Nome do Projeto
Projeto AUXILIA: preparatório para o ENEM
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/07/2020 - 01/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) consiste em uma avaliação institucional que foi criada em 1998, porém consolidada somente em 2009, quando passou a ser considerado o principal meio para ingresso no ensino superior no Brasil. Seus principais objetivos, atualmente, consistem em mensurar a qualidade do ensino médio, bem como proporcionar ingresso aos estudantes, na maioria dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior (OLIVEIRA, 2016). Quando criado em 1998 pela Portaria nº 438/1998, o ENEM apresentava quatro objetivos distintos relacionados: 1) à autoavaliação do cidadão para fins de continuidade do estudos e sua inserção no mercado de trabalho; 2) à criação de referência de caráter nacional para os estudantes egressos das modalidades do ensino médio; 3) fornecer às modalidades do ensino superior os subsídios necessários e, por fim, 4) servir de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios (BRASIL, 1998).
Como é possível perceber o ENEM não foi criado apenas para avaliar o desempenho dos estudantes, mas também para proporcionar acesso aos cursos profissionalizantes que exigiam nível médio como pré-requisito, o que revela, de algum modo, o caráter de favorecer que o aluno alcançasse um nível acima do que possuía, tudo isso, antes de se concretizar como meio de ingresso no ensino superior (OLIVEIRA, 2016). Partindo-se da premissa que a sociedade atribui à educação a função de selecionar os melhores, em relação à capacidade de seguir carreira universitária ou obter qualquer outro título de prestígio (Zabala, 1998), o ENEM acabou ocupando lugar importante com relação aos esforços realizados para a valorização da educação. No entanto, construir uma avaliação institucional que proporcione as mesmas oportunidades para todos os alunos do território nacional, frente às desigualdades existentes entre os estudantes que frequentam escolas privadas e públicas consiste em uma tarefa muito desafiadora. Ainda mais, quando falamos de um momento atípico, como o que vivemos, neste ano, de crise sanitária pelo vírus Covid19 que fez as escolas, em escala planetária, pararem suas atividades. A partir destas reflexões se percebeu que poderíamos auxiliar os alunos das escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social que estão sem aulas e/ou com atividades remotas e que estejam se preparando para o ENEM, oportunizando um espaço para estudo e qualificação em formato digital (à distância) e gratuito.
Objetivo Geral
Oportunizar a organização de uma rotina de estudos assistida, em formato gratuito e através de meios digitais (à distância), para alunos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social que se encontram sem aulas presenciais durante a pandemia por Covid-19 e necessitam de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Justificativa
Tendo em vista o atual cenário brasileiro, com as aulas na rede pública e privada de ensino suspensas devido à pandemia por Covid-19 e o posicionamento do ex- ministro da educação, Abraham Weintraub, pelo não adiamento do Enem, surgiu a ideia de criação deste projeto. A suspensão das aulas e a falta de orientação e acompanhamento pedagógico pode colocar em desvantagem alunos de baixa renda da rede pública de ensino, elitizando o acesso à universidade.
Assim sendo, a ideia partiu de duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel, ambas egressas de cursos de Licenciatura da instituição, motivadas pela crença que uma educação pública, gratuita e de qualidade é um direito de todos e todas e deve ser assegurado pelo governo, de acordo com o que diz na Constituição Federal de 1988. Desta forma, idealizaram uma maneira de prestar auxílio aos alunos do ensino médio, principalmente, àqueles em situação de vulnerabilidade social neste momento. Vale destacar que esta experiência será uma via de mão dupla, pois ao oportunizar auxílio nos estudos de alunos da educação básica, também servirá de aprendizado para muitos professores em formação e licenciados.
Assim sendo, a ideia partiu de duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel, ambas egressas de cursos de Licenciatura da instituição, motivadas pela crença que uma educação pública, gratuita e de qualidade é um direito de todos e todas e deve ser assegurado pelo governo, de acordo com o que diz na Constituição Federal de 1988. Desta forma, idealizaram uma maneira de prestar auxílio aos alunos do ensino médio, principalmente, àqueles em situação de vulnerabilidade social neste momento. Vale destacar que esta experiência será uma via de mão dupla, pois ao oportunizar auxílio nos estudos de alunos da educação básica, também servirá de aprendizado para muitos professores em formação e licenciados.
Metodologia
O projeto consiste na organização de uma proposta de curso, totalmente gratuita e através de meios digitais (à distância), que visa colaborar na estruturação de uma rotina de estudos para alunos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social que, neste momento de pandemia do Covid-19, estejam sem aula ou com atividades remotas, auxiliando-os na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Em um primeiro momento, será realizada a organização da equipe de professores colaboradores da proposta, o objetivo será reunir professores de todas as áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Em um segundo momento, após estruturação da equipe de trabalho, será elaborado um questionário/formulário, solicitando informações pessoais necessárias para a inscrição dos alunos interessados no curso, bem como se necessitarão de algum apoio, caso tenham alguma deficiência. Vale ressaltar que a proposta será, amplamente, divulgada através das redes sociais com o propósito que alcançar um número significativo de alunos. O período de inscrições terá duração de duas semanas, após divulgação.
