alex Antunes Mendes
BEATRIZ FRANTZ ALVES
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER
BETINA LEMKE PLAMER
BRUNA BATISTA KAPPES
BRUNA SCHNEID DA SILVA
BRUNA SCHNEID DA SILVA
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA
BÁRBARA CRISTINA DIAS DOS SANTOS
BÁRBARA DE LA ROSA ELIA
CAMILA FRANZ MARQUEZ
CAMILA FÁVERO
CAMILA MARTINS VELLAR
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO
CARLA ROSANE DA SILVA MOTA
CARLA SILVA DE AVILA
CARLOS AUGUSTO PELUFO JURGINA
CARLOS THEODORO RIBEIRO SCHMIDT
CAROLINA DE AGUIAR MONTEIRO
CAROLINA DE MACEDO MARTINS CRESTANI
CAROLINE BIANCA GRAEFF
CHARLES ÂNDERSON DOS SANTOS KURZ
CIRO OSMARI CARDOSO GONÇALVES
CLÁUDIO ADÃO PORTELINHA KASTER
CRISTIANO GONÇALVES PORTO
Claudia de Jesus Azambuja
DANIEL MELLO VIEIRA
DANIELE PEREIRA FERREIRA
DEBORA DOS SANTOS PEREIRA
DEIVID MENDONÇA CARDOSO
DENISE SOARES AMARO
DIEGO DOMINGOS GOULART
DINAMARA CENTENO FARIAS
DIOGO HENRIQUE MARQUES COELHO
DIONATAN BORN GARCIA
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS
DOUGLAS GADELHA SÁ
DOUGLAS GADELHA SÁ
DOUGLAS WENDLER DE ANDRADE
Diegne Alexandre Ferreira de Brito Cardoso
Dirlei de Azambuja Pereira5
DÉBORA BIANCA NOTTAR
DÉBORA BIANCA NOTTAR
EDUARDO BARBACHAN DUBREUILH BORBA
ELDA MARIA LOPES MORAIS
ELIEZER ALVES MARTINS
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA
ELIZABETH MOREIRA RODRIGUES
ELIZANGELA SOARES MULLER
EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA
ESTER MARCELINO BATISTA
EVA ROSANE OLIVEIRA DE OLIVEIRA
FABIANO DOUGLAS DE SOUZA
FELIPE AURÉLIO EUZÉBIO
FELIPE FERREIRA RIBEIRO
FERNANDA POLLNOW STERN
FILIPE ALMEIDA PEDRA
FRANCIELY COSTA BRAGA DA SILVA
FREDERICO DA ROSA BLANK
FREDERICO DA ROSA BLANK
GABRIEL MONTEIRO SOARES
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA
GABRIELA SOARES DA ROSA
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
GILNEI FARIAS SOUZA
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS
GUILHERME BOETTGE OSSANES
GUILHERME LUBKE QUEVEDO
GUSTAVO BRAZ KURZ
GUSTAVO SILVEIRA RIBEIRO
Gabriela Stéfanie Ferreira Duarte
Gilciane Jansen Recondo
HELENA MARTINS PINHEIRO
HELENARA PLASZEWSKI4
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL
IRIA ÍNGRID MANZKE TEIXEIRA
ISADORA DA SILVA ESPINDOLA
Ingrid Medeiros Lessa
Ingrid Medeiros Lessa
JANAINA PONTES PROCÓPIO
JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN
JOANNA MUNHOZ SEVAIO
JONATHAN RIBEIRO DA COSTA
JORDANA GONCALVES RAMALHO
JORDANIA DA SILVA DEL SACRAMENTO
JORGE CEDREZ VERNETI
JOSIELE OLIVEIRA DA SILVA
JOYCE DE MORAIS SOUZA
JOÃO FRANCISCO NEVES SOUZA
JOÃO INÁCIO MOREIRA BEZERRA
JOÃO PAULO CERQUEIRA DOS SANTOS FELIX
JULIA BUCHORN FAGUNDES
JULIA FERNANDES RUAS
JULIANA ALVES SABALLA
JULIANA CARRICONDE HERNANDES
Jardel Mendes de Freitas
Jenifer da Silva Dias
JÉSSICA ARENA BANDEIRA
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA
JÚLIA MÜLLER PEREIRA
KEVIN BORGES GARCIA
Kellen Crizel da Rocha
LAURA QUEVEDO JURGINA
LAÍS NEVES BITTENCOURT
LAÍS SILVA GARCIA
LAÍS VAZ MOREIRA
LAÍS VAZ MOREIRA
LEONARDO PINHEIRO DE ANDRADE
LEONARDO SILVA CORDEIRO
LEONIO AUGUSTO JUNIOR
