Nome do Projeto
O Grande Hotel - Insight Hoteleiro
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 10/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Uma união entre docentes e discentes que irão desenvolver uma plataforma digital (site/ Redes sociais) que terá a função de trazer temas variados que refletem nos setores de hotelaria, turismo e gastronomia. Com a missão de motivar a pesquisas gerais e científicas por parte dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, inserindo-os no desenvolvimento de projetos e integrando-os a universidade de forma interativa, coloquial e profissional.

Objetivo Geral

Desenvolver uma plataforma digital (site) que terá a função de trazer temas variados que refletem nos setores de hotelaria, turismo e gastronomia. Com a missão de motivar a pesquisas gerais e científicas por parte dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, inserindo-os no desenvolvimento de projetos e integrando-os a universidade de forma interativa, coloquial e profissional.

Justificativa

A leitura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da imaginação e da memória, potencialização da interpretação de fatos, estimulação do raciocínio e fundamentação do senso crítico do ser humano como indivíduo pertencente a uma sociedade multicultural. Andrade (2010), evidencia a existência de três principais tipos de leitura, sendo elas: “Leitura de higiene mental e recreativa” (escrita de entretenimento e distração); “leitura de informação” (escrita que evidencia fatos cotidianos, culturais, assuntos atuais e afins); e “leitura de estudo” (escrita com o objetivo de obter conhecimentos científicos e efetivos na construção do indivíduo enquanto profissional).

Levando em consideração a série de dados científicos destacados acima, a realização deste projeto de ensino possui como o intuito o incentivo a produção e inovação científica, focando primordialmente no estímulo do desenvolvimento da escrita e leitura dos âmbitos existentes, além de estimular a pesquisa de leituras relacionadas às áreas da hotelaria, turismo e gastronomia - áreas estas que se destacam durante toda a formação do discente enquanto futuro Tecnólogo em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas. Assim, criando uma ferramenta digital na qual os discentes do curso possam se destacar na elaboração e demonstração de suas ideias, trazendo informações pertinentes para a sua formação e conduzindo debates relevantes para o meio acadêmico e profissional.

Metodologia

Será desenvolvida uma plataforma digital (site/ redes sociais) de informações sobre assuntos abrangentes tratados no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas. O site será gerenciado pelo grupo de bolsistas selecionado para compor a equipe do projeto com a supervisão dos professores coordenadores.
Todos os discentes do Curso de Tecnologia em Hotelaria da UFPel poderão propor assuntos relacionados às áreas de hotelaria, turismo e gastronomia. Serão aceitos os seguinte tópicos:
- Conteúdos gerais sobre o cotidiano das áreas supracitadas;
- Cursos profissionalizantes gratuitos e/ou com valores acessíveis (online / híbrido / presencial);
- Eventos científicos, tecnológicos e/ou profissionais;
- Artigos científicos, short papers, resumos científicos, resenhas científicos e afins;
- Indicação de livros, documentários e/ou materiais alternativos;
- Projeto de ensino, pesquisa e/ou extensão;
- Palestras, videoaulas, videoconferências e afins;

Os assuntos propostos relacionados às áreas da hotelaria, turismo e gastronomia que não estiverem elencados acima serão avaliados a parte pela equipe do projeto sobre sua pertinência de divulgação no site.
Os discentes que desejarem disporem os materiais para publicação no site deverão escrevê-los no formato e normas a serem decididas em reunião da equipe do projeto e posteriormente divulgadas ao curso com todas as informações detalhadas.
Todos os materiais recebidos para publicação serão passados por avaliação, revisão e autorização antes de publicados no site. A comissão avaliadora será a equipe de bolsistas do projeto e seus coordenadores.
Os docentes do cursos e bolsistas do projeto também poderão propor materiais para publicar, os quais devem passar obrigatoriamente por avaliação, revisão e autorização, especificamente, dos coordenadores do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

O resultado pretendido é a maior participação do alunos na leitura e escrita de materiais na área da hospitalidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON DO AMARAL BARROS
CORIOLANO CHAVES BORGES FILHO4
CRISTIANE BERSELLI4
FERNANDA DE FREITAS PEPE
LARISSA DE CARVALHO RAULINO
VALERIA SKUPIEN BIANCHINI
YASMIN DO AMARAL BARROS

Página gerada em 25/04/2024 15:04:19 (consulta levou 0.357784s)