A seleção dos alunos ocorrerá através de sorteio em um total de 50 vagas. Destas, 70% serão destinadas a alunos, cuja renda seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio. As 15 vagas restantes serão sorteadas entre os demais candidatos que frequentam escolas públicas. Os alunos selecionados receberão um e-mail, notificando sua seleção no curso e dispondo de maiores explicações. Além disso, através deste e-mail, os alunos deverão confirmar seu interesse em participar do curso e optar por uma das duas turmas/horários que serão disponibilizados.
Os professores colaboradores deverão disponibilizar, semanalmente, para os alunos, planos de estudos, exercícios, materiais/resumos e vídeo-aulas. Esses materiais poderão ser elaborados pelos próprios docentes ou serem selecionados da internet. Os materiais ficarão disponíveis no Google Classroom, plataforma do Google que permite a criação de turmas, disponibilização de materiais, distribuição de atividades, envio de feedback, entre outras ferramentas, assim como em site criado para o curso e hospedado na página da UFPel. Ainda, semanalmente, os professores prestarão, pelo menos, uma hora de monitoria. Para isso, haverá a organização de momentos de monitorias específicas das disciplinas (grupos por temáticas) através de horários acordados entre professores e alunos, bem como momentos de encontros coletivos através da preparação de aulões online. Para as atividades síncronas será utilizado o Google Meet, plataforma do Google que permite a criação de reuniões e salas de webconferência com capacidade para até 100 pessoas.
Além disso, para comunicação com os alunos selecionados para o curso, bem como para comunicação com outros alunos que estejam se preparando para o Enem, serão criadas páginas nas redes sociais (Facebook e Instagram) para a divulgação do curso, informações pertinentes a respeito da educação em nosso país, sobre o Enem, dicas para as provas, como manter uma rotina de estudos.
Ao longo do curso serão previstas, também, reuniões semanais com todos os professores colaboradores, para que se possa discutir as metodologias utilizadas, realizando um balanço sobre o curso, suas percepções e/ou dificuldades, assim como avaliação do que está dando certo ou do que precisa ser revisto.
Em um primeiro momento, será realizada a organização da equipe de professores colaboradores da proposta, o objetivo será reunir professores de todas as áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Em um segundo momento, após estruturação da equipe de trabalho, será elaborado um questionário/formulário, solicitando informações pessoais necessárias para a inscrição dos alunos interessados no curso, bem como se necessitarão de algum apoio, caso tenham alguma deficiência. Vale ressaltar que a proposta será, amplamente, divulgada através das redes sociais com o propósito que alcançar um número significativo de alunos. O período de inscrições terá duração de duas semanas, após divulgação.
A seleção dos alunos ocorrerá através de sorteio em um total de 50 vagas. Destas, 70% serão destinadas a alunos, cuja renda seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio. As 15 vagas restantes serão sorteadas entre os demais candidatos que frequentam escolas públicas. Os alunos selecionados receberão um e-mail, notificando sua seleção no curso e dispondo de maiores explicações. Além disso, através deste e-mail, os alunos deverão confirmar seu interesse em participar do curso e optar por uma das duas turmas/horários que serão disponibilizados.
Os professores colaboradores deverão disponibilizar, semanalmente, para os alunos, planos de estudos, exercícios, materiais/resumos e vídeo-aulas. Esses materiais poderão ser elaborados pelos próprios docentes ou serem selecionados da internet. Os materiais ficarão disponíveis no Google Classroom, plataforma do Google que permite a criação de turmas, disponibilização de materiais, distribuição de atividades, envio de feedback, entre outras ferramentas, assim como em site criado para o curso e hospedado na página da UFPel. Ainda, semanalmente, os professores prestarão, pelo menos, uma hora de monitoria. Para isso, haverá a organização de momentos de monitorias específicas das disciplinas (grupos por temáticas) através de horários acordados entre professores e alunos, bem como momentos de encontros coletivos através da preparação de aulões online. Para as atividades síncronas será utilizado o Google Meet, plataforma do Google que permite a criação de reuniões e salas de webconferência com capacidade para até 100 pessoas.
Além disso, para comunicação com os alunos selecionados para o curso, bem como para comunicação com outros alunos que estejam se preparando para o Enem, serão criadas páginas nas redes sociais (Facebook e Instagram) para a divulgação do curso, informações pertinentes a respeito da educação em nosso país, sobre o Enem, dicas para as provas, como manter uma rotina de estudos.
