Nome do Projeto
Desafio: Pré-Universitário Popular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto tem por escopo propiciar aos estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, um espaço para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades; envolvendo de maneira direta os acadêmicos em uma atividade com os estudantes secundaristas e adultos da comunidade a qual faz parte, para que a indissociabilidade não seja contemplada apenas enquanto afirmação de um princípio institucional, mas realmente cumprindo o papel de estender a interface: universidade e comunidade, a fim de promover o desenvolvimento técnico-cientifico e pedagógico, para a cidade de Pelotas e região. De forma a preparar aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação social e econômica, se vêem alijados dos cursos preparatórios privados, bem como aos acadêmicos contribuindo para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética. O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade, bem como rompe com as barreiras do academicismo e coloca em prática a visão de indissociabilidade de ensino-pesquisa e extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal ´e possibilitar o acesso de segmentos sociais menos favorecidos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência disso a aprovação no processo seletivo de ingresso a universidade, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
Objetivo Geral
Proporcionar a troca de conhecimentos aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação de carência econômica, se vêem alijados dos cursos preparatórios particulares para o acesso ao ensino superior, e, propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel maior desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades, envolvendo de maneira direta, acadêmicos em atividade com segmento estudantil secundaria e as pessoas da periferia de Pelotas, trabalhadores e filhos de trabalhadores, pessoas de baixa renda... Salientado o papel da Universidade Federal de Pelotas e de seus estudantes para o desenvolvimento técnico-científico e pedagógico, enquanto instituição de ensino para a comunidade de Pelotas e Região.
Justificativa
O empreendimento e labor na execução do presente projeto não são coisas nascidas em preceitos da academia, mas sim em um sentimento mais grandioso e ao mesmo tempo tão mais simples; este empreendimento é baseado no principio da solidariedade e no dever moral que os estudantes da UFPel detêm em relação a uma sociedade que sustenta o ensino superior sem ter a contra prestação devida por parte da Universidade. Nossa tarefa é algo simples, porém não se confunde com amadorismo é obvio, por muitas vezes, o conhecimento complex e cientifico
que esconde e oculta sua condição pelo própio fato de sua satisfação e pelo exercicico da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios elevase vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuidos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reunise em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cutura elaborada e como consequencia a aprovação no processo seletivo para ingress na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
que esconde e oculta sua condição pelo própio fato de sua satisfação e pelo exercicico da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios elevase vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuidos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reunise em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cutura elaborada e como consequencia a aprovação no processo seletivo para ingress na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
Metodologia
O projeto tem ações voltadas aos educandos: aulas ministradas toda a semana por áreas do conhecimento, bem como a possibilidade de realização de oficinas, aulões nos fins de semana, intervenções dos movimentos sociais dentro do curso, espaços de formação sobre educação popular e sobre as formas de ingresso no ensino superior, e avaliações periódicas sobre o funcionamento do curso.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto anguistiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto anguistiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que a cada ano aumente o número de participantes do projeto, bem como o número de aprovados no processo seletivo de acesso a instituição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIEL COSTA DA SILVA | |||
