Nome do Projeto
O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELA LENTE DAS PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 31/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Os estudos de perspectiva foucaultiana constituem-se como fundamentação teórica para diferentes tipos de pesquisas, como as filosóficas, históricas, médicas, disseminando-se cada vez mais para outras áreas de conhecimento, como as ciências sociais, ciência política e educação. A educação física é uma área que também se utiliza desta perspectiva para discutir e analisar seus objetos de estudo, ainda que de forma tímida na produção brasileira, de modo que não se tem discutido como são realizados tais estudos. Neste sentido, a presente proposta volta olhares para o modo que estes estudos e/ou pesquisas são feitos, identificando e analisando conceitos e enfoques dentro da perspectiva foucaultiana. Esta pesquisa justifica-se pela importância de conhecer, identificar, analisar e divulgar uma perspectiva pouco explorada na Educação Física, os estudos foucaultianos. Em vista dessas reflexões, esse projeto se propõe investigar: Como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana? Esperamos com a realização deste estudo, contribuir com o fortalecimento da Educação Física em seus enfoques na perspectiva foucaultiana, considerando a riqueza analítica que esta propicia para as diferentes áreas de conhecimento. As enunciações deste estudo são importantes para se pensar sobre a produção científica na área, bem como os modos que ela conduz as reflexões e formulações que envolvem a analítica de práticas, processos formativos e políticas públicas para o campo da Educação Física nesta perspectiva teórica.
Objetivo Geral
Compreender como são feitos os estudos que tratam da Educação Física numa perspectiva foucaultiana.
Justificativa
Esperamos com a realização deste estudo, contribuir com o fortalecimento da Educação Física em seus enfoques na perspectiva foucaultiana, considerando a riqueza analítica que esta propicia para as diferentes áreas de conhecimento.
Metodologia
Caracterização da pesquisa
Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, segundo a abordagem que a mesma dá ao estudo do fenômeno investigado. Bodgan e Biklen (1994) esclarecem que os investigadores qualitativos, em busca do conhecimento, procuram analisar as informações levando em consideração toda a riqueza do fenômeno e a forma com que os dados foram registrados.
Diante disso, salienta-se que “a pesquisa qualitativa não permite generalizar extensivamente, mas intensivamente” (DEMO, 2005, p.167), ou seja, “[...] quer fazer jus à complexidade da realidade, curvando-se diante dela, não ao contrário, como ocorre com a ditadura do método ou a demissão teórica que imagina dados evidentes” (DEMO, 2005, p.158). Para Bogdan e Biklen (1994, p.49), “a investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo”.
Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses e dissertações. Os descritores utilizados serão “Educação Física” e “Michel Foucault”, no intuito de encontrar trabalhos que tragam este diálogo entre o campo da Educação Física com perspectivas foucaultianas.
Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes.
Análise dos dados
De posse dos dados coletados, as principais informações serão sistematizadas em um quadro (TIPO DE PUBLICAÇÃO; AUTOR; ANO; TEMA; PERSPECTIVA METODOLÓGICA) e analisadas de acordo com as aproximações e afastamentos entre os trabalhos.
Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, segundo a abordagem que a mesma dá ao estudo do fenômeno investigado. Bodgan e Biklen (1994) esclarecem que os investigadores qualitativos, em busca do conhecimento, procuram analisar as informações levando em consideração toda a riqueza do fenômeno e a forma com que os dados foram registrados.
Diante disso, salienta-se que “a pesquisa qualitativa não permite generalizar extensivamente, mas intensivamente” (DEMO, 2005, p.167), ou seja, “[...] quer fazer jus à complexidade da realidade, curvando-se diante dela, não ao contrário, como ocorre com a ditadura do método ou a demissão teórica que imagina dados evidentes” (DEMO, 2005, p.158). Para Bogdan e Biklen (1994, p.49), “a investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo”.
Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses e dissertações. Os descritores utilizados serão “Educação Física” e “Michel Foucault”, no intuito de encontrar trabalhos que tragam este diálogo entre o campo da Educação Física com perspectivas foucaultianas.
Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes.
Análise dos dados
De posse dos dados coletados, as principais informações serão sistematizadas em um quadro (TIPO DE PUBLICAÇÃO; AUTOR; ANO; TEMA; PERSPECTIVA METODOLÓGICA) e analisadas de acordo com as aproximações e afastamentos entre os trabalhos.
Indicadores, Metas e Resultados
As enunciações deste estudo são importantes para se pensar sobre a produção científica na área, bem como os modos que ela conduz as reflexões e formulações que envolvem a analítica de práticas, processos formativos e políticas públicas para o campo da Educação Física nesta perspectiva teórica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXSANDRO OLIVEIRA | |||
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | 4 | ||
CAMILA FERREIRA DE CASTRO | |||
Carlos Eduardo Lima dos Santos | |||
ELIANE REGINA CRESTANI TORTOLA | 2 | ||
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 4 | ||
GERMANO BRAGA REZENDE | |||
JESSICA URRUTIA PEREIRA | |||
JULIANA DIEL DE ARRUDA | |||
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA |