Nome do Projeto
Antropoéticas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 30/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este coletivo, cadastrado no CNPq como Grupo de Pesquisa "Antropoéticas - coletivo de pesquisa em ação", engloba, articula e visa dar continuidade às práticas e reflexões desenvolvidas no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS), um dos núcleos estruturantes do Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, criado em 2008 com vistas à implementação da Antropologia Visual na Universidade Federal de Pelotas.
Dentre diferentes ações e projetos desenvolvidos no LEPPAIS, estão as atividades e os encontros semanais agregando pesquisadores, discentes, docentes e membros de comunidades extra-acadêmicas que compõem sua equipe de pesquisa, mobilizada por reflexões a cerca da imagem enquanto potência perceptiva, polissêmica, comunicativa, ética, estética, poética e política. A composição deste coletivo modificou-se ao longos dos anos, e a alcunha Antropoéticas foi adotada em 2018, mantendo-se como princípio, a interação com a sociedade abrangente, a interdisciplinaridade com centros acadêmicos da UFPel, o dialogo com a Rede de Pesquisa em Antropologia Visual brasileira e com instituições científicas estrangeiras.
Repercussões das atividades do coletivo são atualizadas no blog: https://wp.ufpel.edu.br/leppais/ .
Objetivo Geral
Propiciar reflexões, práticas e experimentações de linguagens e metalinguagens compartilhadas na exploração, desestabilização e descoberta de alternativas e recursos criativos para o desenvolvimento de processos e resultados de pesquisa em Antropologia e áreas afins. Pretende-se, com isso, ultrapassar as fronteiras disciplinares e integrar ensino, pesquisa e extensão, potencializando diálogos, interesses e desejos mútuos entre conhecimentos acadêmicos formais e conhecimentos populares anti-hegemônicos.
Justificativa
A restrição de alcance que a atual forma de produção intelectual concretiza, a saber, uma produção cada vez mais especializada, feita para os pares (que compartilham o mesmo objeto de estudo ou uma teoria), especialmente sob a forma de artigos acadêmicos, vem apresentando limitações práticas e epistêmicas que não se coadunam mais com a necessidade de descolonização do conhecimento e a busca de relações mais simétricas entre sujeitos que pesquisam e aqueles que são pesquisados. Urge, portanto, explorar caminhos de virada epistêmica que considerem diferentes cosmologias, de humanos, não humanos, modernos e não modernos, visando à produção de conhecimentos que extrapolem as fronteiras acadêmicas. Neste sentido, as pesquisas deste coletivo justificam-se pela necessidade de dar continuidade, viabilizar desdobramentos e promover inovação em ações e projetos desenvolvidos há mais de uma década no LEPPAIS, articulando-os em termos teóricos e aprofundando suas implicações epistemológicas.
Metodologia
A ampla gama de técnicas e métodos empregadas nas pesquisas individuais e coletivas dos integrantes deste Projeto são de caráter qualitativo e visam estimular a interface entre a Antropologia e as Artes, em busca de experimentações poéticas e criativas que envolvam desde o trabalho de campo, passando pela análise de dados, até a divulgação dos resultados, promovendo o diálogo e compartilhamento com os sujeitos da pesquisa ao longo de todo o processo de investigação e restituição da mesma. Neste sentido, a observação flutuante (PETONNET, 2008), a observação participante (MALINOWSKI, 1978; FOOTE-WHYTE, 1980), a (BENJAMIN, 1955); as caminhadas e deambulações (CARERI, 2013), acompanhadas de registros gráficos (KUSHNIR, 2014, AZEVEDO, 2016), fotográficos (GURAN, 1986; COLLIER JR., 1973; MARTINS, 2011, etc.), videográficos e sonoros (PIAULT, 2000; MAC DOUGALL, 1995; FREIRE e LOURDOU, 2009, etc.), constituem técnicas etnográficas de grande interesse. No contexto etnográfico, as grafias de vida (KOFFES e MANICA, 2015) ou etnobiografias (GONÇALVES, 2008), assim como as fotobiografias (BRUNO, 2012) merecem destaque. Da mesma forma, a etnoficção e a cartografia poética são amplamente usadas nas pesquisas deste coletivo.
Indicadores, Metas e Resultados
- Articulação entre ensino/pesquisa/extensão;
- compartilhamento dos processos de pesquisa com as comunidades em estudo;
- extroversão de conhecimentos através de publicações, participação em eventos científicos e artísticos;
- fortalecimento da comunicação com a Rede de Pesquisa em Antropologia Visual brasileira;
- intercâmbios internacionais (favorecidos pela qualificação pós-doutoral da coordenadora no IDEMEC/CNRS, França - ago/2019-jul/2020);
- auto-avaliação do coletivo.
