Nome do Projeto
PROGRAMA VEM SER PELOTAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 01/01/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
Embora todas as pessoas tenham a possibilidade de praticar alguma modalidade esportiva no seu tempo de lazer, poucas estão capacitadas para o alto rendimento esportivo. Portanto, quando se planejam políticas para o esporte de alto rendimento parece lógico incluir estratégias para a seleção, mais ou menos precoce, dos futuros atletas de elite. É uma exigência econômica. Investir em pesquisas e programas capazes de identificar e promover escolares com elevada eficiência motora e neuromuscular é o que fazem os mais destacados países da elite esportiva mundial e é parte relevante nas pesquisas em ciências do esporte. Entretanto, os modelos de identificação de talentos esportivos são pouco eficientes. Devido à complexidade das relações entre os diversos indicadores de desempenho esportivo, os modelos de intervenção não dão conta de prever com a desejada antecedência e necessária eficiência, quem serão, a médio e a longo prazo os atletas de sucesso de nosso país.
Nesse sentido, este programa visa a identificação de jovens com altas habilidade motoras e o desenvolvimento de jovens nas modalidades adequadas para as suas qualidades motoras.
Objetivo Geral
1. Identificar jovens matriculados na rede municipal de ensino de Pelotas, entre o 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio com elevado padrão de desempenho motor para a prática de modalidades de rendimento;
2. Constituir um banco de talentos motores passível de constituir-se numa base de consultas sobre jovens com elevadas possibilidades de tornarem-se atletas de alto rendimento nas diversas modalidades esportivas;
3. Criar modelos de prospecção de aptidão física por modalidade;
4. Estimular os professores de educação física do ensino formal, a realizarem avaliações sistemáticas com o intuito de identificar e acompanhar jovens com altos níveis de aptidão física para o desempenho esportivo;
5. Identificar e selecionar jovens com altos níveis de aptidão física para o rendimento esportivo para constituir os núcleos de esporte de rendimento e clubes esportivos escolares.
6. Constituir-se numa interface entre a escola e o esporte de rendimento;
7. Oportunizar ao maior número possível de crianças e jovens a possibilidade de ingressar na prática do esporte de rendimento;
8. Ampliar a base esportiva regional.
2. Constituir um banco de talentos motores passível de constituir-se numa base de consultas sobre jovens com elevadas possibilidades de tornarem-se atletas de alto rendimento nas diversas modalidades esportivas;
3. Criar modelos de prospecção de aptidão física por modalidade;
4. Estimular os professores de educação física do ensino formal, a realizarem avaliações sistemáticas com o intuito de identificar e acompanhar jovens com altos níveis de aptidão física para o desempenho esportivo;
5. Identificar e selecionar jovens com altos níveis de aptidão física para o rendimento esportivo para constituir os núcleos de esporte de rendimento e clubes esportivos escolares.
6. Constituir-se numa interface entre a escola e o esporte de rendimento;
7. Oportunizar ao maior número possível de crianças e jovens a possibilidade de ingressar na prática do esporte de rendimento;
8. Ampliar a base esportiva regional.
Justificativa
Embora todas as pessoas tenham a possibilidade de praticar alguma modalidade esportiva no seu tempo de lazer, poucas estão capacitadas para o alto rendimento esportivo. Portanto, quando se planejam políticas para o esporte de alto rendimento parece lógico incluir estratégias para a seleção, mais ou menos precoce, dos futuros atletas de elite. É uma exigência econômica (VAEYENS et. al., 2009; ABBOT & COLLINS, 2003; REGINIER, SALMELA & RUSSEL, 1993).
Investir em pesquisas e programas capazes de identificar e promover escolares com elevada eficiência motora e neuromuscular é o que fazem os mais destacados países da elite esportiva mundial e é parte relevante nas pesquisas em ciências do esporte. Entretanto, os modelos de identificação de talentos esportivos são pouco eficientes (VELENCZEI & ANDREA, 2011; ADLER, 2006; VAEYENS et. al., 2009; REGINIER, SALMELA & RUSSEL, 1993). Devido à complexidade das relações entre os diversos indicadores de desempenho esportivo, os modelos de intervenção não dão conta de prever com a desejada antecedência e necessária eficiência, quem serão, a médio e a longo prazo os atletas de sucesso de nosso país.
Nesse sentido, este projeto visa a identificação de jovens com altos índices de aptidão física para o desempenho esportivo serão utilizadas duas estratégias: (a) avaliação quantitativa por normas (análise univariada) e; (b) avaliação quantitativa por critérios (análise multivariada).
A avaliação quantitativa por normas (análise univariada) parte do princípio que o alto desempenho em variáveis analisadas de forma independente dá indicação da possibilidade da detecção de talentos. Portanto, acompanhando a proposta do Programa Nacional de Identificação e Desenvolvimento de Talentos Esportivos (Talent Search Program) do Instituto Australiano de Esportes (Australian Institute of Sport, s.d.) e do Programa de Detecção de Talentos Desportivos de Cuba identificamos como talentos as crianças e adolescentes que, estratificados por idade e sexo, em cada teste ou medida da bateria PROESP-Br atingem valores iguais e superiores ao percentil 98.
