Nome do Projeto
Projeto de Extensão - Museu Virtual Afro-Brasil-Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 13/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Museu Virtual Afro-Brasil-Sul possibilitará o aprofundamento dos diálogos entre história e patrimônio
cultural quando da criação de um Museu Virtual focado na Preservação do Patrimônio Histórico Imaterial
do povo negro sul-brasileiro. Além de permitir o conhecimento de peculiaridades regionais, trata-se de
uma possibilidade de resgatar e divulgar saberes e fazeres de comunidades que mantém, em estágios diferenciados, conhecimentos resultantes de um intercâmbio entre diferentes povos e culturas. A utilização da internet para a preservação da memória e construção da identidade bem como os estudos que envolvem a temática do Patrimônio Cultural são relativamente recentes e complexos no universo da academia. Há necessidade de formação e de capacitação de pesquisadores, interessados no ensino, pesquisa e extensão bem como na produção de espaços para sensibilização, divulgação e formação de um público interessado nos bens culturais de suas localidades além de trabalhos que permitam que as comunidades conheçam e valorizem patrimônios ancestrais ligados a cultura negra. Pretende-se, a partir do museu virtual Afro-Brasil-Sul registrar e divulgar as alterações que ocorreram nas manifestações culturais do sul do Brasil após a chegada desse contingente de pessoas retiradas da África e trazidas para serem escravizadas. Como reagiu e reage a população local? Que saberes foram permutados? Quais as contribuições que esta mescla populacional trouxe à comunidade? Quais as alterações que ocorreram na paisagem local? Que conhecimento possui a população local acerca dessas contribuições? Que conhecimentos seus descendentes possuem em relação a este legado? A implementação de um Museu Virtual focado na Memória Negra, não somente contribuirá para o resgate, preservação e disseminação desses conhecimentos, como, acima de tudo, facilitará o acesso à população como um todo, da periferia ao meio acadêmico, sem distinção, de maneira democrática.
Objetivo Geral
Criar um museu virtual composto imagens e sons, contemplando: fotografias, músicas, vídeos entre outras, tendo por temática principal em suas exposições as mais significativas expressões e manifestações culturais africanas e afro-brasileiras dos municípios que constituem a região sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;
Proporcionar aos licenciandos, bacharéis e profissionais da educação o acesso virtual à conteúdos relacionados ao patrimônio histórico material e imaterial que possibilitem o trato da História e Cultura Africana e Afro-brasileira, prática tornada obrigatória pela lei 11.645 e corroborada pelo Estatuto da Igualdade Racial;
Criar uma rede de profissionais da educação que inclua os diferentes municípios da região a fim de que os mesmos compartilhem os patrimônios encontrados pela comunidade a qual pertencem; Articular o ensino e a pesquisa viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e a Comunidade.
Proporcionar aos licenciandos, bacharéis e profissionais da educação o acesso virtual à conteúdos relacionados ao patrimônio histórico material e imaterial que possibilitem o trato da História e Cultura Africana e Afro-brasileira, prática tornada obrigatória pela lei 11.645 e corroborada pelo Estatuto da Igualdade Racial;
Criar uma rede de profissionais da educação que inclua os diferentes municípios da região a fim de que os mesmos compartilhem os patrimônios encontrados pela comunidade a qual pertencem; Articular o ensino e a pesquisa viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e a Comunidade.
Justificativa
Esse projeto tem a finalidade de divulgar patrimônios invisibilizados no cotidiano, quer nas cidades, quer no espaço midiático. Tais elementos farão parte de um acervo a ser organizado para constituição de um museu virtual, onde estarão presentes e devidamente valorizadas as contribuições da etnia negra da região sul do Brasil. Sabe-se que sua incidência é vasta, porém não contemplada nos diversos museus da região.
Se pesquisarmos pelos termos: ”museus da região sul do Brasil” encontraremos: Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, Museu das Missões, em São Miguel das Missões, Museu Oscar Niemeyer – MON, em Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC, em Curitiba, O Mundo Ovo de Eli Heil, em Florianópolis, Museu Casa de Anita, em Laguna. Ou seja, nenhum deles focado na contribuição africana e afro-brasileira. Embora tenhamos um percentual de
14,8% negros na região sul do Brasil (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, 2007), suas memórias, usos, costumes bem como o patrimônio histórico material construído por mãos negras não encontra-se contemplado.
