Nome do Projeto
				O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELA LENTE DAS PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS
				
								Ênfase
				Pesquisa
				
								Data inicial - Data final
				01/09/2020 - 31/08/2021
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Humanas				
				
				
								Resumo
				Os estudos de perspectiva foucaultiana constituem-se como fundamentação teórica para diferentes tipos de pesquisas, como as filosóficas, históricas, médicas, disseminando-se cada vez mais para outras áreas de conhecimento, como as ciências sociais, ciência política e educação. A educação física é uma área que também se utiliza desta perspectiva para discutir e analisar seus objetos de estudo, ainda que de forma tímida na produção brasileira, de modo que não se tem discutido como são realizados tais estudos. Neste sentido, a presente proposta volta olhares para o modo que estes estudos e/ou pesquisas são feitos, identificando e analisando conceitos e enfoques dentro da perspectiva foucaultiana. Esta pesquisa justifica-se pela importância de conhecer, identificar, analisar e divulgar uma perspectiva pouco explorada na Educação Física, os estudos foucaultianos. Em vista dessas reflexões, esse projeto se propõe investigar: Como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana? Esperamos com a realização deste estudo, contribuir com o fortalecimento da Educação Física em seus enfoques na perspectiva foucaultiana, considerando a riqueza analítica que esta propicia para as diferentes áreas de conhecimento. As enunciações deste estudo são importantes para se pensar sobre a produção científica na área, bem como os modos que ela conduz as reflexões e formulações que envolvem a analítica de práticas, processos formativos e políticas públicas para o campo da Educação Física nesta perspectiva teórica.
				
				
				
			Objetivo Geral
Compreender como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana.
						Justificativa
Esperamos com a realização deste estudo, contribuir com o fortalecimento da Educação Física em seus enfoques na perspectiva foucaultiana, considerando a riqueza analítica que esta propicia para as diferentes áreas de conhecimento.
						Metodologia
Caracterização da pesquisa
Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, segundo a abordagem que a mesma dá ao estudo do fenômeno investigado. Bodgan e Biklen (1994) esclarecem que os investigadores qualitativos, em busca do conhecimento, procuram analisar as informações levando em consideração toda a riqueza do fenômeno e a forma com que os dados foram registrados.
Diante disso, salienta-se que “a pesquisa qualitativa não permite generalizar extensivamente, mas intensivamente” (DEMO, 2005, p.167), ou seja, “[...] quer fazer jus à complexidade da realidade, curvando-se diante dela, não ao contrário, como ocorre com a ditadura do método ou a demissão teórica que imagina dados evidentes” (DEMO, 2005, p.158). Para Bogdan e Biklen (1994, p.49), “a investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo”.
Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses e dissertações. Os descritores utilizados serão “Educação Física” e “Michel Foucault”, no intuito de encontrar trabalhos que tragam este diálogo entre o campo da Educação Física com perspectivas foucaultianas.
Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes.
Análise dos dados
De posse dos dados coletados, as principais informações serão sistematizadas em um quadro (TIPO DE PUBLICAÇÃO; AUTOR; ANO; TEMA; PERSPECTIVA METODOLÓGICA) e analisadas de acordo com as aproximações e afastamentos entre os trabalhos.
						Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, segundo a abordagem que a mesma dá ao estudo do fenômeno investigado. Bodgan e Biklen (1994) esclarecem que os investigadores qualitativos, em busca do conhecimento, procuram analisar as informações levando em consideração toda a riqueza do fenômeno e a forma com que os dados foram registrados.
Diante disso, salienta-se que “a pesquisa qualitativa não permite generalizar extensivamente, mas intensivamente” (DEMO, 2005, p.167), ou seja, “[...] quer fazer jus à complexidade da realidade, curvando-se diante dela, não ao contrário, como ocorre com a ditadura do método ou a demissão teórica que imagina dados evidentes” (DEMO, 2005, p.158). Para Bogdan e Biklen (1994, p.49), “a investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo”.
Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses e dissertações. Os descritores utilizados serão “Educação Física” e “Michel Foucault”, no intuito de encontrar trabalhos que tragam este diálogo entre o campo da Educação Física com perspectivas foucaultianas.
Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes.
Análise dos dados
De posse dos dados coletados, as principais informações serão sistematizadas em um quadro (TIPO DE PUBLICAÇÃO; AUTOR; ANO; TEMA; PERSPECTIVA METODOLÓGICA) e analisadas de acordo com as aproximações e afastamentos entre os trabalhos.
Indicadores, Metas e Resultados
As enunciações deste estudo são importantes para se pensar sobre a produção científica na área, bem como os modos que ela conduz as reflexões e formulações que envolvem a analítica de práticas, processos formativos e políticas públicas para o campo da Educação Física nesta perspectiva teórica. 
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ALEXSANDRO OLIVEIRA | |||
| ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | 4 | ||
| CAMILA DE CASTRO GUERREIRO | |||
| CARLOS EDUARDO LIMA DOS SANTOS | |||
| ELIANE REGINA CRESTANI TORTOLA | 2 | ||
| FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 4 | ||
| GERMANO BRAGA REZENDE | |||
| JESSICA URRUTIA PEREIRA | |||
| JULIANA DIEL DE ARRUDA | |||
| LUAN SANT'ANNA DE SOUSA |