Nome do Projeto
Desafio: Pré-Universitário Popular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto tem por escopo propiciar aos estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, um espaço para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades; envolvendo de maneira direta os acadêmicos em uma atividade com os estudantes secundaristas e adultos da comunidade a qual faz parte, para que a indissociabilidade não seja contemplada apenas enquanto afirmação de um princípio institucional, mas realmente cumprindo o papel de estender a interface: universidade e comunidade, a fim de promover o desenvolvimento técnico-cientifico e pedagógico, para a cidade de Pelotas e região. De forma a preparar aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação social e econômica, se vêem alijados dos cursos preparatórios privados, bem como aos acadêmicos contribuindo para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética. O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade, bem como rompe com as barreiras do academicismo e coloca em prática a visão de indissociabilidade de ensino-pesquisa e extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal ´e possibilitar o acesso de segmentos sociais menos favorecidos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência disso a aprovação no processo seletivo de ingresso a universidade, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
Objetivo Geral
Proporcionar a troca de conhecimentos aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação de carência econômica, se vêem alijados dos cursos preparatórios particulares para o acesso ao ensino superior, e, propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel maior desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades, envolvendo de maneira direta, acadêmicos em atividade com segmento estudantil secundaria e as pessoas da periferia de Pelotas, trabalhadores e filhos de trabalhadores, pessoas de baixa renda... Salientado o papel da Universidade Federal de Pelotas e de seus estudantes para o desenvolvimento técnico-científico e pedagógico, enquanto instituição de ensino para a comunidade de Pelotas e Região.
Justificativa
O empreendimento e labor na execução do presente projeto não são coisas nascidas em preceitos da academia, mas sim em um sentimento mais grandioso e ao mesmo tempo tão mais simples; este empreendimento é baseado no principio da solidariedade e no dever moral que os estudantes da UFPel detêm em relação a uma sociedade que sustenta o ensino superior sem ter a contra prestação devida por parte da Universidade. Nossa tarefa é algo simples, porém não se confunde com amadorismo é obvio, por muitas vezes, o conhecimento complex e cientifico
que esconde e oculta sua condição pelo própio fato de sua satisfação e pelo exercicico da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios elevase vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuidos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reunise em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cutura elaborada e como consequencia a aprovação no processo seletivo para ingress na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
