Nome do Projeto
Câmera, Ciência e Ação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/10/2020 - 18/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
Ao longo da graduação e pós-graduação, os acadêmicos passam por uma série de momentos de aprendizagem, sendo a sua vivência em laboratórios de pesquisa um dos momentos mais significativos, já que envolve leitura, discussão de ideias, desenvolvimento da pesquisa, análise de dados, organização e apresentação de resultados à comunidade científica. A divulgação de toda a atividade para a comunidade não especialista acaba não sendo desenvolvida, muitas vezes por conta da quantidade de trabalhos realizados. Somado à isso, as atividades laboratoriais, apesar de trabalhosas, de exigirem muito cuidado na sua elaboração, e necessitarem de conhecimento, acabam não sendo o enfoque da divulgação científica. Como consequência, temos uma sociedade que não compreende ciência ou os procedimentos necessários a sua realização. Tal desconhecimento envolve, muitas vezes, os próprios acadêmicos, que, devido a rotina, acabam realizando os procedimentos de forma mecânica, sem o entendimento de suas razões. O Laboratório de Evolução e Genética de Insetos (LEGIN) do Departamento de Ecologia, Zoologia e Genética do Instituto de Biologia desenvolve atividades de pesquisa em taxonomia, ecologia e genética usando, principalmente, Drosophilidae como modelo de estudo. Estas atividades seguem uma série de protocolos e procedimentos para atingir um objetivo ou obter uma resposta. Ao longo dos quase 10 anos da sua estruturação, foram desenvolvidas pesquisas que resultaram em dissertações e publicações cujo público alvo é, principalmente, outros drosofilistas e, apesar de serem públicos e de fácil acesso a todos, a linguagem destes documentos é inacessível o entendimento da comunidade.

Objetivo Geral

Com duas preocupações:
- formação dos acadêmicos quanto a apropriação dos conceitos envolvidos em protocolos científicos e
- divulgação de metodologias científicas e resultados de pesquisas acadêmicas

objetivamos criar vídeos sobre as atividades e pesquisas realizadas no laboratório de Evolução e Genética de Insetos (LEGIN).

Os objetivos específicos, para os acadêmicos, são:
- desenvolver diferentes formas de comunicação dos resultados obtidos nas pesquisas realizadas no laboratório;
- comunicar os resultados de pesquisa de forma compreensível a população;
- desenvolver metodologia de aproximação da comunidade aos processos científicos;
- disponibilizar vídeos explicativos de procedimentos e protocolos para futuros acadêmicos;

Os objetivos específicos, para a comunidade, são:
- aproximá-la dos procedimentos científicos, situando-os quanto as metodologia necessárias às descobertas científicas;
- aproximá-los das atividades desenvolvidas pela UFPel e do conhecimento produzido nesta mesma instituição;
- conhecer as atividades do profissional biólogo.

Justificativa

Muito conhecimento é gerado pelos acadêmicos, bem como muito conhecimento é necessário para o desenvolvimento das pesquisas. Tal conhecimento esta disponibilizado na forma de artigos científicos, TCC, descrições de protocolos. O trabalho justifica-se tanto para o desenvolvimento dos acadêmicos vinculados ao laboratório quanto a difusão de conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento do acadêmico e com a divulgação dos trabalhos da UFPel à comunidade.

Metodologia

A metodologia está dividida em uma fase de preparo das informações e elaboração de roteiros, uma fase de gravação e edição dos vídeos e, por último, uma fase de divulgação e avaliação do projeto.
A primeira fase deverá iniciar durante o período de isolamento social devido a pandemia de COVID-19, onde cada participante ficará responsável pela elaboração de um ou mais vídeos caseiros, gravados com aparelho celular. Para a elaboração deste vídeo, os participantes deverão estudar protocolos ou desenvolver formas de contextualizarem sua pesquisa, seus objetivos, resultados e conclusão. Junto ao vídeo, elaborarão um roteiro de cenários, equipamentos, gráficos que deverão aparecer na versão final que será disponibilizada. Este material será repassado aos demais participantes para discussão quanto ao entendimento das informações e ideias quanta a apresentação. Estão previstos vídeos sobre as pesquisas apresentadas nos TCCs de Camila Barcelos Dalmorra, Marcos Henrique Frech Telles, Mayara Ferreira Mendes, Yasmin Silveira Abelaira e dissertação de Mayara Ferreira Mendes. Os procedimentos previstos para serem apresentados são: formas de coleta de Drosophilidae; identificação de Drosophilidae; montagem de fotografias na lupa Zeiss Discovery; etiquetas da coleção biológica; preparo de soluções; extração de DNA; uso da autoclave.
A fase de gravação das cenas deverá ocorrer após o período de isolamento social, no laboratório ou campo.
Os vídeos finalizados serão disponibilizados no site do laboratório LEGIN, ou site próprio do projeto e divulgado pelo Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia e na página da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: número de acessos aos vídeos e comentários.
Meta: elaboração de pelo menos 7 vídeos de divulgação de resultados e 14 de protocolos.
Resultados esperados: divulgar as atividades realizadas na UFPel à comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIBIANA LUIZI GROFF
MARCO SILVA GOTTSCHALK2
MARCOS HENRIQUE FRECH TELLES
MONAYRA SIRLANE DA SILVA BATISTA
MONICA LANER BLAUTH2
YASMIN ABELAIRA SILVEIRA

Página gerada em 29/03/2024 12:54:00 (consulta levou 0.135397s)