- compartilhamento dos processos de pesquisa com as comunidades em estudo;
- extroversão de conhecimentos através de publicações, participação em eventos científicos e artísticos;
- fortalecimento da comunicação com a Rede de Pesquisa em Antropologia Visual brasileira;
- intercâmbios internacionais (favorecidos pela qualificação pós-doutoral da coordenadora no IDEMEC/CNRS, França - ago/2019-jul/2020);
- auto-avaliação do coletivo.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| AINA GUIMARÃES AZEVEDO | |||
| ALEJANDRO ESCOBAR HOYOS | |||
| ALEXANDRE FLEMING CÂMARA VALE | |||
| ALEXANDRE HERMES OLIVEIRA ASSUNÇÃO | |||
| ALEXANDRE OLIVEIRA CARDOSO JUNIOR | |||
| ALEXSÂNDER NAKAÓKA ELIAS | |||
| ALZILENE FERREIRA DA SILVA | |||
| AMANDA DIAS WINTER | |||
| ANA LUCIA FERRAZ | |||
| ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA | |||
| BINÔ MAUIRÁ ZWETSCH | |||
| BRUNO PINHO CHAVES | |||
| CLAUDIA TURRA MAGNI | 32 | ||
| CORNELIA ECKERT | |||
| CÁSSIO GUIMARÃES PEREIRA | |||
| DANIELE BORGES BEZERRA | |||
| DANIELE BORGES BEZERRA | |||
| DANIELE BORGES BEZERRA | 6 | ||
| EDUARDA MENSCH | |||
| EDUARDA MENSCH | |||
| ELIESER MARTINS ARAUJO | |||
| EMILIANO FERREIRA DANTAS | |||
| FABIANA BRUNO | |||
| FABRÍCIO BARRETO FUCHS | |||
| FERNANDA OBERG DE MIRANDA | |||
| FLAVIA MARIA SILVA RIETH | 32 | ||
| FLÁVIA LISE GARCIA | |||
| GABRIELA PECANTET SIQUEIRA | |||
| GABRIELA RICHTER LAMAS | |||
| GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES | |||
| GUILHERMO ANDRÉ ADERALDO | |||
| GUILLERMO STEFANO ROSA GÓMEZ | |||
| HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR | 4 | ||
| HELEN DE OLIVEIRA SOARES JARDIM | |||
| Hellen da Fonseca | |||
| IARA SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES | |||
| IZALTINO RODRIGUES DA COSTA NETO | |||
| JESSICA RODRIGUES ARAUJO CUNHA | |||
| JULIANA DOS SANTOS NUNES | |||
| JULIANA DOS SANTOS NUNES | |||
| JULIANA MARTINS MARCO | |||
| KATIANNE DE SOUSA ALMEIDA | |||
| LISABETE CORADINI | |||
| LISANDRO LUCAS DE LIMA MOURA | |||
| LISANDRO LUCAS DE LIMA MOURA | |||
| LUAN GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA | |||
| LUCINETE APARECIDA DE MORAIS | |||
| Lara Denise Silva | |||
| Luis Carlos Toro Tamayo | |||
| MARIA CLARA VEIRAS CAVADA | |||
| MARIAN STAROSTA | |||
| MATEUS FERNANDES DA SILVA | |||
| NILSON ALMINO DE FREITAS | |||
| OLÍVIA VON DER WEID | |||
| PATRÍCIA DOS SANTOS PINHEIRO | |||
| PATRÍCIA SANTOS DA ROSA | |||
| PAULA MORGADO LOPES | |||
| PEDRO HENRIQUE GUATURA DARLAN | |||
| RAFAEL DA SILVA NOLETO | 3 | ||
| RAQUEL RAU | |||
| REGINALDO DA NOBREGA TAVARES | 2 | ||
| RENATA BRASIL BARROS LOPES | |||
| RENATA MENASCHE | 1 | ||
| RONNEY BRUNO DA SILVA CORRÊA | |||
| ROSA MARIA DA SILVA SERRA | |||
| ROSENILDA NUNES PADILHA | |||
| ROSILENE OLIVEIRA SILVA | |||
| Rosa Iraima Sulbrán Zambrano | |||
| SANDRA MARIA COSTA DOS PASSOS COLLING | |||
| SIMONE PEREIRA FERREIRA | |||
| TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE DOS SANTOS | |||
| TÂNIZE MACHADO GARCIA | |||
| VAGNER BARRETO RODRIGUES | |||
| VICTÓRIA ESTER TAVARES DA COSTA | |||
| VITORIA DE LIMA CARDOSO | |||
| VIVIAN HERZOG | 1 | ||
| VIVIANE VEDANA | |||
| Valeria Cristina de Paula Martins | |||
| WAGNER DOS SANTOS SICCA | |||
| WEMI SOARES PEREIRA | |||
| ÉRIC SILVEIRA BATISTA BARRETO |
Fontes Financiadoras
| Sigla / Nome | Valor | Administrador |
|---|---|---|
| CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior | R$ 6.005,00 | Coordenador |