Nome do Projeto
Água, Sal e Açúcar - Saberes de uma cozinha invisível
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/08/2020 - 14/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O projeto de extensão Cozinha Invisível: Água, Sal e Açúcar propõe-se a explorar o território da Alimentação e da Gastronomia pelotense a partir do ponto de vista das mulheres invisíveis desse universo. O projeto tem por intuito, em diálogo e aproximação com a comunidade, conhecer e contar as histórias, saberes e fazeres dessas mulheres. Através do compartilhamento de receitas, os alunos e as mulheres poderão trocar saberes levando em consideração os recortes sociais, culturais e técnicos envolvidos.

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é fortalecer o contato entre a universidade e a comunidade a partir da troca de conhecimento entre os saberes desenvolvidos na Universidade e os saberes populares das mulheres invisibilizadas presentes no universo da Alimentação e da Gastronomia Pelotense.

Objetivos específicos:
- Identificar as mulheres presentes no universo da Alimentação e Gastronomia Pelotense.
- Desenvolver debates, encontros e oficinas de troca de saberes entre os alunos e as mulheres identificadas.
- Realizar palestras para a divulgação dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do projeto.
- Produzir documentos que contem as histórias, saberes e receitas compartilhadas e desenvolvidas durante o projeto.

Justificativa

A alimentação faz parte do cotiano do ser humano. Em nossa sociedade, o ato de cozinhar está fortemente ligado a figura da mulher. No território da alimentação e da gastronomia muitas são as mulheres que trabalham nesse espaço sem serem vistas ou reconhecido os seus saberes. Pelotas é um município onde a alimentação e gastronomia estão intimamente ligadas a cultura local, sendo os doces, o charque e a pesca alguns desses exemplos. Portanto, esse projeto procurará conversar e documentar os saberes dessas mulheres, que fazem parte do universo gastronômico, mas não são reconhecidas e assim permanecem invisíveis.

Metodologia

O projeto procurará desenvolver as atividades a partir de um recorte interseccional, trabalhando os temas de Gastronomia e Gênero dentro dos espaços da cozinha em que essas mulheres se encontram. A metodologia a ser desenvolvida foi dividida em 3 etapas:

a) Preparação: Estudo e discussão sobre os temas do projeto; preparo dos discentes colaboradores do projeto; contato com as mulheres, cooperativas, associações onde estas mulheres estejam atuando.
b) Execução: Identificação das mulheres; desenvolvimento das oficinas e atividades em conjunto com as mulheres identificadas; produção de material documental sobre as receitas, histórias e saberes; realização e organização de palestras para a comunidade.
c) Avaliação: Ao final de cada ação os participantes serão convidados a refletir sobre as atividades desenvolvidas, a fim de produzir informações sobre a qualidade do curso e dar sugestões para sua melhoria.

Devido às restrições relacionadas a Pandemia de Covid 19, as atividades planejadas nesse projeto serão realizadas de forma remota. Serão realizados encontros virtuais síncronos e assíncronos através do sistema de webconferência e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA/Moodle).

Indicadores, Metas e Resultados

Discutir a importância e o papel da mulher nos espaços da alimentação e da gastronomia
Estimular a troca de saberes entre a universidade e a comunidade de Pelotas
Realizar a troca de receitas e histórias dos saberes e fazeres culinários entre os participantes
Divulgar os saberes construídos e encontrados para a comunidade acadêmica e pelotense
Reconhecer os saberes e as histórias dessas mulheres na formação de seus conhecimentos culinários

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ARAUJO MACHADO
BRUNA GABRIELA SCHWALBERT
BRUNA ROBERTA ANDREOLA
CARLA ALDRIGHI GOMES4
CASSANDRA DALLE MULLE SANTOS4
ISABELA MODERNEL DA ROSA
JUCIARA SILVA CORREA FONSECA
LUIZA MEDEIROS DA SILVA
RAFAELLA GOWERT PISTOLETTI
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES
ROSANA BORGES GONCALVES
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO

Página gerada em 24/04/2024 06:09:27 (consulta levou 0.156049s)