Nome do Projeto
Bjerknes 21-25
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/08/2021 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O projeto Bjerknes iniciou em 2017 como grupo de estudo para análise, discussão e previsão das condições atmosféricas atuantes. O grupo se reune uma vez por semana para debater as condições sinóticas tais como sistemas de alta e baixa pressão, frentes frias, tempestades e fenômenos ocorridos ou previstos com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curto de graduação e pós-graduação em meteorologia. O nome Bjerknes é uma homenagem ao meteorologista norueguês Vilhelm Bjerknes (1862-1951) o qual introduziu o sistema de análise e previsão de tempo utilizado até hoje.

Objetivo Geral

Colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos de graduação e pós-graduação por meio de análises, discussões e previsões das condições atmosféricas de tempo e clima na RS.

Justificativa

O curso de meteorologia possui uma grande quantidade de aulas teóricas. Os sistemas de tempo são complexos e sua previsão não é uma tarefa fácil. Soma-se ainda o fato de que cada dia possui uma previsibilidade diferente. Portanto, torna-se necessário exercitar constantemente as atividades de análise, discussão e previsão atmosférica de modo que os conhecimentos teóricos sejam aplicados e sedimentados por meio de atividades práticas e interativas entre alunos, professores e profissionais atuantes.

Metodologia

A metodologia consiste em reunir os participantes semanalmente atendendo as seguintes atividades:
1. Selecionar semanalmente dois ou mais alunos para produzir e apresentar a discussão mostrando as condição daquela semana e divulgar o tema de interesse;
2. Elaborar uma tabela com previsão de temperatura e precipitação para Pelotas;
3. Comparar e avaliar a previsão realizada na semana anterior com dados e imagens observados;
4. Convidar palestrantes e profissionais para ampliar o conhecimento geral e de aplicação da ciência;
5. Elaborar artigos com uma compilação das atividades realizadas no semestre bem como sua avaliação.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a execução do projeto de ensino Bjerknes espera-se:
1. Uma maior integração entre alunos, professores e profissionais do CPMET na discussão de temas atuais de meteorologia;
2. Uma maior inserção dos alunos ingressantes nas atividades práticas e teóricas no curso;
3. Uma maior interação dos alunos de pós-graduação com os de graduação;
4. Aprofundamento das análises e previsões meteorológicas melhorando a destreza e habilidade em analisar e prever o tempo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES1
BRUNNO CARDOSO DA SILVA
BRUNO TORANI RUBINI
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN
DÉBORA DE SOUZA SIMÕES4
ELIANA VELEDA KLERING2
ELITON LIMA DE FIGUEIREDO
EMILY CLAUDIA PEREIRA RAMOS
FABRICIO PEREIRA HARTER1
FERNANDO RAFAEL BATISTA RIBEIRO JUNIOR
Felipe Freitas Costa
GUSTAVO RASERA
HENRIQUE FUCHS BUENO REPINALDO3
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA
KEROLLYN ANDRZEJEWSKI DE OLIVEIRA
LEONARDO CALVETTI5
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR
LUCIJACY PEREIRA JAVARINI
LUIS AFONSO PEREIRA ALARCAO
LUIZ GABRIEL CASSOL MACHADO
MARLON TOMASCHEWSKI
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA1
MÁRCIA EDUARDA ALDRIGHI BARCELOS
THABATA PAOLA IDIART BRUM
VILSON DIAS DE AVILA7
VITOR CUSTODIO CASTILHO
Élida Elouíse Paiva de Oliveira

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