Nome do Projeto
Atualizações técnicas em fruticultura na metade Sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/08/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O Projeto Atualizações Técnicas em Fruticultura na Metade Sul do Rio Grande do Sul, visa uma transferência de novas tecnologias e cadeias produtivas agrícolas, a fruticultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, docentes, discentes e público em geral, ligado a cadeia da fruticultura. Devido ao isolamento social hoje definido no país, surgiu a demanda de uma organização deste projeto de forma remota, não impossibilitando que no futuro, o mesmo possa continuar sendo realizado nesta forma. Serão realizadas palestras on-line de diferentes temas ligados a fruticultura, como, Olivicultura, Pecanicultura, Vitivinicultura,Citricultura, Pomáceas entre outras, onde serão convidados como palestrantes, docentes, pesquisadores, produtores e acadêmicos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia- Concentração em Fruticultura de Clima Temperado, os quais poderão apresentar os resultados encontrados em suas dissertações e teses. Os eventos ocorrerão semanalmente (quintas-feiras)às 19 horas, utilizando a plataforma Youtube, em conta criada que será nominada como Fruticultura Faem Ufpel. Espera-se com este projeto, atingir o máximo número de produtores e técnicos envolvidos, assim como, profissionais ligados a área acadêmica e de pesquisa, realizando a transferência de tecnologias, atividade esta, estando caracterizada como principal um projeto de extensão, porém, também caracterizado como ensino (participação de acadêmicos da graduação e pós-graduação) e pesquisa (apresentação dos resultados de pesquisa de nossos acadêmicos), estando assim, dentro dos três pilares da instituição.

Objetivo Geral

Realizar a transferência de novas tecnologias de produção a produtores e público geral ligado a cadeia frutícola da Metade Sul do Rio Grande do Sul

Justificativa

Visualizando-se a diversificação da cadeia frutícola na Metade do Sul, com novas culturas sendo implantadas, como por exemplo, Olivicultura, Pecanicultura, Vitivinicultura, Pomáceas, Citricultura, entre outras, e observando-se a falta de acesso por parte dos produtores a resultados de pesquisa, assim como, novas tecnologias que vem sendo estudadas no Brasil e no Exterior, observou-se a necessidade da realização deste projeto.
Além disso, o momento atual devido a pandemia do COVID-19, fez com que o público em geral, buscasse trabalhar e interagir utilizando mídias eletrônicas, plataformas e redes socias, como por exemplo, Zoom, Meet, Youtube, Instagram entre outros.

Metodologia

A forma de apresentação do projeto, será on line, utilizando a plataforma YOUTUBE, através do canal Fruticultura Faem UFPel. Serão convidados palestrantes do Brasil e do Exterior, para que apresentem seu trabalhos de pesquisa, assim como, produtores ligados a cadeia produtiva da fruticultura. As palestras serão realizadas semanalmente (quintas-feiras)às 19 horas, havendo sempre um mediador ligado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia- Concentração em Fruticultura de Clima Temperado, FAEM/UFPel. Haverá um treinamento com os mediadores e palestrantes, anterior as palestras via plataforma Stream Yard. Os ouvintes poderão participar via canal do Youtube, se inscrevendo no canal e realizarem perguntas através do Chat do canal Fruticultura Faem UFPel, onde ficará a cargo do mediador, realizar os questionamentos do público.

Indicadores, Metas e Resultados

Como metas:
- Atingir um público de no mínimo de 500 pessoas entre produtores e técnicos que trabalham com a Fruticultura;
- Alcançar a participação de no mínimo 100 docentes e discentes ligados a fruticultura;

Espera-se como resultado:
- Possibilitar o acesso a novas informações e tecnologias ligadas a fruticultura na Metade Sul do Rio Grande do Sul;
- Maior divulgação e abrangência das atividades realizadas pela área de Fruticultura da FAEM/UFPel;

- Como indicadores, serão realizados
-reuniões semanais do grupo a respeito de cada palestra,
- estatísticas semanais de acesso ao Canal Fruticultura FAEM UFPel,
- Listra de presenças a cada semana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA VIGHI SCHIAVON
ANGELICA BENDER
MARCELO BARBOSA MALGARIM
PAULO CELSO DE MELLO FARIAS
SUÉLEN BRAGA DE ANDRADE KALTBACH
VAGNER BRASIL COSTA

Página gerada em 18/04/2024 21:55:46 (consulta levou 0.141153s)