LEONOR GULARTE SOLER
LEONOR GULARTE SOLER
LEONOR GULARTE SOLER
LISSANDRA FERREIRA TURNES
LUANA DE OLIVEIRA KURZ
LUCAS CANTOS DA ROSA
LUCAS FERNANDES TAVARES
LUCAS FERNANDES TAVARES
LUCAS PEDRA DE CASTRO
LUCAS RÖPKE DA SILVA
LUCAS VIDARTE HERGER
LUCIA MARIA VAZ PERES6
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
LUCIANO BURCHARDT
LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF
LUIZA DA SILVA SCHUBERT
LUIZA DA SILVA SOUZA
LUIZA MEDEIROS MATIAS
Letícia Garcia Silva
Luis Mendonça da Silva
MARCELO PISKE ESLABAO
MARCIANO GASPARETO CASANOVA
MARCOS ALEXANDRE BRITO NOLASCO
MARIA ANTONIETA MASTROIANO GONÇALVES
MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS
MARIANA MARQUES BURKLE
MARIANA MARQUES BURKLE
MARIANE CANIELAS DOS SANTOS
MARINA DOS SANTOS LANDA
MATEUS SOUZA DUTRA
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ
MATHEUS SAALFELD BARTZ
MAURÍLIO DA LUZ RODRIGUES FERNANDES
MICHELLE BARBOZA NOGUEIRA
MICHELLE DA CRUZ VERGAS
MILENA SARAIVA SANT'ANA
MIRELLA MORAES DE BORBA
Maiara Berdete Barbachan
Maiara Berdete Barbachan
Mariza Goulart Vieira
MÁRCIA VILIANE DE ÁVILA LOPES
MÁRCIO DANIEL LAGES PINHEIRO
NATAN MENDES CASERO
NATÁLIA BARROS SCHAUN
NATÁLIA MOURA DE MELLO
NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA
NICOLLE DE MAGALHÃES MONKS BRANCO
NOEMI DE VASCONCELLOS PERES
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL11
ORION TADEU CORREA COELHO JUNIOR
OTTO WEREMCHUK
Otávio Segal de Araujo
PAOLA CASSURIAGA SANDIM
PATRICK GARCIA MACHADO
PATRICK GARCIA MACHADO
PAULA DEL PONTE ROCHA
PAULA SIGRIST CICILIATO
PEDRO FELIPE NARCISO
PEDRO GABRIEL OSCHIRO DE JESUS
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA
PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE
PRISCILA BROCK BARBOSA
Plinio Silveira Moraes
RAFAEL TORRES TEIXEIRA
RAFAELA PIRES REIS
RAPHAELA ALT MÜLLER
RAQUEL MELO SILVA
RENATA KONRADT GÜTHS
RENATA MANICA
RENATA SILVA MOURA
ROBENSON AZOR
ROBERTA SILVA SOHNE
ROSEMERI DAS NEVES DOS SANTOS
ROSINEI SILVA SANTOS
Rafael dos Santos Ramos
Rafael dos Santos Ramos
RÔMULO SCHWANZ DIEL
SABRINA PÔRTO REGO
SAMARA DE DEUS FABRIS
SANDRA IVANA GOMES VARGAS
SARA MAGELA DE CARVALHO
SARAH ESTHER DA SILVA SAAB
SIMONE MARQUES LIMA
STEVAN MENDES PINHEIRO
SUELEN MARTINS VASCONCELOS
SUÉLEN RESENDE NOGUEZ
TAILA TUCHTENHAGEN ZARNOTH
TAMIRES GUEDES DOS SANTOS
TANYSE PARADA SAMPAIO
TATIANE SENNA BIALVES
TAÍS RODRIGUES DE AGUIAR
THAIANE SILVEIRA CARRASCO
THAIS DE MATOS DE BORBA
THAÍS DE LIMA PIETZSCH
THAÍS RUAS VIEGAS
THIAGO FRANCISCO DE CARVALHO OLIVEIRA
TICIANE PINTO GARCIA
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA
Taiane Custódio Soares
Thalles Pinto de Souza
VAGNER RODRIGUES BAÚ
VALERIA DA FONSECA DACHERY
VALQUÍRIA MACHADO
VICTOR HUGO BARROS
VINICIUS FARIA CRUZ
VOLNEI KNOPP ZIBETTI
VÍTOR ALVES DE SOUSA
WILLIAM AMARAL NUNES
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA
WILLIAM MARTINS LOURENÇO
YAGO JACONDINO NUNES
ZELIA MORO LUCIANO
victor braz iturriet
ÉMERSON FRANCO DE ALMEIDA
ÉRICA PETERS RODRIGUES
ÍSIS GONÇALVES TORALLES

Página gerada em 28/03/2024 19:47:50 (consulta levou 0.462036s)