Nome do Projeto
Terapia Ocupacional e Acessibilidade Cultural
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/08/2020 - 30/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto de ensino é uma parceria entre o Curso de Terapia Ocupacional da UFPel e o Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, dentro da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência. Em função de diferentes iniciativas protagonizadas por representantes da T.O da UFRJ e da TO UFPel, tanto dentro da categoria profissional, como em ambas instituições, se tem agregado em nível nacional e internacional o reconhecimento de suas contribuições, de forma ampliada, para o fortalecimento pauta da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência no país. A atividade, que dentro da UFRJ é ofertada como uma disciplina obrigatória, será ofertada aos alunos da TO UFPel como um projeto de ensino, oportunizando aos discentes tanto a troca de conhecimentos específicos do tema, como do fortalecimento deste intercâmbio entre as duas instituições e suas culturas.

Objetivo Geral

O objetivo desta iniciativa integrada entre estas duas formações em T.O no Brasil é dar continuidade a um conjunto de atividades que ambas instituições têm realizado nos últimos 5 anos em prol da cidadania cultural das pessoas com deficiência, proporcionando aos alunos de Terapia Ocupacional o intercâmbio de conhecimento.

Justificativa

No momento singular em que nos encontramos, em vista do contexto de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades remotas tornaram-se uma realidade. Assim, buscando oferecer aos alunos de terapia ocupacional da UFPel e da UFRJ uma experiência única de vivenciar um projeto/disciplina em conjunto, este justifica-se pela portencialidade de trocas e fomento ao intercâmbio institucional, mesmo que seja de forma remota.
Esta atividade fortalece os vínculos criados entre ambas instituições e auxilia na consolidação da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência como uma nova possibilidade para a prática do Terapeuta Ocupacional.

Metodologia

Serão realizados 10 encontros síncronos através da plataforma webconf da UFPel e os materiais serão disponibilizados para os alunos na plataforma AVA da UFRJ.
Os encontros síncronos terão duração de 1h30 cada.
O projeto contará com aulas expositivas, rodas de conversa e atividades em grupo, priorizando sempre a integração entre alunos de ambas as instituições.
Serão ofertadas 30 vagas para os alunos da UFPel, através de inscrição prévia em formulário específico.
Para concluir o projeto e gerar a certificação, o aluno precisará participar de 75% das atividades propostas.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 01: Apresentar aos alunos de Terapia Ocupacional à área da Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência
Meta 02: Promover o intercâmbio de formação entre as instituições envolvidas no projeto
Meta 03: Consolidar as ações de formação da Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural

Espera-se que os alunos aproveitem este momento para além do processo de formação acadêmcia, mas também como um ambiente de manutenção do vínculo com as universidades e seus pares.

Página gerada em 17/05/2025 08:07:11 (consulta levou 8.072756s)