ALANA VENHOFEN DE FREITAS | |||
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | |||
ALEX FERNANDES YONEZAWA | |||
ALEXANDRE VARGAS ILHA | |||
ALINE ALVES ROSENDO | |||
ALINE GOULART DA SILVEIRA | |||
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | |||
ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL | |||
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA | |||
ANA LUIZA SCHNEIDER | |||
ANDERSON NUNES RODRIGUES | |||
ANGÉLICA COSTA DE MATOS | |||
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ | |||
Alex Antunes Mendes | |||
BEATRIZ FRANTZ ALVES | |||
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | |||
BETINA LEMKE PLAMER | |||
BRUNA BATISTA KAPPES | |||
BRUNA SCHNEID DA SILVA | |||
BRUNA SCHNEID DA SILVA | |||
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA | |||
BÁRBARA CRISTINA DIAS DOS SANTOS | |||
BÁRBARA DE LA ROSA ELIA | |||
CAMILA FRANZ MARQUEZ | |||
CAMILA FÁVERO | |||
CAMILA MARTINS VELLAR | |||
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO | |||
CARLA ROSANE DA SILVA MOTA | |||
CARLA SILVA DE AVILA | |||
CARLOS AUGUSTO PELUFO JURGINA | |||
CARLOS THEODORO RIBEIRO SCHMIDT | |||
CAROLINA DE AGUIAR MONTEIRO | |||
CAROLINA DE MACEDO MARTINS CRESTANI | |||
CAROLINE BIANCA GRAEFF | |||
CHARLES ÂNDERSON DOS SANTOS KURZ | |||
CIRO OSMARI CARDOSO GONÇALVES | |||
CLÁUDIO ADÃO PORTELINHA KASTER | |||
CRISTIANO GONÇALVES PORTO | |||
Claudia de Jesus Azambuja | |||
DANIEL MELLO VIEIRA | |||
DANIELE PEREIRA FERREIRA | |||
DEBORA DOS SANTOS PEREIRA | |||
DEIVID MENDONÇA CARDOSO | |||
DENISE SOARES AMARO | |||
DIEGO DOMINGOS GOULART | |||
DINAMARA CENTENO FARIAS | |||
DIOGO HENRIQUE MARQUES COELHO | |||
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS | |||
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS | |||
DOUGLAS GADELHA SÁ | |||
DOUGLAS GADELHA SÁ | |||
DOUGLAS WENDLER DE ANDRADE | |||
Diegne Alexandre Ferreira de Brito Cardoso | |||
Dionatan Born Garcia | |||
Dirlei de Azambuja Pereira | 5 | ||
DÉBORA BIANCA NOTTAR | |||
DÉBORA BIANCA NOTTAR | |||
EDUARDO BARBACHAN DUBREUILH BORBA | |||
ELDA MARIA LOPES MORAIS | |||
ELIEZER ALVES MARTINS | |||
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA | |||
ELIZABETH MOREIRA RODRIGUES | |||
ELIZANGELA SOARES MULLER | |||
EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO | |||
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA | |||
ESTER MARCELINO BATISTA | |||
EVA ROSANE VIEGAS DE OLIVEIRA | |||
FABIANO DOUGLAS DE SOUZA | |||
FELIPE AURÉLIO EUZÉBIO | |||
FELIPE FERREIRA RIBEIRO | |||
FERNANDA POLLNOW STERN | |||
FILIPE ALMEIDA PEDRA | |||
FRANCIELY COSTA BRAGA DA SILVA | |||
FREDERICO DA ROSA BLANK | |||
FREDERICO DA ROSA BLANK | |||
GABRIEL MONTEIRO SOARES | |||
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA | |||
GABRIELA SOARES DA ROSA | |||
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GILNEI FARIAS SOUZA | |||
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS | |||
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS | |||
GUILHERME BOETTGE OSSANES | |||
GUILHERME LUBKE QUEVEDO | |||
GUSTAVO BRAZ KURZ | |||
GUSTAVO SILVEIRA RIBEIRO | |||
Gabriela Stéfanie Ferreira Duarte | |||
Gilciane Jansen Recondo | |||
HELENA MARTINS PINHEIRO | |||
HELENARA PLASZEWSKI | 4 | ||
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL | |||
IRIA ÍNGRID MANZKE TEIXEIRA | |||
ISADORA DA SILVA ESPINDOLA | |||
Ingrid Medeiros Lessa | |||
Ingrid Medeiros Lessa | |||
JANAINA PONTES PROCÓPIO | |||
JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA | |||
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA | |||
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | |||
JOANNA MUNHOZ SEVAIO | |||
JONATHAN RIBEIRO DA COSTA | |||
JORDANA GONCALVES RAMALHO | |||
JORDANIA DA SILVA DEL SACRAMENTO | |||
JORGE CEDREZ VERNETI | |||
JOSIELE OLIVEIRA DA SILVA | |||
JOYCE DE MORAIS SOUZA | |||
JOÃO FRANCISCO NEVES SOUZA | |||
JOÃO INÁCIO MOREIRA BEZERRA | |||
JOÃO PAULO CERQUEIRA DOS SANTOS FELIX | |||
JULIA BUCHORN FAGUNDES | |||
JULIA FERNANDES RUAS | |||