que esconde e oculta sua condição pelo própio fato de sua satisfação e pelo exercicico da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios elevase vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuidos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reunise em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cutura elaborada e como consequencia a aprovação no processo seletivo para ingress na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
Metodologia
O projeto tem ações voltadas aos educandos: aulas ministradas toda a semana por áreas do conhecimento, bem como a possibilidade de realização de oficinas, aulões nos fins de semana, intervenções dos movimentos sociais dentro do curso, espaços de formação sobre educação popular e sobre as formas de ingresso no ensino superior, e avaliações periódicas sobre o funcionamento do curso.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto anguistiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto anguistiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que a cada ano aumente o número de participantes do projeto, bem como o número de aprovados no processo seletivo de acesso a instituição.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIEL COSTA DA SILVA | |||
| ALANA VENHOFEN DE FREITAS | |||
| ALEX ANTUNES MENDES | |||
| ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | |||
| ALEX FERNANDES YONEZAWA | |||
| ALEXANDRE VARGAS ILHA | |||
| ALINE ALVES ROSENDO | |||
| ALINE GOULART DA SILVEIRA | |||
| AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | |||
| ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL | |||
| ANA JÚLIA TESCHNER CARARA | |||
| ANA LUIZA SCHNEIDER | |||
| ANDERSON NUNES RODRIGUES | |||
| ANGÉLICA COSTA DE MATOS | |||
| ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ | |||
| BEATRIZ FRANTZ ALVES | |||
| BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
| BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | |||
| BETINA LEMKE PLAMER | |||
| BRUNA BATISTA KAPPES | |||
| BRUNA SCHNEID DA SILVA | |||
| BRUNA SCHNEID DA SILVA | |||
| BÁRBARA CRISTINA DIAS DOS SANTOS | |||
| BÁRBARA DE LA ROSA ELIA | |||
| CAMILA FRANZ MARQUEZ | |||
| CAMILA FÁVERO | |||
| CAMILA MARTINS VELLAR | |||
| CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO | |||
| CARLA ROSANE DA SILVA MOTA | |||
| CARLA SILVA DE AVILA | |||
| CARLOS AUGUSTO PELUFO JURGINA | |||
| CARLOS THEODORO RIBEIRO SCHMIDT | |||
| CAROLINA DE AGUIAR MONTEIRO | |||
| CAROLINA DE MACEDO MARTINS CRESTANI | |||
| CAROLINE BIANCA GRAEFF | |||
| CHARLES ÂNDERSON DOS SANTOS KURZ | |||
| CIRO OSMARI CARDOSO GONÇALVES | |||
| CLAUDIA DE JESUS AZAMBUJA | |||
| CLÁUDIO ADÃO PORTELINHA KASTER | |||
| CRISTIANO GONÇALVES PORTO | |||
| DANIEL MELLO VIEIRA | |||
| DANIELE PEREIRA FERREIRA | |||
| DEBORA DOS SANTOS PEREIRA | |||
| DEIVID MENDONÇA CARDOSO | |||
| DENISE SOARES AMARO | |||
| DIEGNE ALEXANDRE FERREIRA DE BRITO CARDOSO | |||
| DIEGO DOMINGOS GOULART | |||
| DINAMARA CENTENO FARIAS | |||
| DIOGO HENRIQUE MARQUES COELHO | |||
| DIONATAN BORN GARCIA | |||
| DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA | 5 | ||
| DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS | |||
| DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS | |||
| DOUGLAS GADELHA SÁ | |||
| DOUGLAS GADELHA SÁ | |||
| DOUGLAS WENDLER DE ANDRADE | |||
| DÉBORA BIANCA NOTTAR | |||
| DÉBORA BIANCA NOTTAR | |||
| EDUARDO BARBACHAN DUBREUILH BORBA | |||
| ELDA MARIA LOPES MORAIS | |||
