Nome do Projeto
Água, Sal e Açúcar - Saberes de uma cozinha invisível
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/08/2020 - 14/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O projeto de extensão Cozinha Invisível: Água, Sal e Açúcar propõe-se a explorar o território da Alimentação e da Gastronomia pelotense a partir do ponto de vista das mulheres invisíveis desse universo. O projeto tem por intuito, em diálogo e aproximação com a comunidade, conhecer e contar as histórias, saberes e fazeres dessas mulheres. Através do compartilhamento de receitas, os alunos e as mulheres poderão trocar saberes levando em consideração os recortes sociais, culturais e técnicos envolvidos.
Objetivo Geral
O objetivo desse projeto é fortalecer o contato entre a universidade e a comunidade a partir da troca de conhecimento entre os saberes desenvolvidos na Universidade e os saberes populares das mulheres invisibilizadas presentes no universo da Alimentação e da Gastronomia Pelotense.
Objetivos específicos:
- Identificar as mulheres presentes no universo da Alimentação e Gastronomia Pelotense.
- Desenvolver debates, encontros e oficinas de troca de saberes entre os alunos e as mulheres identificadas.
- Realizar palestras para a divulgação dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do projeto.
- Produzir documentos que contem as histórias, saberes e receitas compartilhadas e desenvolvidas durante o projeto.
Objetivos específicos:
- Identificar as mulheres presentes no universo da Alimentação e Gastronomia Pelotense.
- Desenvolver debates, encontros e oficinas de troca de saberes entre os alunos e as mulheres identificadas.
- Realizar palestras para a divulgação dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do projeto.
- Produzir documentos que contem as histórias, saberes e receitas compartilhadas e desenvolvidas durante o projeto.
Justificativa
A alimentação faz parte do cotiano do ser humano. Em nossa sociedade, o ato de cozinhar está fortemente ligado a figura da mulher. No território da alimentação e da gastronomia muitas são as mulheres que trabalham nesse espaço sem serem vistas ou reconhecido os seus saberes. Pelotas é um município onde a alimentação e gastronomia estão intimamente ligadas a cultura local, sendo os doces, o charque e a pesca alguns desses exemplos. Portanto, esse projeto procurará conversar e documentar os saberes dessas mulheres, que fazem parte do universo gastronômico, mas não são reconhecidas e assim permanecem invisíveis.
Metodologia
O projeto procurará desenvolver as atividades a partir de um recorte interseccional, trabalhando os temas de Gastronomia e Gênero dentro dos espaços da cozinha em que essas mulheres se encontram. A metodologia a ser desenvolvida foi dividida em 3 etapas:
a) Preparação: Estudo e discussão sobre os temas do projeto; preparo dos discentes colaboradores do projeto; contato com as mulheres, cooperativas, associações onde estas mulheres estejam atuando.
b) Execução: Identificação das mulheres; desenvolvimento das oficinas e atividades em conjunto com as mulheres identificadas; produção de material documental sobre as receitas, histórias e saberes; realização e organização de palestras para a comunidade.
c) Avaliação: Ao final de cada ação os participantes serão convidados a refletir sobre as atividades desenvolvidas, a fim de produzir informações sobre a qualidade do curso e dar sugestões para sua melhoria.
Devido às restrições relacionadas a Pandemia de Covid 19, as atividades planejadas nesse projeto serão realizadas de forma remota. Serão realizados encontros virtuais síncronos e assíncronos através do sistema de webconferência e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA/Moodle).
a) Preparação: Estudo e discussão sobre os temas do projeto; preparo dos discentes colaboradores do projeto; contato com as mulheres, cooperativas, associações onde estas mulheres estejam atuando.
b) Execução: Identificação das mulheres; desenvolvimento das oficinas e atividades em conjunto com as mulheres identificadas; produção de material documental sobre as receitas, histórias e saberes; realização e organização de palestras para a comunidade.
c) Avaliação: Ao final de cada ação os participantes serão convidados a refletir sobre as atividades desenvolvidas, a fim de produzir informações sobre a qualidade do curso e dar sugestões para sua melhoria.
Devido às restrições relacionadas a Pandemia de Covid 19, as atividades planejadas nesse projeto serão realizadas de forma remota. Serão realizados encontros virtuais síncronos e assíncronos através do sistema de webconferência e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA/Moodle).
Indicadores, Metas e Resultados
Discutir a importância e o papel da mulher nos espaços da alimentação e da gastronomia
Estimular a troca de saberes entre a universidade e a comunidade de Pelotas
Realizar a troca de receitas e histórias dos saberes e fazeres culinários entre os participantes
Divulgar os saberes construídos e encontrados para a comunidade acadêmica e pelotense
Reconhecer os saberes e as histórias dessas mulheres na formação de seus conhecimentos culinários
Estimular a troca de saberes entre a universidade e a comunidade de Pelotas
Realizar a troca de receitas e histórias dos saberes e fazeres culinários entre os participantes
Divulgar os saberes construídos e encontrados para a comunidade acadêmica e pelotense
Reconhecer os saberes e as histórias dessas mulheres na formação de seus conhecimentos culinários
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE ARAUJO MACHADO | |||
BRUNA GABRIELA SCHWALBERT | |||
BRUNA ROBERTA ANDREOLA | |||
CARLA ALDRIGHI GOMES | 4 | ||
CASSANDRA DALLE MULLE SANTOS | 4 | ||
ISABELA MODERNEL DA ROSA | |||
JUCIARA SILVA CORRÊA FONSECA | |||
LUIZA MEDEIROS DA SILVA | |||
RAFAELLA GOWERT PISTOLETTI | |||
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES | |||
ROSANA BORGES GONCALVES | |||
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO |