Nome do Projeto
II Encontro do CEPE - Redes Políticas de Governança e Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 31/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Gestão pública
Resumo
O evento visa dar continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE, que já realiza investigações próprias e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras. O evento vai discutir e debater as redes políticas de governança e educação, no contexto das políticas globais contemporâneas. Pretende questionar as repercussões dessas políticas para o currículo, o trabalho docente e a gestão em educação. As atividades visam atender demandas da comunidade acadêmica de graduação, pós-graduação e docentes da rede pública de ensino.

Objetivo Geral

Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito do modo como as redes políticas de governança vêm se configurando para a constituição da agenda educacional e das reformas educativas no contexto brasileiro e internacional.
Divulgar pesquisas sobre redes políticas de governança e educação e suas implicações para os modos de gestão, currículo e trabalho docente;
Trocar experiências com outros países, em especial, Portugal e Espanha, por meio da participação de pesquisadores desses países;
Consolidar o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;
Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais;
Aprofundar o debate sobre um tema que é crucial para a área de educação e currículo e que é muito relevante para as discussões realizadas na Pós-graduação em Educação no país.

Justificativa

O evento contempla a previsão das atividades de extensão do Centro de Estudos – CEPE, que se propõe a organizar um evento anual para divulgar pesquisas, publicações, atividades articuladas com escolas e com a formação de docentes da Educação Básica. No contexto atual de Pandemia, julgamos importante a universidade manter esse tipo de atividade, em formato remoto e virtual, mesmo que de forma reduzida em relação às versões anteriores, para manter contato com pesquisadores, comunidade universitária e docentes da rede pública. A temática do evento versa sobre as redes políticas de governança e educação, temática atual na conjuntura brasileira. Assim, entende-se que o tema precisa ser aprofundado e melhor debatido, confrontado com as pesquisas desenvolvidas nas universidades e programas de pós-graduação. Nossos grupos de pesquisa, agora organizados no CEPE, possuem experiência em pesquisas sobre o tema envolvido, especialmente no que tange à gestão, ao currículo e ao trabalho docente.

Metodologia

Nesta edição, basicamente a metodologia envolverá palestras e mesas transmitidas por webconferências, com debates online e manutenção dos vídeos em site do próprio evento.

Dia 09/10/2020
Redes Políticas de Governança e Reforma Educacional Global
Dr. Antoni Verger (Universidade Autônoma de Barcelona)

16/10/2020
Análises de Redes Sociais: contribuição metodológica para a análise de políticas educativas
Dra. Sofia Viseu (Universidade de Lisboa)
Ms. Luis Felipe R. de Oliveira (Universidade de Brasília)

23/10/2020
Análise de Redes Políticas e Governança na Educação
Dra. Marina Avelar - (NORRAG - Graduate Institute of Geneva – Suíça)
Dra. Maria Eloísa da Silva (Universidade Federal de Pelotas)

Indicadores, Metas e Resultados

Agregar conhecimento aos campos de estudo sobre políticas educacionais, currículo, trabalho docente e gestão;
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisas no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras, da América Latina e da Europa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO20
EUGENIA ANTUNES DIAS14
IANA GOMES DE LIMA
MARIA ELOISA DA SILVA14
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA
NATHALIE ROSARIO JARDIM
SIMONE GONÇALVES DA SILVA14

Página gerada em 26/04/2024 03:45:00 (consulta levou 0.160836s)