Nome do Projeto
Projeto LADOPAR: Ensino, Pesquisa e Extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2016 - 29/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O Projeto LADOPAR tem sido desenvolvido desde o ano de 1996, focado na compreensão e solução de problemas sanitários produzidos por enfermidades parasitárias. A equipe é formada atualmente por professores, médicos veterinários residentes, estudantes de diversos cursos tendo como público alvo, estudantes, entidades rurais e indústrias de insumos aplicados ao agronegócio. As metodologias aplicadas serão aquelas voltadas à formação de recursos humanos, treinamento em habilidades técnicas, gerenciais, comerciais e científicas pela prestação de serviços no atendimento de demandas regionais para diagnóstico, tratamento, profilaxia e controle das parasitoses de animais de produção, silvestre e de companhia. Os dados gerados pelos atendimentos e estudos deverão ser publicados em diferentes veículos proporcionando retroalimentação do sistema, melhoria da formação de recursos humanos e divulgação do papel da Universidade na comunidade.
Relevância para a Sociedade
O Projeto atende demandas regionais de produtores rurais, técnicos e empresas voltadas ao agronegócio com treinamento e formação de recursos humanos em nível de graduação e pósgraduação. Os participantes do projeto desenvolvem habilidades teóricas e práticas que promovem maior interação e acesso ao mercado de trabalho profissional para egressos da Universidade Federal de Pelotas.
Objetivo Geral
O Projeto LADOPAR tem por objetivos gerais o atendimento de demandas da comunidade de estudantes, técnicos e produtores rurais para intervenções técnicas e gerenciais de diagnóstico, profilaxia e controle de enfermidades parasitárias.