A avaliação por critérios é multivariada. Parte do princípio da modelação da performance. Pressupõe o arranjo entre um conjunto significativo de variáveis do desempenho para cada modalidade esportiva especificamente. A performance ou desempenho é a expressão multifacetada de um conjunto de traços do sujeito que interagem de forma ordenada e hierárquica dentro dos condicionantes de desempenho de uma determinada modalidade esportiva. Em outras palavras, através dos testes do PROESP-Br desenha-se o perfil de cada modalidade esportiva e através deste modelo identificam-se os jovens escolares com tais características de aptidão física.
Investir em pesquisas e programas capazes de identificar e promover escolares com elevada eficiência motora e neuromuscular é o que fazem os mais destacados países da elite esportiva mundial e é parte relevante nas pesquisas em ciências do esporte. Entretanto, os modelos de identificação de talentos esportivos são pouco eficientes (VELENCZEI & ANDREA, 2011; ADLER, 2006; VAEYENS et. al., 2009; REGINIER, SALMELA & RUSSEL, 1993). Devido à complexidade das relações entre os diversos indicadores de desempenho esportivo, os modelos de intervenção não dão conta de prever com a desejada antecedência e necessária eficiência, quem serão, a médio e a longo prazo os atletas de sucesso de nosso país.
Nesse sentido, este projeto visa a identificação de jovens com altos índices de aptidão física para o desempenho esportivo serão utilizadas duas estratégias: (a) avaliação quantitativa por normas (análise univariada) e; (b) avaliação quantitativa por critérios (análise multivariada).
A avaliação quantitativa por normas (análise univariada) parte do princípio que o alto desempenho em variáveis analisadas de forma independente dá indicação da possibilidade da detecção de talentos. Portanto, acompanhando a proposta do Programa Nacional de Identificação e Desenvolvimento de Talentos Esportivos (Talent Search Program) do Instituto Australiano de Esportes (Australian Institute of Sport, s.d.) e do Programa de Detecção de Talentos Desportivos de Cuba identificamos como talentos as crianças e adolescentes que, estratificados por idade e sexo, em cada teste ou medida da bateria PROESP-Br atingem valores iguais e superiores ao percentil 98.
A avaliação por critérios é multivariada. Parte do princípio da modelação da performance. Pressupõe o arranjo entre um conjunto significativo de variáveis do desempenho para cada modalidade esportiva especificamente. A performance ou desempenho é a expressão multifacetada de um conjunto de traços do sujeito que interagem de forma ordenada e hierárquica dentro dos condicionantes de desempenho de uma determinada modalidade esportiva. Em outras palavras, através dos testes do PROESP-Br desenha-se o perfil de cada modalidade esportiva e através deste modelo identificam-se os jovens escolares com tais características de aptidão física.
Metodologia
A população é composta por jovens escolares dos dois sexos, matriculados entre o 5º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, das escolas municipais da zona urbana e rural da cidade de Pelotas.
Expectativa:
Avaliação de 7.000 jovens dos dois sexos e a prospecção de aproximadamente 3% de jovens com padrão motor esperado para a pratica das modalidades descritas abaixo
Individuais:
Atletismo
Ginástica Artística
Judô
Levantamento Olímpico
Remo (Remar para o Futuro)
Taekwondo (Quem luta não briga)
Tênis
Coletivas:
Handebol
Hóquei
Rugby
Voleibol
As modalidades serão oferecidas de acordo com o cronograma que será definido em conjunto pela coordenação geral, coordenação de área e representantes da Prefeitura. Assim que for definido será amplamente divulgado.
Os procedimentos metodológicos abrangem duas estratégias distintas embora integradas aos mesmos objetivos:
1) Avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor dos jovens escolares de 10 a 17 anos de idade: neste âmbito os professores da ESEF/UFPel coordenadores gerais e de área, organizarão um cronograma de avaliações de acordo com a disponibilidade das escolas. As avaliações deverão ocorrer no segundo semestre de 2016. Todas as medidas e teste oferecem riscos mínimos aos participantes e são atividades comuns a rotina de jovens desta faixa etária. Após a digitação dos dados os professores de educação física da escola avaliada receberá um relatório individualizado para utilizar como referencia para a organização das suas aulas.
2) Seleção dos escolares com as características neuromotoras e antropométricas para compor as equipes de desenvolvimento esportivo da ESEF/UFPel: neste âmbito os coordenadores de área irão definir, através da sua expertise e de modelos matemáticos, as características antropométricas e de aptidão física para cada uma das modalidades. Após a definição dos modelos, serão acessados os bancos de dados e identificados os escolares com as características solicitadas para cada uma das modalidades. A seguir serão enviados os convites para os escolares (através das escolas) para a prática das modalidades para a qual o escolar possui as características solicitadas.
Abaixo apresentamos a bateria de medidas e testes selecionadas para a fase I do programa.
Medidas corporais: massa corporal, estatura, altura sentado, distância biacromial, envergadura.