Ao longo do curso serão previstas, também, reuniões semanais com todos os professores colaboradores, para que se possa discutir as metodologias utilizadas, realizando um balanço sobre o curso, suas percepções e/ou dificuldades, assim como avaliação do que está dando certo ou do que precisa ser revisto.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se, através deste projeto, colaborar na aprovação e ingresso de alunos da rede pública no ensino superior. Além disso, espera-se contribuir na organização da rotina de estudos através do desenvolvimento de materiais, como planos de estudos e resumos que auxiliem na preparação para as provas do Enem.
Como indicadores serão utilizados questionários, buscando conhecer a satisfação e as sugestões dos alunos com relação ao curso e a opinião dos professores colaboradores quanto ao andamento das atividades, suas percepções e dificuldades encontradas. Além disso, outra possível fonte de coleta de dados serão os comentários e feedbacks deixados por internautas nas páginas do projeto nas redes sociais.
Como indicadores serão utilizados questionários, buscando conhecer a satisfação e as sugestões dos alunos com relação ao curso e a opinião dos professores colaboradores quanto ao andamento das atividades, suas percepções e dificuldades encontradas. Além disso, outra possível fonte de coleta de dados serão os comentários e feedbacks deixados por internautas nas páginas do projeto nas redes sociais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | |||
ANA MARIA BERSCH DOMINGUES | |||
ANDREZA DE ÁVILA LAUTENSCHLEGER | |||
Alex Antunes Mendes | |||
Ana Paula Melo Da Silva | |||
Ana Paula Melo Da Silva | |||
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | |||
BEATRIZ BARBOSA BENDER | |||
BIANCA SILVA DE MELLO | |||
BRUNA GABRIELE EICHHOLZ VIEIRA | |||
CARINA DE SOUZA TEIXEIRA PERAÇA | |||
CAROLINA DE MACEDO MARTINS CRESTANI | |||
CATIÚCIA ALMEIDA DE SOUZA | |||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
CHRISTIAN MANETTI GEISLER | |||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
DANIELE PEREIRA FERREIRA | |||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 3 | ||
EDWARD DUTRA DOS ANJOS | |||
ETHIANE DUARTE DE MELO | |||
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA | |||
FRANC ISLABÃO DUARTE | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 3 | ||
FRANCINE BRANDT CARDOSO | |||
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS | |||
GABRIEL DA SILVA MACHADO | |||
GABRIELA GARCIA SILVEIRA | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GIALES RAÍ BLODORN RUTZ | |||
GUILHERME SANTOS DA SILVA | |||
Gabriela Solari Maciel | |||
HELEN FONTES JENSEN PRADO | |||
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI | |||
JANAINA PONTES PROCÓPIO | |||
JHULY NOLASCO MADRUGA | |||
José Luiz Lourenço Ribeiro | |||
JÉSSICA BLANK LOPES | |||
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA | |||
JÉSSICA RENATA SANTOS SILVA | |||
JÚLIA COSTA DE MOURA | |||
Jéssica Dominik Nunes Silva | |||
KAREN DUTRA GOES | |||
KATHELEN DUTRA GOES | |||
Kauana Silveira Cardoso | |||
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | |||
LEONARDO SILVA CORDEIRO | |||
LUCAS TUNES FERNANDES | |||
LUIZA DA SILVA SOUZA | |||
LUIZA PEREIRA HOLBIG | |||
Laura da Silva Bardini | |||
MAICON RAMIRES CAMPELO | |||
MARCELI TEIXEIRA DOS SANTOS | |||
MARCOS VINICIUS RIBEIRO PIZZOL | |||
MARÍLIA LIMA MARTINS | |||
MATEUS DE OLIVEIRA ANTUNES | |||
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO | |||
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA | |||
RENATA BELMUDES SCHNEIDER | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
ROGER BRUNO DE MENDONÇA | |||
Raquel Lucques dos Santos | |||
Rose Milene Garcia de Medeiros | |||
SAMIR ROSA DOS SANTOS | |||
SANDRA IVANA GOMES VARGAS | |||
SHAIANE MATHIAS DOS PASSOS | |||
SILVIA PRIETSCH WENDT | 2 | ||
STHÉFANI BORGES BREGUE | |||
SUZANA ROSA DE SOUZA | |||
Sandriane Valadão Duarte | |||
Stefany Solari Maciel | |||
SÍLVIA MARIA BRAHM ARAUJO | |||
TAINÃ DA SILVA PINTO | |||
THAIANE SILVEIRA CARRASCO | |||
THAIANE SILVEIRA CARRASCO | |||
THAÍS RUAS VIEGAS | |||
Thalles Pinto de Souza | |||
VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA | |||
ÉMERSON OLIVEIRA CARDOSO | |||
ÍTALO FERREIRA DE LEON | |||
ÍTALO FERREIRA DE LEON |