Nome do Projeto
Dificuldades de aprendizagem. E agora?
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/04/2022 - 08/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O processo de aprendizagem escolar ocorre de modo tranquilo para a maioria das crianças. No entanto, para uma parcela, cada vez maior, desses alunos nem sempre é tranquilo e fácil. Assim, quando esse processo não se desenvolve da forma como esperamos dizemos que há "dificuldade de aprendizagem". Dificuldades essas que podem ter diferentes origens e exigirem estratégias diversificadas de abordagem. Muitas vezes o que consideramos dificuldades de aprendizagem, poderiam ser chamadas de “dificuldades de ensinagem”. Como educadores, sabemos que cada pessoa aprende por um canal perceptivo preferencial e de forma diferenciada. Sabemos, igualmente, que precisamos motivar nosso aluno para a aprendizagem através de diferentes meios, canais.
Objetivo Geral
Geral: Levar os participantes ao reconhecimento do que são dificuldades de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem.
Específicos
a) Identificar as principais dificuldades de aprendizagem
b) Organizar estratégias de ensino para cada dificuldade estudada
c) ter conhecimento dos principais testes utilizados atualmente para identificação de dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.
Específicos
a) Identificar as principais dificuldades de aprendizagem
b) Organizar estratégias de ensino para cada dificuldade estudada
c) ter conhecimento dos principais testes utilizados atualmente para identificação de dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.
Justificativa
O fracasso escolar não é um tema recente e sequer uma questão de modismo. Ele é real e muitos educadores vêm pesquisando as causas que levam ao mau desempenho escolar. Assim, é muito importante que os professores conheçam e saibam identificar essas dificuldades e distúrbios em seus alunos, como em si mesmos e em suas aulas. O processo de ensino-aprendizagem dá-se na interação, interação professor-aluno, aluno-aluno, professor-família, aluno-família.
Metodologia
Dada as restrições impostas neste momento de pandemia COVID-19, as atividades serão através de encontros on-line nos quais serão apresentados os temas abordados no cronograma. Será indicada a leitura prévia de textos sobre o tema da exposição de cada encontro. Haverá a presença de convidados que trabalham com determinada área temática abrangida no projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados são o reconhecimento, pelos professores, das dificuldades e transtornos de aprendizagens mais comuns na escola e a proposição de estratégias de superação considerando o desenvolvimento de cada aluno.
Esperamos, assim, que este curso colabore de alguma forma com os educadores, no sentido de tornar o ensino em nossa cidade cada vez mais aperfeiçoado.
Esperamos, assim, que este curso colabore de alguma forma com os educadores, no sentido de tornar o ensino em nossa cidade cada vez mais aperfeiçoado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AGATHA CAMPOS ALBAINI DA SILVA | |||
ANA MERCEDES ACOSTA LOPEZ HERNANDEZ | |||
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | |||
CRISTHIELEN BOEIRA RIBEIRO | |||
DIULI ALVES WULFF | |||
ETIANE MESSA VALERIO | |||
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 2 | ||
HELENA COLMAN PAIS | |||
HELENARA PLASZEWSKI | 1 | ||
JAÍNE TELLES QUEVEDO | |||
JÚLIA HENRIQUES COSTA | |||
KETHLEN BOHM OLIVEIRA | |||
LUIZA RANGEL MORESCO | |||
MARIA LAURA ROMAN MACHADO DIAS | |||
THAIANY D'AVILA ROSA | |||
VANESSA RIBEIRO DIOGO | |||
ÉRICA HARTWIG FRANK |