Nome do Projeto
Tutoria Universitária para Alunos Ingressantes do Curso de Química Industrial 2020/2
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/01/2021 - 30/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A inserção e o engajamento dos alunos ingressantes nos cursos de graduação demanda atenção por parte das coordenações de curso. Os alunos devem sentir-se acolhidos e seguros no ambiente acadêmico para criar um vínculo com o curso, o que ajuda a superar a ansiedade gerada pela carga de tarefas e informações no início da graduação. O período inicial do curso é o mais crítico e é quando ocorre a maior taxa de evasão. Além dos aspectos acadêmicos que devem ser considerados, aspectos de caráter pessoal, como a mudança de cidade, afastamento do círculo familiar e dificuldades em se manter economicamente influenciam muito a permanência dos alunos no curso. No momento atual, os ingressantes do curso de Química Industrial do semestre 2020/2 não necessitam deslocar-se para Pelotas, porém também não estão matriculados em disciplinas devido ao calendário corrente ainda ser 2020/1. Assim, este projeto tem como objetivo propor ações remotas que visam acolher os ingressantes e mantê-los motivamos para o início das atividades no próximo semestre.
Objetivo Geral
Acolher e acompanhar os alunos ingressantes de 2020/2 do curso de Bacharelado em Química Industrial no período inicial da graduação, tendo em vista a impossibilidade de matriculá-los em disciplinas do calendário acadêmico corrente devido a Pandemia do COVID-19.
Justificativa
O início da graduação é um período de grande mudança na vida dos estudantes do ensino superior e é acompanhado por muitas expectativas. A quantidade de atividades usualmente encontradas e a carga de informações repassadas aos ingressantes neste início pode gerar ansiedade, o que aliado a frustrações com o curso escolhido, dúvidas sobre a direção que deve ser tomada, afastamento do círculo familiar e dificuldades financeiras levam ao adoecimento de muitos estudantes e à evasão no ensino superior. A evasão nos cursos de Química costuma ser bastante elevada. Dessa forma, a Coordenação do curso de Bacharelado em Química Industrial tem realizado anualmente uma recepção para os alunos ingressantes no segundo semestre de cada ano. A atividade é presencial e visa acolher os ingressantes, apresentar a eles a instituição, o curso, os professores e promover a interação com os veteranos do curso. Enfim, orientar os passos iniciais destes estudantes. Entretanto, o ingresso de alunos no curso de Bacharelado em Química Industrial da UFPel no semestre 2020/2 se destaca pela impossibilidade dos alunos ingressantes comparecerem presencialmente e de serem matriculados em disciplinas do referido semestre devido ao atraso no Calendário Acadêmico 2020/1 em virtude da Pandemia COVID-19. Assim, pensando em manter os alunos vinculados ao curso não apenas através do Sistema Cobalto, mas também através de um vínculo afetivo com o curso escolhido, em que possam sentir-se desde já parte da comunidade acadêmica da UFPel, a Coordenação do curso de Bacharelado em Química Industrial propõe que os docentes do curso atuem como tutores dos ingressantes e incentivem a sua participação em um conjunto de ações que os mantenham estimulados e sentindo-se acolhidos enquanto aguardam a oportunidade de iniciar as disciplinas.
Metodologia
Como metodologia, os professores do curso de Bacharelado em Química Industrial atuarão como tutores dos alunos ingressantes de 2020/2 durante todo o período do projeto. Esta tutoria estará descrita em uma das ações em ensino. Os tutores terão como atribuição manter contato frequente com os tutorados, incentivando-os a participar de outras ações propostas neste projeto, tais como:
- Recepção dos ingressantes com apresentação do curso, grade curricular e dos professores;
- Palestras, minicursos e oficinas com os docentes do curso;
- Roda de conversas com egressos do curso;
- Treinamento para uso do Sistema Cobalto;
- Treinamento para uso do Sistema de Bibliotecas da UFPel;
- Orientações para o retorno das aulas no modo híbrido ou presencial, quando houver;
- Orientações para realização de atividades curriculares de extensão (ACE);
- Orientações para realização de estágios;
Algumas destas atividades estão voltadas à apresentação do novo projeto pedagógico do curso, tendo em vista que esta será, provavelmente, a primeira turma a iniciar a transição para o novo PPC. As atividades ocorrerão na forma de ações com uma regularidade semanal ou quinzenal.