| ELIEZER ALVES MARTINS | |||
| ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA | |||
| ELIZABETH MOREIRA RODRIGUES | |||
| ELIZANGELA SOARES MULLER | |||
| EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO | |||
| ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA | |||
| ESTER MARCELINO BATISTA | |||
| EVA ROSANE VIEGAS DE OLIVEIRA | |||
| FABIANO DOUGLAS DE SOUZA | |||
| FELIPE AURÉLIO EUZÉBIO | |||
| FELIPE FERREIRA RIBEIRO | |||
| FERNANDA POLLNOW STERN | |||
| FILIPE ALMEIDA PEDRA | |||
| FRANCIELY COSTA BRAGA DA SILVA | |||
| FREDERICO DA ROSA BLANK | |||
| FREDERICO DA ROSA BLANK | |||
| GABRIEL MONTEIRO SOARES | |||
| GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA | |||
| GABRIELA SOARES DA ROSA | |||
| GABRIELA STÉFANIE FERREIRA DUARTE | |||
| GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA | |||
| GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
| GILCIANE JANSEN RECONDO | |||
| GILNEI FARIAS SOUZA | |||
| GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS | |||
| GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS | |||
| GUILHERME BOETTGE OSSANES | |||
| GUILHERME LUBKE QUEVEDO | |||
| GUSTAVO BRAZ KURZ | |||
| GUSTAVO SILVEIRA RIBEIRO | |||
| HELENA MARTINS PINHEIRO | |||
| HELENARA PLASZEWSKI | 4 | ||
| HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL | |||
| INGRID MEDEIROS LESSA | |||
| INGRID MEDEIROS LESSA | |||
| IRIA ÍNGRID MANZKE TEIXEIRA | |||
| ISADORA DA SILVA ESPINDOLA | |||
| JANAINA PONTES PROCÓPIO | |||
| JARDEL MENDES DE FREITAS | |||
| JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA | |||
| JEAN CHARLES MACHADO SOUZA | |||
| JENIFER DA SILVA DIAS | |||
| JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | |||
| JOANNA MUNHOZ SEVAIO | |||
| JONATHAN RIBEIRO DA COSTA | |||
| JORDANA GONCALVES RAMALHO | |||
| JORDANIA DA SILVA DEL SACRAMENTO | |||
| JORGE CEDREZ VERNETI | |||
| JOSIELE OLIVEIRA DA SILVA | |||
| JOYCE DE MORAIS SOUZA | |||
| JOÃO FRANCISCO NEVES SOUZA | |||
| JOÃO INÁCIO MOREIRA BEZERRA | |||
| JOÃO PAULO CERQUEIRA DOS SANTOS FELIX | |||
| JULIA BUCHORN FAGUNDES | |||
| JULIANA ALVES SABALLA | |||
| JULIANA CARRICONDE HERNANDES | |||
| JÉSSICA ARENA BANDEIRA | |||
| JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA | |||
| JÚLIA FERNANDES RUAS | |||
| JÚLIA MÜLLER PEREIRA | |||
| KELLEN CRIZEL DA ROCHA | |||
| KEVIN BORGES GARCIA | |||
| LAURA QUEVEDO JURGINA | |||
| LAÍS NEVES BITTENCOURT | |||
| LAÍS SILVA GARCIA | |||
| LAÍS VAZ MOREIRA | |||
| LAÍS VAZ MOREIRA | |||
| LEONARDO PINHEIRO DE ANDRADE | |||
| LEONARDO SILVA CORDEIRO | |||
| LEONIO AUGUSTO JUNIOR | |||
| LEONOR GULARTE SOLER | |||
| LEONOR GULARTE SOLER | |||
| LEONOR GULARTE SOLER | |||
| LETÍCIA GARCIA SILVA | |||
| LISSANDRA FERREIRA TURNES | |||
| LUANA DE OLIVEIRA KURZ | |||
| LUCAS CANTOS DA ROSA | |||
| LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
| LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
| LUCAS PEDRA DE CASTRO | |||
| LUCAS RÖPKE DA SILVA | |||
| LUCAS VIDARTE HERGER | |||
| LUCIA MARIA VAZ PERES | 6 | ||
| LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA | |||
| LUCIANO BURCHARDT | |||
| LUIS MENDONÇA DA SILVA | |||
| LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO | |||
| LUIZ FELIPE WASSMANSDORF | |||
| LUIZA DA SILVA SCHUBERT | |||
