Nome do Projeto
Protocolos de Segurança e Tendências na Hotelaria
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/07/2020 - 09/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Endemias e epidemias
Resumo
A OMS emitiu o primeiro alerta para uma doença originária do Coronavírus em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan. A doença provocada pela variação originada na China foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Covid-19, em 11 de fevereiro de 2020. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus. Rapidamente o vírus se espalhou pelo mundo gerando uma pandemia global, uma vez que o contágio ocorre facilmente pelo ar, tosse, espirro, contato com objetos, superfícies e pessoas infectadas. Dentre os sintomas: febre, dificuldade para respirar, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. A doença já levou a mais de 300 mil mortes no mundo e uma enorme crise econômica. A pandemia do Covid 19 e indicação de evitar o contato social para a prevenção de um contágio ainda maior e hospitais super lotados, fizeram com que muitos estabelecimentos comerciais foram afetados, principalmente aqueles que fazem parte dos setores que integram o turismo. Segundo relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo - WTTC, sobre o impacto econômico na cadeia turística, a queda drástica do setor de viagens e turismo, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), pode custar até US$ 2,1 trilhões ao PIB global em 2020. O cancelamento de eventos e viagens está causando imenso impacto na hotelaria, que aos poucos, através de protocolos de seguranças e outras medidas tenta se reerguer. Assim, esse projeto tem o objetivo de fazer encontros virtuais para a comunidade hoteleira e discentes de turismo, hotelaria e gastronomia sobre os protocolos e tendências na restauração durante e pós essa a pandemia. Para isso, será utilizada a plataforma Google meet. A divulgação será realizada pelas mídias sociais. As falas e cursos serão ministradas por professores, palestrantes convidados, dentre eles alunos e egressos que atuam no mercado de trabalho da hotelaria e estão vivenciando os efeitos da crise econômica.

Objetivo Geral

Ministrar palestras e cursos para a comunidade hoteleira sobre protocolos e tendências na hotelaria durante e pós Pandemia do Covid 19.

Justificativa

A pandemia do Covid 19 fez com que a maioria dos países acatassem o isolamento social, fechamento de fronteiras, comercio, hotéis, restaurantes, escolas, universidades, dentre outros. O setor do turismo foi um dos mais afetados economicamente e protocolos de segurança para a retomada das atividades para esse novo cenário é de suma importância para resguardar a saúde e confiança das pessoas. Essas palestras e cursos irão abordar os principais protocolos utilizados por cidades como São Paulo, Canela, Gramado e Foz do Iguaçu para a retomada das atividades turísticas, dentre elas, a hotelaria. Também tratará sobre as tendências para este mercado. Essa é uma ação proposta também para integrar o novo calendário acadêmico da UFPel que prevê somente a oferta de disciplinas optativas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, por EAD.

Metodologia

Palestras com duração de 2h a serem ministrada através da plataforma digital Google Meet. A divulgação será realizada através de mídias sociais. Os palestrantes serão professores, alunos e profissionais que atuam no mercado da hotelaria que estão acompanhando as consequências da crise econômica e mudanças comportamentais dos consumidores.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a elaboração e execução deste projeto, espera-se fazer com que os alunos e hoteleiros reflitam sobre os impactos da Pandemia no turismo e hotelaria, sobre a importância de se adotar protocolos de segurança para prevenção de doenças e sobre medidas adotadas pelos hotéis para continuarem no mercado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTIANE BERSELLI20
DIANA COSTA DE CASTRO
GENIS RECH LOPES
MICHELE VASCONCELLOS CHIATTONE14
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE30
SILVIA HELENA FERREIRA DOS SANTOS

Página gerada em 19/04/2024 18:50:27 (consulta levou 0.151018s)