Nome do Projeto
Escola Família Agrícola da Região Sul: uma utopia viável
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Questão Agrária
Resumo
O projeto procura acompanhar semanalmente o cotidiano da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL) colaborando nas discussões pedagógicas e na formação dos educadores. A escola localiza-se no município da Canguçu/RS e é uma escola de formação de nível médio-técnico em Agroecologia. Uma proposta que utiliza-se da metodologia da Pedagogia da Alternância e atende jovens oriundos da agricultura familiar, quilombolas e de assentamentos da reforma agrária. A preocupação de criação da escola família agrícola na Região Sul do RS surgiu no Fórum da Agricultura Familiar como uma das demandas das entidades congregadas nesse Fórum, ou seja, uma instituição educativa que atente para a realidade regional da agricultura familiar e contribua para o desenvolvimento de uma nova realidade no meio rural, com foco na valorização da agricultura familiar e da agricultura camponesa através de uma proposta de educação transformadora. Para dar sustentação à EFASUL foi criada a Associação Escola Família Agrícola da Região Sul – AEFASUL. A AEFASUL é uma associação civil, sem fins lucrativos ou econômicos, com sede em Canguçu, sendo sua base, o Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do Estado/RS. A Escola Família Agrícola terá o seu funcionamento no Centro de Treinamento de agricultores/Emater (CETAC/ Canguçu).

Objetivo Geral

- Colaborar na implantação da Escola Família Agrícola da Região Sul, realizando formações com os educadores da escola e refletindo sobre a metodologia da Pedagogia da Alternância e seus impactos na formação dos jovens e de suas famílias.

Justificativa

As Escolas Família Agrícola – EFA’s – resultam da associação de famílias, comunidades e instituições ligadas à agricultura familiar e que têm como objetivo comum promover o desenvolvimento sustentável e solidário do campo a partir da formação dos jovens rurais. São escolas comunitárias, que buscam oferecer uma educação voltada aos interesses da agricultura familiar e de processos de desenvolvimento local sustentável e solidário, através dos princípios da autonomia, da Agroecologia e da soberania alimentar. Têm como ponto de partida a realidade das famílias e das comunidades e a valorização do saber local, propondo uma formação escolar em que os jovens e suas famílias tenham a possibilidade de atuar como sujeitos legítimos do processo formativo através de uma educação que faça sentido para a vida. O processo de ensino e de aprendizagem das Escolas Família Agrícola baseia-se em quatro pilares: associação local, Pedagogia da Alternância, formação integral e desenvolvimento do meio. Há EFA’s implantadas por todo o mundo e, no Brasil, somam hoje 150 unidades, três delas localizadas no Estado Rio Grande do Sul. A EFASUL soma-se as EFA's no Rio Grande do Sul e é a quarta implantada no estado e busca fortalecer a sucessão dos jovens com a permanência no campo produzindo alimento saudável e com qualidade junto às famílias. Para que isso se torne uma realidade viável, é necessário uma formação que atenda essa realidade familiar e, por isso, justifica-se uma escola com a metodologia da alternância, na qual os jovens permanecem junto às famílias por um período e em outro, ficam na escola estudando a própria realidade com materiais e pesquisas trazidas da própria família.

Metodologia

Para realizar o projeto, os professores e equipe envolvidos realizarão o acompanhamento semanal na escola, buscando a reflexão-ação-reflexão junto aos educadores (docentes) que atuam nela.
Outra forma de acompanhamento, também serão as visitas às famílias dos educandos, para que se compreenda o processo de alternância e a realidade das famílias.

Indicadores, Metas e Resultados

- Qualidade de vida no campo com saberes que articulam teoria e prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRIELI KURZ HOLZ
IASMIN ROLOFF RUTZ
LETÍCIA SELL STORCH VENZKE
PATRICIA WEIDUSCHADT3
VANIA GRIM THIES4

Página gerada em 25/04/2024 18:57:05 (consulta levou 0.131233s)