| LUIZA DA SILVA SOUZA | |||
| LUIZA MEDEIROS MATIAS | |||
| MAIARA BERDETE BARBACHAN | |||
| MAIARA BERDETE BARBACHAN | |||
| MARCELO PISKE ESLABAO | |||
| MARCIA VILIANE DE AVILA LOPES | |||
| MARCIANO GASPARETO CASANOVA | |||
| MARCOS ALEXANDRE BRITO NOLASCO | |||
| MARIA ANTONIETA MASTROIANO GONÇALVES | |||
| MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS | |||
| MARIANA MARQUES BURKLE | |||
| MARIANA MARQUES BURKLE | |||
| MARIANE CANIELAS DOS SANTOS | |||
| MARINA DOS SANTOS LANDA | |||
| MARIZA GOULART VIEIRA | |||
| MATEUS SOUZA DUTRA | |||
| MATHEUS FRANCISCO DA PAZ | |||
| MATHEUS SAALFELD BARTZ | |||
| MAURÍLIO DA LUZ RODRIGUES FERNANDES | |||
| MICHELLE BARBOZA NOGUEIRA | |||
| MICHELLE DA CRUZ VERGAS | |||
| MILENA SARAIVA SANT'ANA | |||
| MIRELLA MORAES DE BORBA | |||
| MÁRCIO DANIEL LAGES PINHEIRO | |||
| NATAN MENDES CASERO | |||
| NATÁLIA BARROS SCHAUN | |||
| NATÁLIA MOURA DE MELLO | |||
| NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA | |||
| NICOLLE DE MAGALHÃES MONKS BRANCO | |||
| NOEMI DE VASCONCELLOS PERES | |||
| NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 11 | ||
| ORION TADEU CORREA COELHO JUNIOR | |||
| OTTO WEREMCHUK | |||
| OTÁVIO SEGAL DE ARAUJO | |||
| PAOLA CASSURIAGA SANDIM | |||
| PATRICK GARCIA MACHADO | |||
| PATRICK GARCIA MACHADO | |||
| PAULA DEL PONTE ROCHA | |||
| PAULA SIGRIST CICILIATO | |||
| PEDRO FELIPE NARCISO | |||
| PEDRO GABRIEL OSCHIRO DE JESUS | |||
| PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
| PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE | |||
| PLINIO SILVEIRA MORAES | |||
| PRISCILA BROCK BARBOSA | |||
| RAFAEL DOS SANTOS RAMOS | |||
| RAFAEL DOS SANTOS RAMOS | |||
| RAFAEL TORRES TEIXEIRA | |||
| RAFAELA PIRES REIS | |||
| RAPHAELA ALT MÜLLER | |||
| RAQUEL MELO SILVA | |||
| RENATA KONRADT GÜTHS | |||
| RENATA MANICA | |||
| RENATA SILVA MOURA | |||
| ROBENSON AZOR | |||
| ROBERTA SILVA SOHNE | |||
| ROSEMERI DAS NEVES DOS SANTOS | |||
| ROSINEI SILVA SANTOS | |||
| RÔMULO SCHWANZ DIEL | |||
| SABRINA PÔRTO REGO | |||
| SAMARA DE DEUS FABRIS | |||
| SANDRA IVANA GOMES VARGAS | |||
| SARA MAGELA DE CARVALHO | |||
| SARAH DA SILVA OLIVEIRA | |||
| SARAH ESTHER DA SILVA SAAB | |||
| SIMONE MARQUES LIMA | |||
| STEVAN MENDES PINHEIRO | |||
| SUELEN MARTINS VASCONCELOS | |||
| SUÉLEN RESENDE NOGUEZ | |||
| TAIANE CUSTÓDIO SOARES | |||
| TAILA TUCHTENHAGEN ZARNOTH | |||
| TAMIRES GUEDES DOS SANTOS | |||
| TANYSE PARADA SAMPAIO | |||
| TATIANE SENNA BIALVES | |||
| TAÍS RODRIGUES DE AGUIAR | |||
| THAIANE SILVEIRA CARRASCO | |||
| THAIS DE MATOS DE BORBA | |||
| THALLES PINTO DE SOUZA | |||
| THAÍS DE LIMA PIETZSCH | |||
| THAÍS RUAS VIEGAS | |||
| THIAGO FRANCISCO DE CARVALHO OLIVEIRA | |||
| TICIANE PINTO GARCIA | |||
| TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA | |||
| VAGNER RODRIGUES BAÚ | |||
| VALERIA DA FONSECA DACHERY | |||
| VALQUÍRIA MACHADO | |||
| VICTOR BRAZ ITURRIET | |||
| VICTOR HUGO BARROS | |||
| VINICIUS FARIA CRUZ | |||
| VOLNEI KNOPP ZIBETTI | |||
| VÍTOR ALVES DE SOUSA | |||
| WILLIAM AMARAL NUNES | |||
| WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | |||
| WILLIAM MARTINS LOURENÇO | |||
| YAGO JACONDINO NUNES | |||
| ZELIA MORO LUCIANO | |||
| ÉMERSON FRANCO DE ALMEIDA | |||
| ÉRICA PETERS RODRIGUES | |||
| ÍSIS GONÇALVES TORALLES |