Nome do Projeto
O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELA LENTE DAS PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 31/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os estudos de perspectiva foucaultiana constituem-se como fundamentação teórica para diferentes tipos de pesquisas, como as filosóficas, históricas, médicas, disseminando-se cada vez mais para outras áreas de conhecimento, como as ciências sociais, ciência política e educação. A educação física é uma área que também se utiliza desta perspectiva para discutir e analisar seus objetos de estudo, ainda que de forma tímida na produção brasileira, de modo que não se tem discutido como são realizados tais estudos. Neste sentido, a presente proposta volta olhares para o modo que estes estudos e/ou pesquisas são feitos, identificando e analisando conceitos e enfoques dentro da perspectiva foucaultiana. Esta pesquisa justifica-se pela importância de conhecer, identificar, analisar e divulgar uma perspectiva pouco explorada na Educação Física, os estudos foucaultianos. Em vista dessas reflexões, esse projeto se propõe investigar: Como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana? Esperamos com a realização deste estudo, contribuir com o fortalecimento da Educação Física em seus enfoques na perspectiva foucaultiana, considerando a riqueza analítica que esta propicia para as diferentes áreas de conhecimento. As enunciações deste estudo são importantes para se pensar sobre a produção científica na área, bem como os modos que ela conduz as reflexões e formulações que envolvem a analítica de práticas, processos formativos e políticas públicas para o campo da Educação Física nesta perspectiva teórica.

Objetivo Geral

Compreender como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana.

Justificativa

Esperamos com a realização deste estudo, contribuir com o fortalecimento da Educação Física em seus enfoques na perspectiva foucaultiana, considerando a riqueza analítica que esta propicia para as diferentes áreas de conhecimento.

Metodologia

Caracterização da pesquisa
Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, segundo a abordagem que a mesma dá ao estudo do fenômeno investigado. Bodgan e Biklen (1994) esclarecem que os investigadores qualitativos, em busca do conhecimento, procuram analisar as informações levando em consideração toda a riqueza do fenômeno e a forma com que os dados foram registrados.
Diante disso, salienta-se que “a pesquisa qualitativa não permite generalizar extensivamente, mas intensivamente” (DEMO, 2005, p.167), ou seja, “[...] quer fazer jus à complexidade da realidade, curvando-se diante dela, não ao contrário, como ocorre com a ditadura do método ou a demissão teórica que imagina dados evidentes” (DEMO, 2005, p.158). Para Bogdan e Biklen (1994, p.49), “a investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo”.

Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses e dissertações. Os descritores utilizados serão “Educação Física” e “Michel Foucault”, no intuito de encontrar trabalhos que tragam este diálogo entre o campo da Educação Física com perspectivas foucaultianas.

Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes.

Análise dos dados
De posse dos dados coletados, as principais informações serão sistematizadas em um quadro (TIPO DE PUBLICAÇÃO; AUTOR; ANO; TEMA; PERSPECTIVA METODOLÓGICA) e analisadas de acordo com as aproximações e afastamentos entre os trabalhos.

Indicadores, Metas e Resultados

As enunciações deste estudo são importantes para se pensar sobre a produção científica na área, bem como os modos que ela conduz as reflexões e formulações que envolvem a analítica de práticas, processos formativos e políticas públicas para o campo da Educação Física nesta perspectiva teórica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDRO OLIVEIRA
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE4
CAMILA FERREIRA DE CASTRO
Carlos Eduardo Lima dos Santos
ELIANE REGINA CRESTANI TORTOLA2
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA4
GERMANO BRAGA REZENDE
JESSICA URRUTIA PEREIRA
JULIANA DIEL DE ARRUDA
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA

Página gerada em 26/04/2024 04:34:39 (consulta levou 0.157234s)