JULIANA ALVES SABALLA | |||
JULIANA CARRICONDE HERNANDES | |||
Jardel Mendes de Freitas | |||
Jenifer da Silva Dias | |||
JÉSSICA ARENA BANDEIRA | |||
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA | |||
JÚLIA MÜLLER PEREIRA | |||
KEVIN BORGES GARCIA | |||
Kellen Crizel da Rocha | |||
LAURA QUEVEDO JURGINA | |||
LAÍS NEVES BITTENCOURT | |||
LAÍS SILVA GARCIA | |||
LAÍS VAZ MOREIRA | |||
LAÍS VAZ MOREIRA | |||
LEONARDO PINHEIRO DE ANDRADE | |||
LEONARDO SILVA CORDEIRO | |||
LEONIO AUGUSTO JUNIOR | |||
LEONOR GULARTE SOLER | |||
LEONOR GULARTE SOLER | |||
LEONOR GULARTE SOLER | |||
LISSANDRA FERREIRA TURNES | |||
LUANA DE OLIVEIRA KURZ | |||
LUCAS CANTOS DA ROSA | |||
LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
LUCAS PEDRA DE CASTRO | |||
LUCAS RÖPKE DA SILVA | |||
LUCAS VIDARTE HERGER | |||
LUCIA MARIA VAZ PERES | 6 | ||
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA | |||
LUCIANO BURCHARDT | |||
LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO | |||
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF | |||
LUIZA DA SILVA SCHUBERT | |||
LUIZA DA SILVA SOUZA | |||
LUIZA MEDEIROS MATIAS | |||
Letícia Garcia Silva | |||
Luis Mendonça da Silva | |||
MARCELO PISKE ESLABAO | |||
MARCIA VILIANE DE AVILA LOPES | |||
MARCIANO GASPARETO CASANOVA | |||
MARCOS ALEXANDRE BRITO NOLASCO | |||
MARIA ANTONIETA MASTROIANO GONÇALVES | |||
MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS | |||
MARIANA MARQUES BURKLE | |||
MARIANA MARQUES BURKLE | |||
MARIANE CANIELAS DOS SANTOS | |||
MARINA DOS SANTOS LANDA | |||
MATEUS SOUZA DUTRA | |||
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ | |||
MATHEUS SAALFELD BARTZ | |||
MAURÍLIO DA LUZ RODRIGUES FERNANDES | |||
MICHELLE BARBOZA NOGUEIRA | |||
MICHELLE DA CRUZ VERGAS | |||
MILENA SARAIVA SANT'ANA | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | |||
Maiara Berdete Barbachan | |||
Maiara Berdete Barbachan | |||
Mariza Goulart Vieira | |||
MÁRCIO DANIEL LAGES PINHEIRO | |||
NATAN MENDES CASERO | |||
NATÁLIA BARROS SCHAUN | |||
NATÁLIA MOURA DE MELLO | |||
NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA | |||
NICOLLE DE MAGALHÃES MONKS BRANCO | |||
NOEMI DE VASCONCELLOS PERES | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 11 | ||
ORION TADEU CORREA COELHO JUNIOR | |||
OTTO WEREMCHUK | |||
Otávio Segal de Araujo | |||
PAOLA CASSURIAGA SANDIM | |||
PATRICK GARCIA MACHADO | |||
PATRICK GARCIA MACHADO | |||
PAULA DEL PONTE ROCHA | |||
PAULA SIGRIST CICILIATO | |||
PEDRO FELIPE NARCISO | |||
PEDRO GABRIEL OSCHIRO DE JESUS | |||
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE | |||
PRISCILA BROCK BARBOSA | |||
Plinio Silveira Moraes | |||
RAFAEL TORRES TEIXEIRA | |||
RAFAELA PIRES REIS | |||
RAPHAELA ALT MÜLLER | |||
RAQUEL MELO SILVA | |||
RENATA KONRADT GÜTHS | |||
RENATA MANICA | |||
RENATA SILVA MOURA | |||
ROBENSON AZOR | |||
ROBERTA SILVA SOHNE | |||
ROSEMERI DAS NEVES DOS SANTOS | |||
ROSINEI SILVA SANTOS | |||
Rafael dos Santos Ramos | |||
Rafael dos Santos Ramos | |||
RÔMULO SCHWANZ DIEL | |||
SABRINA PÔRTO REGO | |||
SAMARA DE DEUS FABRIS | |||
SANDRA IVANA GOMES VARGAS | |||
SARA MAGELA DE CARVALHO | |||
SARAH ESTHER DA SILVA SAAB | |||
SIMONE MARQUES LIMA | |||
STEVAN MENDES PINHEIRO | |||
SUELEN MARTINS VASCONCELOS | |||
SUÉLEN RESENDE NOGUEZ | |||
TAILA TUCHTENHAGEN ZARNOTH | |||
TAMIRES GUEDES DOS SANTOS | |||
TANYSE PARADA SAMPAIO | |||
TATIANE SENNA BIALVES | |||
TAÍS RODRIGUES DE AGUIAR | |||
THAIANE SILVEIRA CARRASCO | |||
THAIS DE MATOS DE BORBA | |||
THAÍS RUAS VIEGAS | |||
THIAGO FRANCISCO DE CARVALHO OLIVEIRA | |||
TICIANE PINTO GARCIA | |||
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA | |||
Taiane Custódio Soares | |||
Thalles Pinto de Souza | |||
Thaís de Lima Pietzsch | |||
VAGNER RODRIGUES BAÚ | |||
VALERIA DA FONSECA DACHERY | |||
VALQUÍRIA MACHADO | |||
VICTOR HUGO BARROS | |||
VINICIUS FARIA CRUZ | |||
VOLNEI KNOPP ZIBETTI | |||
VÍTOR ALVES DE SOUSA | |||
WILLIAM AMARAL NUNES | |||
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | |||
WILLIAM MARTINS LOURENÇO | |||
YAGO JACONDINO NUNES | |||
ZELIA MORO LUCIANO | |||
victor braz iturriet | |||
ÉMERSON FRANCO DE ALMEIDA | |||
ÉRICA PETERS RODRIGUES | |||
ÍSIS GONÇALVES TORALLES |