- Recepção dos ingressantes com apresentação do curso, grade curricular e dos professores;
- Palestras, minicursos e oficinas com os docentes do curso;
- Roda de conversas com egressos do curso;
- Treinamento para uso do Sistema Cobalto;
- Treinamento para uso do Sistema de Bibliotecas da UFPel;
- Orientações para o retorno das aulas no modo híbrido ou presencial, quando houver;
- Orientações para realização de atividades curriculares de extensão (ACE);
- Orientações para realização de estágios;
Algumas destas atividades estão voltadas à apresentação do novo projeto pedagógico do curso, tendo em vista que esta será, provavelmente, a primeira turma a iniciar a transição para o novo PPC. As atividades ocorrerão na forma de ações com uma regularidade semanal ou quinzenal.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir das ações propostas neste projeto de ensino, espera-se manter o entusiasmo inicial dos ingressantes no curso e evitar a evasão, que pode ser maior neste ano devido a falta de perspectivas quanto ao retorno das atividades presencias. Assim, espera-se que o contato frequente dos ingressantes com os docentes e outros discentes possa estimulá-los a permanecer no curso e realizar a sua formação em Química Industrial na UFPel. Espera-se também, que o retorno ao modo híbrido ou presencial, quando houver, seja menos impactante para os ingressantes, cujo início na graduação sempre gera uma grande tensão emocional. Além disso, o projeto prevê que a participação dos discentes nas ações possam ser utilizadas como atividades complementares.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANIA OLIVEIRA SANTOS | |||
ALECIA FERREIRA DA SILVA | |||
AMANDA GOLDBECK GERBAUDO | |||
ANDERSON SCHWINGEL RIBEIRO | 2 | ||
ANDREIA ORESTES LIMA | |||
BARBARA STIFFDT SOUZA | |||
CELIA FRANCISCA CENTENO DA ROSA | 2 | ||
CHARLIE GUIMARÃES GOMES | |||
CÍCERO NACHTIGALL | |||
DAISA HAKBART BONEMANN | |||
DANIELA BIANCHINI | 14 | ||
DANIELA HARTWIG DE OLIVEIRA | 2 | ||
DANIELLE TAPIA BUENO | |||
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA | |||
EDER JOAO LENARDAO | 1 | ||
EDUARDA IGLEZIAS DE LIMA MEDEIROS | |||
EMANUEL GOMES BERTIZZOLO | |||
GABRIEL ROBALO KOHLS | |||
GABRIEL TAVARES COUTO | |||
GIOVANNA DE MORAIS LIMA | |||
JANAINA GOMES | |||
JULIA AVILA DOS SANTOS | |||
JULIANA DO AMARAL MARTINS GRIMMLER | 1 | ||
KAUELY DE AVILA DOS SANTOS | |||
KETLEN GARCIA CALVETE PEREIRA | |||
LUISA DE VARGAS MORALES | |||
MARIANA ANTUNES VIEIRA | 4 | ||
MIGUEL PEREIRA SOARES | |||
MÁRCIO SANTOS DA SILVA | 2 | ||
NICOLLE LIMA BANDEIRA | |||
RAFAELA RUBIA SANT ANA DOS SANTOS | |||
RAQUEL GUIMARAES JACOB | |||
REJANE PERGHER | |||
RODRIGO OLIVEIRA MOREIRA | |||
SABRINA HÄRTER SCHERDIEN | |||
SABRINA SOUZA FERREIRA | |||
SARA MARIA SOARES AMARAL NEGRE | |||
SAVANA PEREIRA DE MEDEIROS | |||
THEO LAHORGUE ROSCOFF | |||
VICTORIA ROSS SOARES | |||
YANKA ROCHA DE LIMA |