A UFPel embora contenha em sua comunidade alunos negros e quilombolas e uma política de ações afirmativas que garante o acesso e a permanência nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, não apresenta um espaço onde estejam presentes os referenciais identitários deste grupo e esta iniciativa cobrirá esta lacuna. No plano jurídico, o reconhecimento das identidades particulares no contexto nacional se configura como uma questão de justiça social e de direitos coletivos e é considerado como um dos aspectos das políticas de ação afirmativa (MUNANGA, 2014).
A religiosidade, a culinária, os clubes sociais negros, a presença na imprensa, na música e no carnaval são parcialmente conhecidas não somente pela instituição como pela população da região. Por que os livros didáticos em sua maioria contemplam a representação negra apenas no que se refere a escravidão, futebol e música? É fundamental que estejam registradas e acessíveis tantas outras heranças e contribuições desta etnia. A riqueza imaterial dos quilombos precisa ser registrada, apresentada e preservada; assim como a história do carnaval sul rio grandense; as diversas ações e conquistas do movimento negro.
Se pesquisarmos pelos termos: ”museus da região sul do Brasil” encontraremos: Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, Museu das Missões, em São Miguel das Missões, Museu Oscar Niemeyer – MON, em Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC, em Curitiba, O Mundo Ovo de Eli Heil, em Florianópolis, Museu Casa de Anita, em Laguna. Ou seja, nenhum deles focado na contribuição africana e afro-brasileira. Embora tenhamos um percentual de
14,8% negros na região sul do Brasil (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, 2007), suas memórias, usos, costumes bem como o patrimônio histórico material construído por mãos negras não encontra-se contemplado.
A UFPel embora contenha em sua comunidade alunos negros e quilombolas e uma política de ações afirmativas que garante o acesso e a permanência nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, não apresenta um espaço onde estejam presentes os referenciais identitários deste grupo e esta iniciativa cobrirá esta lacuna. No plano jurídico, o reconhecimento das identidades particulares no contexto nacional se configura como uma questão de justiça social e de direitos coletivos e é considerado como um dos aspectos das políticas de ação afirmativa (MUNANGA, 2014).
A religiosidade, a culinária, os clubes sociais negros, a presença na imprensa, na música e no carnaval são parcialmente conhecidas não somente pela instituição como pela população da região. Por que os livros didáticos em sua maioria contemplam a representação negra apenas no que se refere a escravidão, futebol e música? É fundamental que estejam registradas e acessíveis tantas outras heranças e contribuições desta etnia. A riqueza imaterial dos quilombos precisa ser registrada, apresentada e preservada; assim como a história do carnaval sul rio grandense; as diversas ações e conquistas do movimento negro.
Metodologia
O método de trabalho será exploratório (via Projeto de Pesquisa de mesmo nome) e colaborativo. Os membros do grupo de pesquisa irão investigar em suas comunidades os patrimônios que virão a fazer parte do acervo digital e posteriormente das coleções permanentes e temporárias do Museu.
A equipe, liderada por uma arquiteta mas que tem na sua composição: um(a) designer digital, museólogo, historiadores, fotógrafos, tecnóloga em turismo, licenciandos, e professores da rede pública de ensino, fará uso da diversidade em termos de formação para o enriquecimento da plataforma a ser criada.
Inicialmente, o grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa CNPQ - Design, Escola e Arte - DEA - Desvendando patrimônios, construindo conhecimento e fazendo arte CA/UFPEL começará a investigação nos municípios de Arroio Grande, Jaguarão, Pedro Osório, Pelotas, São Lourenço e Rio Grande o patrimônio imaterial resultante da contribuição negra.
A partir dos dados obtidos partiremos para a construção virtual do museu com os seguintes passos:
1) Levantamento bibliográfico e definição da proposta a partir da discussão teórica entre os componentes do grupo. Nesta fase também construiremos o seu Regimento;
2) criação da identidade visual do museu;
3) Desenvolvimento de atividades do setor de comunicação e pesquisa do museu – estudos de público, estratégias de marketing e difusão dos produtos e da própria instituição;
4) Reunião de material captado pelos colaboradores e padronização do mesmo. Nesta fase haverá criação do acervo;
5) Definição dos elementos que farão parte do setor educacional do museu – planos de ensino, ações educacionais e lúdico-pedagógicas disponibilizadas online;
6) Formatação do museu para publicação;
7) Sistematização de criação e publicação de exposições;
8) Publicação e divulgação do museu nas redes sociais e através de palestras;
9) Verificação de como decorre o processo de mediação entre o público e os objetos museológicos;
10) Avaliação e geração de relatórios em relação aos resultados de três em três meses no que se refere à usabilidade, recepção, periodicidade da visitação pelo público alvo e localização geográfica dos mesmos.