Aptidão Física: cardiorrespiratória (corrida de 6 minutos); flexibilidade (sentar-e-alcançar); força explosiva de membros inferiores (salto horizontal); força explosiva de membros superiores (arremesso do medicineball 2kg);
agilidade (teste do quadrado); velocidade (sprint 20 metros); resistência muscular localizada (abdominal 1 minuto); força isométrica (preensão manual).
Execução e funções
As modalidades serão atendidas de acordo com as características supracitadas.
ESEF
• Organização, planejamento e aplicação da bateria de testes;
• Responsabilidade técnica;
• Formação acadêmica dos recursos humanos;
• Organização e planejamento do treinamento;
• Espaço para treinamento;
• Recursos humanos.
SMED
• Espaços para treinamento;
• Passagens para o deslocamento dos escolares para o treino;
• Uniformes para os escolares;
• Viabilização de competições regionais.
Expectativa:
Avaliação de 7.000 jovens dos dois sexos e a prospecção de aproximadamente 3% de jovens com padrão motor esperado para a pratica das modalidades descritas abaixo
Individuais:
Atletismo
Ginástica Artística
Judô
Levantamento Olímpico
Remo (Remar para o Futuro)
Taekwondo (Quem luta não briga)
Tênis
Coletivas:
Handebol
Hóquei
Rugby
Voleibol
As modalidades serão oferecidas de acordo com o cronograma que será definido em conjunto pela coordenação geral, coordenação de área e representantes da Prefeitura. Assim que for definido será amplamente divulgado.
Os procedimentos metodológicos abrangem duas estratégias distintas embora integradas aos mesmos objetivos:
1) Avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor dos jovens escolares de 10 a 17 anos de idade: neste âmbito os professores da ESEF/UFPel coordenadores gerais e de área, organizarão um cronograma de avaliações de acordo com a disponibilidade das escolas. As avaliações deverão ocorrer no segundo semestre de 2016. Todas as medidas e teste oferecem riscos mínimos aos participantes e são atividades comuns a rotina de jovens desta faixa etária. Após a digitação dos dados os professores de educação física da escola avaliada receberá um relatório individualizado para utilizar como referencia para a organização das suas aulas.
2) Seleção dos escolares com as características neuromotoras e antropométricas para compor as equipes de desenvolvimento esportivo da ESEF/UFPel: neste âmbito os coordenadores de área irão definir, através da sua expertise e de modelos matemáticos, as características antropométricas e de aptidão física para cada uma das modalidades. Após a definição dos modelos, serão acessados os bancos de dados e identificados os escolares com as características solicitadas para cada uma das modalidades. A seguir serão enviados os convites para os escolares (através das escolas) para a prática das modalidades para a qual o escolar possui as características solicitadas.
Abaixo apresentamos a bateria de medidas e testes selecionadas para a fase I do programa.
Medidas corporais: massa corporal, estatura, altura sentado, distância biacromial, envergadura.
Aptidão Física: cardiorrespiratória (corrida de 6 minutos); flexibilidade (sentar-e-alcançar); força explosiva de membros inferiores (salto horizontal); força explosiva de membros superiores (arremesso do medicineball 2kg);
agilidade (teste do quadrado); velocidade (sprint 20 metros); resistência muscular localizada (abdominal 1 minuto); força isométrica (preensão manual).
Execução e funções
As modalidades serão atendidas de acordo com as características supracitadas.
ESEF
• Organização, planejamento e aplicação da bateria de testes;
• Responsabilidade técnica;
• Formação acadêmica dos recursos humanos;
• Organização e planejamento do treinamento;
• Espaço para treinamento;
• Recursos humanos.
SMED
• Espaços para treinamento;
• Passagens para o deslocamento dos escolares para o treino;
• Uniformes para os escolares;
• Viabilização de competições regionais.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta:
Avaliação de 7.000 jovens dos dois sexos;
Prospecção 3% de jovens com padrão motor semelhante a de atletas de rendimento.
Formação de 30 avaliadores Vem Ser Pelotas
Formação de 100 professores em oficinas de hóquei, rugby, handebol e lutas.
Avaliação de 7.000 jovens dos dois sexos;
Prospecção 3% de jovens com padrão motor semelhante a de atletas de rendimento.
Formação de 30 avaliadores Vem Ser Pelotas
Formação de 100 professores em oficinas de hóquei, rugby, handebol e lutas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRI MACIAS SACCO | 4 | ||
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO | 4 | ||
CAMILA BORGES MÜLLER | |||
CAMILA FERNANDES FERRO | |||
CARINA CURTINAZ LOPES | |||
CIANA ALVES GOICOCHEA | |||
DOUGLAS LOBATO MACHADO | |||
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 4 | ||
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO | 4 | ||
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN | 4 | ||
GUSTAVO DIAS FERREIRA | 2 | ||
Igor André Correa Silveira | |||
MARCOS PAULO DE OLIVEIRA DA SILVA | |||
PAMELA SILVA VITÓRIA SALERNO | 4 | ||
RICARDO BARBOSA DA SILVA | |||
ROSE MERI SANTOS DA SILVA | 4 | ||
TAIRÃ GONÇALVES SOARES | |||
VIVIAN HERNANDEZ BOTELHO |