Nome do Projeto
Webnário Pesquisa Online em Tempos de Pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Em um contexto de distanciamento social e de busca de alternativas para pesquisa, o seminário online "Webnário Pesquisa Online em Tempos de Pandemia" pretende apresentar aos alunos de pós-graduação ferramentas de pesquisa online em diferentes bases de dados, principalmente bases voltadas para a área interdisciplinar e de concentração do Programa de Memória Social e Patrimônio Cultural.

Objetivo Geral

Apresentar ferramentas de busca online em bases de dados nacionais e internacionais.

Justificativa

Com o distanciamento social e as medidas de segurança adotas, bem como as determinações relacionadas aos trabalhos de pesquisa de modo presencial envolvendo grupos sociais, a pesquisa online ganha outra dimensão. Embora sejam bastante conhecidas bases como "Catálogos de Teses & Dissertações" da Capes, por exemplo, algumas bases ainda não são tão difundidas, destacando-se sobretudo as bases de consultas a fontes como hemerotecas e acervos digitais. O webnário apresenta-se como uma oportunidade de uma incursão sobre diferentes possibilidades de pesquisa online em bases nacionais e internacionais, apresentando ao público assistente os mecanismos de busca mais eficientes e ao mesmo tempo apresentando diferentes possibilidades de consultas online.

Metodologia

Encontros semanais (4 semanas) com profissionais da área de arquivo e biblioteca que, por meio da exposição de conteúdo, apresentarão ferramentas de pesquisa online nas principais bases de consulta existentes. O Webnário ocorrerá por meio de encontros online na plataforma da UFPel Webconf.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir o maior número de alunos do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e demais comunidade de interessados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO POUEY DE OLIVEIRA FILHO
CAROLINA GOMES NOGUEIRA
FRANCISCO ALCIDES COUGO JUNIOR
GISELE DUTRA QUEVEDO4
JAIME ALBERTO BORNACELLY CASTRO
Juliane Conceição Primon Serres8
LEONARDO JOSE PAEZ RODRIGUEZ
MÁRCIA DELLA FLORA CORTES
NATÁLIA CENTENO RODRIGUES
UBIRAJARA BUDDIN CRUZ4
VANESSA DIAS SANTIAGO

Página gerada em 19/04/2024 15:36:33 (consulta levou 0.159665s)