Paralelamente deverão ser desenvolvidas atividades do setor de comunicação e pesquisa do museu – estudos de público, estratégias de marketing e difusão dos produtos e da própria instituição;
A equipe, liderada por uma arquiteta mas que tem na sua composição: um(a) designer digital, museólogo, historiadores, fotógrafos, tecnóloga em turismo, licenciandos, e professores da rede pública de ensino, fará uso da diversidade em termos de formação para o enriquecimento da plataforma a ser criada.
Inicialmente, o grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa CNPQ - Design, Escola e Arte - DEA - Desvendando patrimônios, construindo conhecimento e fazendo arte CA/UFPEL começará a investigação nos municípios de Arroio Grande, Jaguarão, Pedro Osório, Pelotas, São Lourenço e Rio Grande o patrimônio imaterial resultante da contribuição negra.
A partir dos dados obtidos partiremos para a construção virtual do museu com os seguintes passos:
1) Levantamento bibliográfico e definição da proposta a partir da discussão teórica entre os componentes do grupo. Nesta fase também construiremos o seu Regimento;
2) criação da identidade visual do museu;
3) Desenvolvimento de atividades do setor de comunicação e pesquisa do museu – estudos de público, estratégias de marketing e difusão dos produtos e da própria instituição;
4) Reunião de material captado pelos colaboradores e padronização do mesmo. Nesta fase haverá criação do acervo;
5) Definição dos elementos que farão parte do setor educacional do museu – planos de ensino, ações educacionais e lúdico-pedagógicas disponibilizadas online;
6) Formatação do museu para publicação;
7) Sistematização de criação e publicação de exposições;
8) Publicação e divulgação do museu nas redes sociais e através de palestras;
9) Verificação de como decorre o processo de mediação entre o público e os objetos museológicos;
10) Avaliação e geração de relatórios em relação aos resultados de três em três meses no que se refere à usabilidade, recepção, periodicidade da visitação pelo público alvo e localização geográfica dos mesmos.
Paralelamente deverão ser desenvolvidas atividades do setor de comunicação e pesquisa do museu – estudos de público, estratégias de marketing e difusão dos produtos e da própria instituição;
Indicadores, Metas e Resultados
- Intercâmbio cultural entre os moradores da região vistos o diálogo que se pretende efetivar entre os membros das diferentes comunidades envolvidas;
- Contribuição para formação complementar de alunos do Curso de Ciência da Computação, Design Gráfico, Design Digital, História, Museologia, Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Animação na área técnica, profissionalizante e em cumprimento a Lei 11.645/2008 e Portaria Normativa Nº 21, de 28 de agosto de 2013. Atingirá também os alunos dos Programas de Pós-Graduação da UFPel de áreas correlatas envolvidos na pesquisa e implementação do Museu;
- Intercâmbio cultural entre os moradores da região vistos o diálogo que se pretende efetivar entre os membros das diferentes comunidades envolvidas;
- Contribuição para formação complementar de alunos do Curso de Ciência da Computação, Design Gráfico, Design Digital, História, Museologia, Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Animação na área técnica, profissionalizante e em cumprimento a Lei 11.645/2008 e Portaria Normativa Nº 21, de 28 de agosto de 2013. Cabe salientar que tal ação extensionista incluirá também os alunos dos Programas de Pós-Graduação da UFPel de áreas correlatas envolvidos na implementação do Museu;
