Nome do Projeto
Desenvolvimento de recursos e-learning anatomoclínicos e em saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/10/2020 - 02/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto de ensino visa desenvolver casos anatomoclínicos interativos em interface digital para o processo ensino-aprendizagem em Anatomia Humana, percebendo a imersão no ensino digital e-learning e as perspectivas de ensino-aprendizagem em Anatomia Humana mais envolvidas em ambientes virtuais de ensino.
Objetivo Geral
Desenvolver casos anatomoclínicos interativos em interface digital para o processo ensino-aprendizagem em Anatomia Humana
Justificativa
Considerando a aproximação do ensino remoto no ambiente acadêmico institucional em situação da Pandemia COVID-19, considerando o aprimoramento das práticas de ensino e-learning em Anatomia Humana, considerando-se as experiências com o Labanatoin (wp.ufpel.edu.br/labanatoin) e projetos envolvidos, pretende-se desenvolver intensa aproximação com a interface digital institucional disponibilizada em diálogos diretos com possibilidades de ensino digital e-learning em Anatomia Humana.
Metodologia
O projeto de ensino terá como embasamento metodológico o estudo de caso por meio de uma investigação-ação educacional, apresentando caráter qualitativo, exploratório e participante (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GIL, 1996; MINAYO et al, 1998; MION, 2002; MELLO, 2005).
A investigação-ação educacional pressupõe a dialogicidade, a problematização, a colaboração, a intenção, a interlocução entre teoria e prática, a própria prática como objeto de investigação e o método científico. Ela prevê as etapas de planejamento, ação, observação e reflexão (MION, 2002; MELLO, 2005).
A investigação-ação educacional pressupõe a dialogicidade, a problematização, a colaboração, a intenção, a interlocução entre teoria e prática, a própria prática como objeto de investigação e o método científico. Ela prevê as etapas de planejamento, ação, observação e reflexão (MION, 2002; MELLO, 2005).
Indicadores, Metas e Resultados
O presente projeto de ensino apresentado pretende contribuir para compreender e aperfeiçoar as
práticas pedagógicas da Anatomia Humana contextualizadas às identidades profissionais e ao ensino
voltado às necessidades de um mundo e de um mercado tecnológico e globalizado.
As interfaces do processo ensino-aprendizagem analisadas nesta intervenção pedagógica
também serão artefatos que contribuirão para a construção do projeto educacional do Laboratório de
Ensino Anatomoclínico Interativo.
práticas pedagógicas da Anatomia Humana contextualizadas às identidades profissionais e ao ensino
voltado às necessidades de um mundo e de um mercado tecnológico e globalizado.
As interfaces do processo ensino-aprendizagem analisadas nesta intervenção pedagógica
também serão artefatos que contribuirão para a construção do projeto educacional do Laboratório de
Ensino Anatomoclínico Interativo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO SAVIUS SILVEIRA FRANCK | |||
CAREN FERNANDA FURTADO DOS SANTOS | |||
CELENE MARIA LONGO DA SILVA | 2 | ||
FABIANE MADRUGA TAROUCO | |||
GUILHERME OLIVEIRA DA SILVEIRA | |||
IZABEL CRISTINA DA SILVA SANES | |||
JANAINA PINTO ACOSTA | |||
JULIA PERES AVILA | |||
LAIS TEIXEIRA ZURCHIMITTEN | |||
LUIS EUGENIO DE MEDEIROS COSTA | 2 | ||
MIGUEL ANGELO DA COSTA QUINTANA | 2 | ||
Mateus Casanova dos Santos | 8 | ||
Michele Santana Ferreira | |||
ROSSANA PEREIRA DA CONCEIÇÃO | |||
THALES MOURA DE ASSIS | |||
THALES SCHWARZBACH | |||
VALQUIRIA DE OLIVEIRA ZAIASKOSKI |