Nome do Projeto
Experiências colaborativas nos estágios em Educação Matemática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/11/2020 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto tem como objetivo promover encontros interativos por meio das salas do sistema de conferências da UFPEL com professores da Educação Básica que acolherão os alunos em suas turmas para o estágio no Ensino Fundamental e Médio. Nos encontros interativos, além de ouvir como o processo de ensino e aprendizagem está sendo desenvolvido na rede pública da Educação Básica, será oferecida formação continuada aos professores para o uso das Tecnologias Digitais pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática das Linhas de Pesquisas: Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias ambas as linhas voltadas à Educação Matemática. Estes encontros substituirão as visitas às escolas feitas pelos professores das Licenciaturas em Matemática que são realizados sempre precedendo o início dos estágios.

Objetivo Geral

O principal objetivo é promover atividades de extensão que serão realizadas com professores da Educação Básica da Rede Pública, para conhecer como o ensino está sendo realizado nas escolas por meio da internet e para atualizar os professores participantes no uso das Tecnologias Digitais.

Justificativa

Como preparação para o Estágio os alunos cursam a disciplina de Trabalho de Campo I (precedendo o Estágio no Ensino Fundamental) e a disciplina de Trabalho de Campo II (precedendo o Estágio no Ensino Médio). Nestas disciplinas parte da carga horária é utilizada pelos alunos para visitas às escolas, observação das turmas onde os estágios serão realizados, acompanhar os professores que acolherão os estagiários em suas aulas.

A partir do isolamento social em decorrência da pandemia, não é mais possível seguir os procedimentos adotados anteriormente. Por este motivo pretende-se com este projeto realizar encontros interativos dos professores da UFPel, responsáveis pelos estágios, com os professores das escolas. Nestes encontros os professores de Estágio serão atualizados sobre como o ensino está sendo conduzido na Educação Básica e os professores das escolas serão atualizados sobre o uso das TD.

Metodologia

Para executar o projeto serão realizados encontros on-line com professores das escolas que receberão os estagiários para relatarem as atividades que estão sendo realizadas, necessidades de formação, ambientes virtuais e materiais didáticos que estão sendo utilizados. Serão convidados professores da rede municipal e da rede estadual.
Uma lista de questões será encaminhada aos professores convidados com antecedência para orientar o desenvolvimento dos encontros.
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação MAtemática auxiliarão nos encontros on-line, divulgando pesquisas sobre a Educação Básica, e orientando sobre o uso de Tecnologias digitais.
Avaliações dos encontros serão feitas por meio de preenchimento de formulário após cada encontro por todos os participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

METAS:
-- em relação aos professores das escolas: A meta ser atingida é a aproximação dos professores com o grupo de estágio, constituído pelos professores da UFPel, que ministram as disciplinas de estágio, valorizando a participação dos professores das Escolas no processo desenvolvido antes e durante o estágio dos alunos.
-- em relação aos estudantes: A meta a ser atingida será a orientação adequadas dos alunos para que se sintam preparados para o estágio, com as informações colhidas durante os encontros com os professores da Educação Básica.

RESULTADOS ESPERADOS:
-- em relação aos professores das escolas: Espera-se fornecer aos professores formação continuada para o uso das tecnologias digitais em seu trabalho e divulgar pesquisas sobre a educação básica realizadas no âmbito da pós-graduação e que poderão motivá-los a ingressar na pós-graduação.
-- em relação aos estudantes: Espera-se que como resultados, alunos tenham uma melhor preparação para o estágio, independentemente da modalidade em que ocorrer: presencial ou a distância.

Indicadores do resultado do projeto serão obtidos pelo cruzamento das respostas dos formulários de avaliação dos alunos e formulário preenchido pelos professores da Educação Básica, considerando:
- expectativa dos alunos em relação ao estágio;
- avaliação dos estágios dos alunos pelos professores que os receberam nas escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA DE FATIMA NETTO BARCELLOS
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA1
ELIANE MACHADO DE MÉLO
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA
ROZANE DA SILVEIRA ALVES1
SILVIA PRIETSCH WENDT1

Página gerada em 25/04/2024 23:55:31 (consulta levou 0.173804s)