- Contribuição para formação complementar de alunos do Curso de Ciência da Computação, Design Gráfico, Design Digital, História, Museologia, Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Animação na área técnica, profissionalizante e em cumprimento a Lei 11.645/2008 e Portaria Normativa Nº 21, de 28 de agosto de 2013. Atingirá também os alunos dos Programas de Pós-Graduação da UFPel de áreas correlatas envolvidos na pesquisa e implementação do Museu;
- Intercâmbio cultural entre os moradores da região vistos o diálogo que se pretende efetivar entre os membros das diferentes comunidades envolvidas;
- Contribuição para formação complementar de alunos do Curso de Ciência da Computação, Design Gráfico, Design Digital, História, Museologia, Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Animação na área técnica, profissionalizante e em cumprimento a Lei 11.645/2008 e Portaria Normativa Nº 21, de 28 de agosto de 2013. Cabe salientar que tal ação extensionista incluirá também os alunos dos Programas de Pós-Graduação da UFPel de áreas correlatas envolvidos na implementação do Museu;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA AIEDA DA SILVA JACOBOWSKI | |||
ALEXSANDER DA SILVA | |||
AMARILIS ELENA SILVA GOMES DE OLIVEIRA | |||
ANIELLE CONCEIÇÃO LEMOS | |||
ANNA GIULIA MORETTI ALVARENGA | |||
Aurea da Paz Pinheiro | |||
CAROLINE LEAL BONILHA | 2 | ||
CRISTIANE MEDEIROS GOMES | |||
Camila Caetano Ferreira | |||
DAIANE VIEIRA MORAES | |||
DANIELA RODRIGUES BRIZOLARA | |||
Dalton Lopes Martins | |||
Denis Vieira Moraes | |||
Denise Pereira Silva | |||
Douglas Vaz Franco Santana | |||
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 2 | ||
Edgar Fernando Lima de Quadros | |||
FABIANE RODRIGUES MORAES | |||
FELIPE MERKER CASTELLANI | 9 | ||
FLAVIA GRIEP MANCINI | |||
Fabrício da Silva Furtado | |||
Fernanda Gonçalves Fersula | |||
FÁBIO DOS SANTOS GONÇALVES | |||
GIANE VARGAS ESCOBAR | |||
HELENA BARROS CORDENONSI LOPES | |||
HELENA GUIMARÃES DE FARIA | |||
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
JESSICA OLIVEIRA DA SILVA | |||
JOAO VICTOR CRUZ FERREIRA | |||
JOCELEM MARIZA SOARES FERNANDES | |||
JOCELEM MARIZA SOARES FERNANDES | |||
JOICE DE FREITAS MEDEIROS | |||
JOSE LUIZ DE PELLEGRIN | |||
Jackson Goulart do Nascimento | |||
Juliano Silva da Silva | |||
KARINE CAVALHEIRO DE LIMA | |||
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER | 2 | ||
LISIANE GOMES LEMOS | |||
LIZANDRO ARAÚJO DE CARVALHO | |||
LOURENÇO CEZARDA SILVA | |||
LUCIO MENEZES FERREIRA | 8 | ||
MARCOS JARDEL MATIAS SOARES | |||
MARIA IOLANDA LEMOS GONÇALVES | |||
MARIANA COSTA GONCALVES | |||
MARISTELA MACHADO CORREA | |||
MATHEUS BORGES | |||
MATHEUS CRUZ | 14 | ||
Maristela Machado Corrêa | |||
Milene Medeiros Gomes Cassana | |||
Myrella Olivia Alves Eufrazio | |||
NATALIA CERQUEIRA NORNBERG | |||
NATHIELLE FRANCOS DA SILVA | |||
NIKOLE MACKEDANZ DE CAMPOS LEITE | |||
NIVIA CELOI BARRAGAN FERREIRA | |||
NORMELIA ONDINA LALAU DE FARIAS | |||
NÁTHALY DE BARROS BORGES | |||
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER | |||
Paula Martins de Oliveira | |||
Paulo Ricardo Soares | |||
RENAN GOMES LEMOS | |||
RENATA CARDOZO PADILHA | |||
RICARDO HENRIQUE AYRES ALVES | |||
RICARDO HENRIQUE AYRES ALVES | 27 | ||
ROSEMAR GOMES LEMOS | 42 | ||
Raquel de Almeida Dias | |||
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | |||
Rita de Cássia moura Carvalho | |||
RÉGIS AGUIAR DUTRA | 4 | ||
SABRINA HAX DURO ROSA | |||
Samuel Duarte de Souza | |||
Tassiele Viebrantz Cassuriaga | |||
Tassiele Viebrantz Cassuriaga | |||
Tassiele Viebrantz Cassuriaga | |||
Uellinton José Costa da Silva | |||
VIVIANE DA SILVA LEMOS | |||
VIVIANE DA SILVA LEMOS | |||
Yasmini Barros Botelho |