Nome do Projeto
Bebidas e Harmonizações
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/07/2020 - 02/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto visa abordar temas relativos a cultura, serviços e harmonizações de bebidas. A hotelaria conta diferentes pontos de oferta de alimentos e bebidas dentro do seu estabelecimento, diferentes restaurantes e bares, assim torna-se fundamental o profissional da hotelaria ter conhecimento desta área de bebidas. Cursos e palestras serão ministrados por EAD na plataforma webconf. A divulgação será realizada pelas mídias sociais e cobalto. Após as atividades, será realizada a avaliação deste projeto.

Objetivo Geral

Ofertar palestras e cursos sobre bebidas e harmonizações para alunos do curso superior de tecnologia em hotelaria da UFPel.

Justificativa

Por muito tempo os restaurantes de hotéis que não eram de luxo eram vistos pelos clientes como lugares desagradáveis de comer e pelos gestores como um mal necessário somente para cumprir uma possível demanda de hóspedes e não perder os clientes. Restaurantes eram sinônimo de espaço ocioso e trabalhoso, sendo na maioria das vezes nada ou pouco rentável. Essa realidade foi mudando na medida que alguns hotéis passaram a apostar em mão de obra qualificada, espaços atraentes, cozinhas internacionais e/ou regionais de alta qualidade e principalmente abrindo e divulgando esses espaços para o público externo. O cliente está cada vez mais informado e exigente e um prato saboroso, bem apresentado, que remeta a cultura local e com um serviço de excelência passaram a ter grande importância para que a experiencia turística seja positiva. E quando falamos de prato estamos incluindo nessa experiencia as bebidas, ganhando cada vez mais evidência as cervejas artesanais, vinhos e enoturismo, os encantos do café etc. Saber realizar fichas técnicas de comidas e bebidas, cardápios, serviços, compras, estoque e apostar em sistemas de gestão é fundamental para o sucesso desses negócios. Assim, a atividade de ensino proposta se justifica para esclarecer esses temas para futuros hoteleiros.

Metodologia

Palestras e cursos e oficinas de bebidas e harmonizações ministradas pela professora coordenadora do projeto e palestrantes convidados. Esses serão realizados na plataforma webconf com acesso pelo cobalto da UFPel e divulgados nas mídias sociais e cobalto.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização de palestras, oficinas e cursos de bebidas e harmonizações, espera-se que os alunos de hotelaria tenham um maior entendimento da importância de uma boa gestão, elaboração, serviços e harmonização de bebidas para o sucesso de bares e restaurantes hoteleiros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHARLENE BRUM DEL PUERTO
CORIOLANO CHAVES BORGES FILHO12
Leonardo de Oliveira netto
MAICON FARIAS VIEIRA
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE28

Página gerada em 25/04/2024 18:53:44 (consulta levou 0.133942s)