Nome do Projeto
Terapia Ocupacional e Acessibilidade Cultural
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/08/2020 - 30/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto de ensino é uma parceria entre o Curso de Terapia Ocupacional da UFPel e o Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, dentro da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência. Em função de diferentes iniciativas protagonizadas por representantes da T.O da UFRJ e da TO UFPel, tanto dentro da categoria profissional, como em ambas instituições, se tem agregado em nível nacional e internacional o reconhecimento de suas contribuições, de forma ampliada, para o fortalecimento pauta da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência no país. A atividade, que dentro da UFRJ é ofertada como uma disciplina obrigatória, será ofertada aos alunos da TO UFPel como um projeto de ensino, oportunizando aos discentes tanto a troca de conhecimentos específicos do tema, como do fortalecimento deste intercâmbio entre as duas instituições e suas culturas.

Objetivo Geral

O objetivo desta iniciativa integrada entre estas duas formações em T.O no Brasil é dar continuidade a um conjunto de atividades que ambas instituições têm realizado nos últimos 5 anos em prol da cidadania cultural das pessoas com deficiência, proporcionando aos alunos de Terapia Ocupacional o intercâmbio de conhecimento.

Justificativa

No momento singular em que nos encontramos, em vista do contexto de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades remotas tornaram-se uma realidade. Assim, buscando oferecer aos alunos de terapia ocupacional da UFPel e da UFRJ uma experiência única de vivenciar um projeto/disciplina em conjunto, este justifica-se pela portencialidade de trocas e fomento ao intercâmbio institucional, mesmo que seja de forma remota.
Esta atividade fortalece os vínculos criados entre ambas instituições e auxilia na consolidação da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência como uma nova possibilidade para a prática do Terapeuta Ocupacional.

Metodologia

Serão realizados 10 encontros síncronos através da plataforma webconf da UFPel e os materiais serão disponibilizados para os alunos na plataforma AVA da UFRJ.
Os encontros síncronos terão duração de 1h30 cada.
O projeto contará com aulas expositivas, rodas de conversa e atividades em grupo, priorizando sempre a integração entre alunos de ambas as instituições.
Serão ofertadas 30 vagas para os alunos da UFPel, através de inscrição prévia em formulário específico.
Para concluir o projeto e gerar a certificação, o aluno precisará participar de 75% das atividades propostas.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 01: Apresentar aos alunos de Terapia Ocupacional à área da Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência
Meta 02: Promover o intercâmbio de formação entre as instituições envolvidas no projeto
Meta 03: Consolidar as ações de formação da Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural

Espera-se que os alunos aproveitem este momento para além do processo de formação acadêmcia, mas também como um ambiente de manutenção do vínculo com as universidades e seus pares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DESIRÉE NOBRE SALASAR3
JESSICA VERAS ARAUJO
Patricia Dorneles
Tatiana de Castro Barros Fonseca
YASMIN SANTOS BOANOVA DE SOUZA

Página gerada em 28/11/2020 23:57:59 (consulta levou 0.088225s)