Nome do Projeto
Desenvolvimento de recursos e-learning anatomoclínicos e em saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/10/2020 - 02/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto de ensino visa desenvolver casos anatomoclínicos interativos em interface digital para o processo ensino-aprendizagem em Anatomia Humana, percebendo a imersão no ensino digital e-learning e as perspectivas de ensino-aprendizagem em Anatomia Humana mais envolvidas em ambientes virtuais de ensino.

Objetivo Geral

Desenvolver casos anatomoclínicos interativos em interface digital para o processo ensino-aprendizagem em Anatomia Humana

Justificativa

Considerando a aproximação do ensino remoto no ambiente acadêmico institucional em situação da Pandemia COVID-19, considerando o aprimoramento das práticas de ensino e-learning em Anatomia Humana, considerando-se as experiências com o Labanatoin (wp.ufpel.edu.br/labanatoin) e projetos envolvidos, pretende-se desenvolver intensa aproximação com a interface digital institucional disponibilizada em diálogos diretos com possibilidades de ensino digital e-learning em Anatomia Humana.

Metodologia

O projeto de ensino terá como embasamento metodológico o estudo de caso por meio de uma investigação-ação educacional, apresentando caráter qualitativo, exploratório e participante (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GIL, 1996; MINAYO et al, 1998; MION, 2002; MELLO, 2005).
A investigação-ação educacional pressupõe a dialogicidade, a problematização, a colaboração, a intenção, a interlocução entre teoria e prática, a própria prática como objeto de investigação e o método científico. Ela prevê as etapas de planejamento, ação, observação e reflexão (MION, 2002; MELLO, 2005).

Indicadores, Metas e Resultados

O presente projeto de ensino apresentado pretende contribuir para compreender e aperfeiçoar as
práticas pedagógicas da Anatomia Humana contextualizadas às identidades profissionais e ao ensino
voltado às necessidades de um mundo e de um mercado tecnológico e globalizado.
As interfaces do processo ensino-aprendizagem analisadas nesta intervenção pedagógica
também serão artefatos que contribuirão para a construção do projeto educacional do Laboratório de
Ensino Anatomoclínico Interativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAREN FERNANDA FURTADO DOS SANTOS
CELENE MARIA LONGO DA SILVA2
FABIANE MADRUGA TAROUCO
GUILHERME OLIVEIRA DA SILVEIRA
IZABEL CRISTINA DA SILVA SANES
JANAINA PINTO ACOSTA
JULIA PERES AVILA
LAIS TEIXEIRA ZURCHIMITTEN
LUIS EUGENIO DE MEDEIROS COSTA
MIGUEL ANGELO DA COSTA QUINTANA2
Mateus Casanova dos Santos8
Michele Santana Ferreira
ROSSANA PEREIRA DA CONCEIÇÃO
THALES MOURA DE ASSIS
THALES SCHWARZBACH
VALQUIRIA DE OLIVEIRA ZAIASKOSKI

Página gerada em 29/03/2024 08:07:03 (consulta levou 0.158276s)