Nome do Projeto
Tutoria Universitária para Alunos Ingressantes do Curso de Química Industrial 2020/2
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/01/2021 - 30/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A inserção e o engajamento dos alunos ingressantes nos cursos de graduação demanda atenção por parte das coordenações de curso. Os alunos devem sentir-se acolhidos e seguros no ambiente acadêmico para criar um vínculo com o curso, o que ajuda a superar a ansiedade gerada pela carga de tarefas e informações no início da graduação. O período inicial do curso é o mais crítico e é quando ocorre a maior taxa de evasão. Além dos aspectos acadêmicos que devem ser considerados, aspectos de caráter pessoal, como a mudança de cidade, afastamento do círculo familiar e dificuldades em se manter economicamente influenciam muito a permanência dos alunos no curso. No momento atual, os ingressantes do curso de Química Industrial do semestre 2020/2 não necessitam deslocar-se para Pelotas, porém também não estão matriculados em disciplinas devido ao calendário corrente ainda ser 2020/1. Assim, este projeto tem como objetivo propor ações remotas que visam acolher os ingressantes e mantê-los motivamos para o início das atividades no próximo semestre.

Objetivo Geral

Acolher e acompanhar os alunos ingressantes de 2020/2 do curso de Bacharelado em Química Industrial no período inicial da graduação, tendo em vista a impossibilidade de matriculá-los em disciplinas do calendário acadêmico corrente devido a Pandemia do COVID-19.

Justificativa

O início da graduação é um período de grande mudança na vida dos estudantes do ensino superior e é acompanhado por muitas expectativas. A quantidade de atividades usualmente encontradas e a carga de informações repassadas aos ingressantes neste início pode gerar ansiedade, o que aliado a frustrações com o curso escolhido, dúvidas sobre a direção que deve ser tomada, afastamento do círculo familiar e dificuldades financeiras levam ao adoecimento de muitos estudantes e à evasão no ensino superior. A evasão nos cursos de Química costuma ser bastante elevada. Dessa forma, a Coordenação do curso de Bacharelado em Química Industrial tem realizado anualmente uma recepção para os alunos ingressantes no segundo semestre de cada ano. A atividade é presencial e visa acolher os ingressantes, apresentar a eles a instituição, o curso, os professores e promover a interação com os veteranos do curso. Enfim, orientar os passos iniciais destes estudantes. Entretanto, o ingresso de alunos no curso de Bacharelado em Química Industrial da UFPel no semestre 2020/2 se destaca pela impossibilidade dos alunos ingressantes comparecerem presencialmente e de serem matriculados em disciplinas do referido semestre devido ao atraso no Calendário Acadêmico 2020/1 em virtude da Pandemia COVID-19. Assim, pensando em manter os alunos vinculados ao curso não apenas através do Sistema Cobalto, mas também através de um vínculo afetivo com o curso escolhido, em que possam sentir-se desde já parte da comunidade acadêmica da UFPel, a Coordenação do curso de Bacharelado em Química Industrial propõe que os docentes do curso atuem como tutores dos ingressantes e incentivem a sua participação em um conjunto de ações que os mantenham estimulados e sentindo-se acolhidos enquanto aguardam a oportunidade de iniciar as disciplinas.

Metodologia

Como metodologia, os professores do curso de Bacharelado em Química Industrial atuarão como tutores dos alunos ingressantes de 2020/2 durante todo o período do projeto. Esta tutoria estará descrita em uma das ações em ensino. Os tutores terão como atribuição manter contato frequente com os tutorados, incentivando-os a participar de outras ações propostas neste projeto, tais como:

- Recepção dos ingressantes com apresentação do curso, grade curricular e dos professores;
- Palestras, minicursos e oficinas com os docentes do curso;
- Roda de conversas com egressos do curso;
- Treinamento para uso do Sistema Cobalto;
- Treinamento para uso do Sistema de Bibliotecas da UFPel;
- Orientações para o retorno das aulas no modo híbrido ou presencial, quando houver;
- Orientações para realização de atividades curriculares de extensão (ACE);
- Orientações para realização de estágios;

Algumas destas atividades estão voltadas à apresentação do novo projeto pedagógico do curso, tendo em vista que esta será, provavelmente, a primeira turma a iniciar a transição para o novo PPC. As atividades ocorrerão na forma de ações com uma regularidade semanal ou quinzenal.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir das ações propostas neste projeto de ensino, espera-se manter o entusiasmo inicial dos ingressantes no curso e evitar a evasão, que pode ser maior neste ano devido a falta de perspectivas quanto ao retorno das atividades presencias. Assim, espera-se que o contato frequente dos ingressantes com os docentes e outros discentes possa estimulá-los a permanecer no curso e realizar a sua formação em Química Industrial na UFPel. Espera-se também, que o retorno ao modo híbrido ou presencial, quando houver, seja menos impactante para os ingressantes, cujo início na graduação sempre gera uma grande tensão emocional. Além disso, o projeto prevê que a participação dos discentes nas ações possam ser utilizadas como atividades complementares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANIA OLIVEIRA SANTOS
ALECIA FERREIRA DA SILVA
AMANDA GOLDBECK GERBAUDO
ANDERSON SCHWINGEL RIBEIRO2
ANDREIA ORESTES LIMA
BARBARA STIFFDT SOUZA
CELIA FRANCISCA CENTENO DA ROSA2
CHARLIE GUIMARÃES GOMES
CÍCERO NACHTIGALL
DAISA HAKBART BONEMANN
DANIELA BIANCHINI14
DANIELA HARTWIG DE OLIVEIRA2
DANIELLE TAPIA BUENO
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA
EDER JOAO LENARDAO1
EDUARDA IGLEZIAS DE LIMA MEDEIROS
EMANUEL GOMES BERTIZZOLO
GABRIEL ROBALO KOHLS
GABRIEL TAVARES COUTO
GIOVANNA DE MORAIS LIMA
JANAINA GOMES
JULIA AVILA DOS SANTOS
JULIANA DO AMARAL MARTINS GRIMMLER1
KAUELY DE AVILA DOS SANTOS
KETLEN GARCIA CALVETE PEREIRA
LUISA DE VARGAS MORALES
MARIANA ANTUNES VIEIRA4
MIGUEL PEREIRA SOARES
MÁRCIO SANTOS DA SILVA2
NICOLLE LIMA BANDEIRA
RAFAELA RUBIA SANT ANA DOS SANTOS
RAQUEL GUIMARAES JACOB
REJANE PERGHER
RODRIGO OLIVEIRA MOREIRA
SABRINA HÄRTER SCHERDIEN
SABRINA SOUZA FERREIRA
SARA MARIA SOARES AMARAL NEGRE
SAVANA PEREIRA DE MEDEIROS
THEO LAHORGUE ROSCOFF
VICTORIA ROSS SOARES
YANKA ROCHA DE LIMA

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